.
.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A responsabilidade dos pais cristãos.

Todos nós temos a responsabilidade, como pais cristãos, de mostrar igual amor por todos os nossos filhos.
Temos na Bíblia, o terrível exemplo de Jacó e seus filhos.
Jacó fazia diferença entre os seus filhos. A sua preferência por José, tratando-o de modo especial e dando-lhe coisas melhores que aos outros, levou a que os seus irmãos sentissem ciúmes, inveja e guardassem ressentimento contra o sei irmão.

Por se sentirem humilhados, os irmãos de José planearam vingar-se dele. Tendo intentado matá-lo, acabaram forjando a sua morte. Venderam-no a mercadores e levaram ao pai a crer que feras o tinham atacado.


Logo após terem vendido o seu irmão José, Judá afastou-se da família e foi para longe dos seus, pretendendo talvez afastar-se da culpa que sentia por causa da mentira que ocultava e não ver o grande sofrimento do seu pai.
"E aconteceu no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,"


Afastado do seu povo, Judá enamorou-se por uma estrangeira e tomou-a por sua mulher. Tiveram então três filhos, Er, Onã e Selá.
Gênesis 38:1
"E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu. E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er. E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã. E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá..."
Gênesis 38:2-5


Er, o  primeiro filho de Judá casou-se com Tamar, mas Deus fez com que morresse devido à sua má conduta, deixando Tamar viúva.
"Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito, e o seu nome era Tamar. Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou."
Génesis 38:6-7


Após a morte de seu esposo, Tamar lutou pelo seu "direito de ter um filho" e sobretudo garantir os direitos de Er, seu esposo, em ter o seu nome preservado através de um descendente. Em tais situações, era dever do cunhado perpetuar a linhagem de seu irmão falecido e a também prover o sustento e as necessidades da viúva.Ela foi então dada como esposa a Onã, o qual também agia mal perante o Senhor e recusou-se a dar filhos a Tamar, não perpectuando a linhagem do irmão. Tal atitude não agradou a Deus, pelo que também o entregou à morte e Tamar continuou sendo uma viúva sem filhos.
"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou."
Gênesis 38:8-10


Judá então prometeu dá-la ao seu filho mais novo, Selah, assim que ele atingisse a maioridade e mandou-a de volta a casa do seu pai. Mas temendo perder também o seu filho mais novo, não cumpriu o prometido.
"Então disse Judá a Tamar sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e ficou na casa de seu pai."
Gênesis 38:11


Apesar de requerer a vida de alguns para que sirvam de exemplo, Deus não se agrada que ninguém morra sem a salvação, por essa razão, tolera muitas vezes a corrupção até mesmo de uma vida inteira, pois deseja oferecer-lhes a oportunidade de se arrependerem de seus maus caminhos. Algumas das piores pessoas na história abandonaram os seus caminhos perversos e tornaram-se grandes construtores do reino de Deus. Um bom exemplo disso mesmo, encontra-se no apóstolo Paulo.
"Deus não tem prazer na morte do ímpio. Deseja que cada um assuma a responsabilidade por seus erros e se volte para ele."
Ezequiel 33:11


Tamar apercebeu-se que Selah já era homem feito e que a promessa não seria cumprida.
Quando soube que Judá estava viúvo, pois sua mulher morrera e iria a Timna tosquiar as suas ovelhas, pôs em marcha um plano arriscado que colocava a sua própria vida e honra em jogo.
"Passando-se pois muitos dias, morreu a filha de Sua, mulher de Judá; e depois de consolado Judá subiu aos tosquiadores das suas ovelhas em Timna, ele e Hira, seu amigo, o adulamita. E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timna, a tosquiar as suas ovelhas."
Gênesis 38:12-13


Assim, Tamar ocultou sua identidade e disfarçou-se de prostituta, usando um véu na cabeça, esperando que Judá passasse por ela.
"Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher."
Gênesis 38:14


