.
.

domingo, 30 de maio de 2010

Uma verdadeira atitude de louvor.

Como cristão, acredito que Deus tem um propósito em tudo o que permite que aconteça, inclusivamente a nível das igrejas evangélicas. Pode-se dizer que hoje em dia há uma igreja diferente para todo o tipo de pessoas, se não em Portugal (ainda), no mundo já é uma realidade.

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente..."
"Mas outros, por amor, ..."
"Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo,"
Filipenses 1:15-19


Todos temos conhecimento da existência de alguns movimentos mais recentes no meio evangélico, que sendo muito liberais, defendem uma vivência cristã mais descomprometida dos padrões bíblicos e o protagonismo dos crentes no mundo secular, dentro do meio artístico, do espectáculo, político e afins.
Vejamos o exemplo do C.C.C. (centro cristão da cidade) e de Catarina Boto, concorrente aos "ídolos".

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Mateus 6:24

"...buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça..."
Mateus 6:33


Não nos podemos esquecer dos artistas mediáticos americanos, que começaram na igreja (Baptista maioritariamente) e que usaram os conhecimentos musicais, de canto e de presença em palco como trampolim para uma carreira "de sucesso", no mundo.
Withney Houston (começou num grupo infantil na igreja, com 11 anos), Britney Spears (até aos 8 anos cantava no coral da igreja e participava no grupo de dança), Avril Lavigne (desde os 2 anos de idade que cantava no coral da igreja), Kurt Cobain (frequentava regularmente a igreja com um amigo até à adolescência), LeToya Luckett (que cantou com Beyoncé, cresceu cantando na Igreja Batista Brentwood local, onde tinha aulas de canto), Enya (é filha de uma cristã organista e vocalista na igreja).
Fonte: Wikipédia

Sabemos onde os levou, à maior parte dos referidos acima, a escolha de cantar para o mundo, em vez de servir a Deus:

- Suicídio (Kurt Cobain),
- Dependências por drogas e alcóol (Withney Houston)
- Imoralidade e loucura (Britney Spears)...


Seja como for, levar uma vida dupla, entre Deus e o mundo, conduz sempre ao afastamento de Deus, ao envolvimento na imoralidade e depravação do mundo e a um fim trágico.

"Os rectos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos."
Provérbios 16:17-19

"A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Tiago 1:27

Temos demasiados exemplos que lembram-nos que o nosso futuro com Deus é maravilhoso, mas sem Ele é catastrófico e nada neste mundo pode compensar ou substituir aquilo que Deus é e faz por nós.

Entristece-me quando substitui-se tempos de louvor a Deus, por cânticos modernos de celebração, onde o que mais conta é o ritmo e a música alegre, do que propriamente a mensagem do evangelho e a adoração ao Senhor.
Que não participemos de shows musicais, onde reina o barulho de instrumentos e vozes, a euforia do ritmo e o "salta e pula", mas possamos manter viva e constante a nossa atitude de louvor para com Deus.

"Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós."
1Tessalonicensses 1:5


Oremos pela nossa igreja, pelos líderes de louvor e todos os que estão na liderança, para que sejam sempre usados por Deus, para que as suas vidas estejam em constante comunhão com Ele, sejam regadas pela Sua unção e sejam dirigidos pelo Seu Santo Espírito no decorrer do culto. E que diferença faz, quando Deus é o que mais importa no tempo de louvor, e todos desejam honrá-l'O e glorificá-l'O de coração...

"...une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre."
Salmos 86:11-12

"Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas."
Salmos 9:1

"Louvar-te-ei com rectidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos."
Salmos 119:7


Embora não anunciado no blog, o evento "mais que música" reuniu vários grupos de cantores evangélicos, assim como o Pastor pregador Brian Houston (dos Hillsong Austrália) e tornou-se realmente num evento memorável.

 Apesar de não ter estado presente, tive conhecimento de algo marcante e muito importante que por lá aconteceu...
O Pr. Brian Houston, ao ver a banda do C.C.C., que mais parecia um grupo que ía actuar para os fãs, pela apresentação, vestuário e faixas que levavam, subiu ao palco para dizer algumas palavras...
Por outras palavras, pediu que descessem, se recompusessem e subissem novamente numa atitude de louvor e adoração a Deus, não de espectáculo e auto-promoção, mas para realmente glorificar ao Senhor.
O curso do concerto mudou então completamente o seu rumo. O que se fazia esperar como sendo mais uma actuação de um grupo, passou a louvor ao Senhor e levou à envolvência de toda a sala.


Graças a Deus por ter usado este pastor e ter levado a que o Seu nome fosse honrado e respeitado, exaltado e proclamado, mesmo numa igreja tão "liberal".
Deus é espectacular, no verdadeiro sentido da palavra!
Nada acontece por acaso.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."
Romanos 8:28


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Unknown disse...

O importante do louvor não é só a forma como sai da nossa boca, mas principalmente como flui do nosso coração, em agradecimento a Deus por tudo o que Ele é.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...