Vendo Judá a Tamar, tomou-a por prostituta cultual (dos cultos de fertilidade, onde acreditava-se que a colheita e os rebanhos eram aumentados pelo intercurso ritual com as prostitutas de certas deusas pagãs como Aserá, Asterote e Anate), e não a reconhece, uma vez que era costume da época terem o rosto tapado durante o ato (para criar a ilusão de que era a própria deusa do templo).
"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto. E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora..."
Gênesis 38:15-16


Até que Judá lhe desse o pagamento do acto, um cabrito do seu rebanho, ficou astutamente com o anel de chancela, o cordão e a vara dele como garantia do pagamento.
"E ela disse: Que darás, para que possuas a mim? E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies? Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele."
Gênesis 38:16-18



Quando Judá soube que Tamar estava grávida, ordenou que ela fosse queimada. Porém, ao saber que, por meio das manobras dela para conseguir um herdeiro ele se tornara o pai da criança, Judá exclamou: “Ela é mais justa do que eu”.
"E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada. E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu."
Gênesis 38:24-26


Judá então assume a responsabilidade do seu pecado e Tamar passa a ter direito aos benefícios da sua família, e até mesmo a parte da herança. Embora fosse agora mãe solteira, a vergonha de não ter filhos no antigo médio oriente era bem maior.


Podemos pensar em tudo o que resultou a preferência de Jacó por José, em relação aos seus filhos:

- Ciumes, inveja e ressentimento contra José.
"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."
"Seus irmãos, pois, o invejavam..."
Gênesis 37:3-4/11

- Vingança, procurando matá-lo.
"Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos."
"Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito."
Gênesis 37:20/28

- Afastamento de Deus e da família.
"E aconteceu no mesmo tempo que Judá desceu de entre seus irmãos e entrou na casa de um homem de Adulão, cujo nome era Hira,"
Gênesis 38:1

- Casamento com uma mulher fora do povo de Deus.
"E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu."
Gênesis 38:2

- Educando os filhos fora do caminho do Senhor.
"Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, por isso o SENHOR o matou."
"E o que (Onã) fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou."
Gênesis 38:7/10

- Fugindo ao prometido, ainda que soubesse ser vontade de Deus.
"Então disse Judá a Tamar sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e ficou na casa de seu pai."
Gênesis 38:11

- Cultuando aos ídolos e não temendo a Deus.
"E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta cultual, porque ela tinha coberto o seu rosto. E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te..."
Gênesis 38:15-16

- Sendo duro de coração, não tendo misericórdia.
"Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada."
Gênesis 38:24 


Devemos ensinar os nossos filhos a andar nos caminhos do Senhor, dando-lhes bases para que ainda que sejam tentados pelo mundo, possam sempre segurar-se à nossa rocha eterna, que é Jesus.
Precisamos depender de Deus para tudo em nossas vidas. Apenas o Senhor pode-nos mostrar como educar os nossos filhos. Devemos também ser o bom exemplo que eles precisam ter, para que também eles cresçam na dependência do Senhor.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
"Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios."
Provérbios 22:6/17-18

"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."
Salmos 1:2


Deus vos abençoe.

2 comentários:

Ana Luz disse...

Que Deus nos ajude a educar os nossos filhos de uma forma coerente e correcta. Que Deus te Abençoe neste trabalho que tens feito com tanto apreço e dedicação. A tua querida..,

Unknown disse...

É um dos principais investimentos por parte dos pais em relacção aos seus filhos, a sua EDUCAÇÃO. Mais que um curso superior que os pais possam dar ou tudo o que desejam de melhor para seus filhos, os valores morais, baseados na fé em Jesus Cristo,são do melhor que podem ser transmitidos, através do exemplo de seu pais, e que os filhos possam recebê-los, acatá-los e praticá-los tanto no seu presente como no futuro de suas vidas. Que Deus nos ajude a educar os nossos filhos no bom caminho.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...