.
.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Não nos preocupemos com o amanhã.

Estava lendo acerca do estado económico e social de todo o mundo e tomei consciência da gravidade da situação.
Nós, por vezes, lamentamo-nos das nossas dificuldades, de como está ficando cada vez mais difícil mantermos uma casa e todas as despesas inerentes, um ou mais carros, filhos e as respectivas despesas também... mas não pensamos naqueles que nada possuem, nem nada têm para comer!
Por vezes somos confrontados com o assunto, num noticiário ou por alguma campanha de solidariedade. Mas a verdade é que quando nos sentamos à mesa para comer e damos graças a Deus pelos alimentos, não nos lembramos dos que estão sofrendo naquela mesma hora, devido à falta de comida.

"Quando entre ti houver algum pobre, de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na terra que o SENHOR teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre;"
Deuternómio 15:7


Olhando para o nosso país, podemos constatar que cerca de quatro milhões de portugueses já estariam em situação de pobreza, não fossem os subsídios do Estado. Temos uma nova "classe" de pobres, com emprego, mas cujo salário não chega a fazer face às necessidades do agregado familiar. Os idosos e as famílias numerosas com três ou mais filhos são os que, actualmente, mais sofrem.

Mas quando olhamos para certos outros países, nem é possível comparar. O número de pessoas que vivem com menos de 1 euro por dia nos 49 países mais pobres do mundo, principalmente em África, mais do que duplicou nos últimos 30 anos, chegando a 307 milhões, o que equivale a 65% da população. Prevê-se que cheguem a uns assustadores 420 milhões em 2015.


A "globalização", diminuiu as barreiras internacionais para o comércio e o investimento, mas em vez de ajudar esses países, está a agravar ainda mais a pobreza internacional.
Várias são as razões para que isso aconteça:

- Dívida externa (a dívida contraída aos bancos particulares e Institutos internacionais na busca de progresso está a impossibilitar os países menos avançados de importarem alimentos que precisam, pois para poderem pagar os juros galopantes da sua dívida externa, entregam mais de 40% do que produzem)

"Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens."
Provérbios 30:14

- Conflitos armados (causa perdas de vidas e materiais incalculáveis, também o dinheiro necessário para alimentos, água, educação, saúde e habitação é gasto em armamento, e é tal que em menos de um mês gasta-se o equivalente ao que se gastaria para assegurar o bem estar geral da população durante um ano inteiro)

"E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim."
Marcos 13:7

- As monoculturas (devido à má governação, dependem apenas de um tipo de cultura, como o café por exemplo, e quando o valor desse produto desce, ou a produção sofre uma quebra, não têm outras fontes de exportação)

"E dar-lhes-ei meninos por príncipes, e crianças governarão sobre eles. E o povo será oprimido; um será contra o outro, e cada um contra o seu próximo..."
Isaías 3:4-5


- Diferentes condições de troca entre os vários países (são dependentes de certos produtos essenciais e de tecnologia que o país não produz e que compra ao exterior por valores muito altos)

"Que tendes vós, que esmagais o meu povo e moeis as faces dos pobres? Diz o Senhor DEUS dos Exércitos."
Isaías 3:15

- As multinacionais (deslocam a produção para onde os custos de trabalho, energia e matéria-prima são mais baixos e os direitos dos trabalhadores, quase inexistentes, controlam 40% do comércio mundial geral e até 90% do comércio mundial dos bens de primeira necessidade, não querendo alimentar os famintos, mas sim vender usando a fome no mundo como desculpa, mostrando-se como salvadores, dizendo querer ajudar as pessoas, acabar com a fome, produzir alimentos mais saudáveis, remédios e plantas mais resistentes, mas tendo como verdadeiro objectivo a obtenção de lucros à custa do ambiente, da nossa própria saúde e da dependência do agricultor, que precisa comprar sempre sementes novas a cada sementeira, porque as plantas transgénicas não produzem sementes férteis, pagando um preço bem alto e ainda tendo que usar os produtos químicos produzidos pela mesma empresa)

"...haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade..."
2Timóteo 3:1-5



Por vezes subverte-se a realidade dos factos em nome de uma ideologia política, ou de mercado, como o capitalismo. Mas eis o que nos dizem as estatísticas:
 

- Cerca de 100 milhões de pessoas não têm um tecto para viver.

- Há cerca de 815 milhões de pessoas subnutridas em todo o mundo.

- Uma pessoa em cada sete padece fome (cerca de 850 milhões).

- Em cada 3,6 segundos morre alguém de fome.

- Em cada 5 segundos, morre uma criança devido à fome, ou a problemas de saúde resultantes (cerca de 18.000 crianças morrem todos os dias, devido à fome e à má nutrição).



É horrível pensar que tudo isto poderia ser evitado, se apenas o homem não vivesse para o dinheiro, para o lucro, em detrimento do respeito pela dignidade humana e vida de milhões.
Nós também precisamos mudar. Vamos viver mais para Deus e em função dos outros, que para nós próprios. Não vamos permitir que o espírito do anticristo que já se encontra entre nós, nos corrompa também!
Busquemos a intimidade com Deus. Roguemos ao Senhor para que nos encha do Seu amor.
Quando o amor de Deus está em nós, o nosso coração sofre pelos que padecem necessidades, atravessam problemas ou ainda estão longe de Deus.
Deixemos de viver para os deleites desta vida e desejemos ser usados por Deus, para que façamos alguma diferença no mundo e alcancemos, enquanto ainda é tempo, muitas almas para Jesus.

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."
1 Timóteo 6:10
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei."
Hebreus 13:5
"E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel."
Isaías 29:18




Toda a terra está sendo preparada para a chegada do homem iníquo, que encontrará um tremendo caos social, económico e espiritual. Então, atravez do engano, dará a ilusão de conseguir fazer ordem do caos (a grande máxima da maçonaria) e manterá a sensação de paz e segurança, atravez de atentados e da destruição dos supostos inimigos.
Nós, a quem Deus já revelou aquilo que está reservado para o mundo ímpio, depois da nossa subida aos céus, tendo o conhecimento do que está por detrás da aparência, devemos afastarmo-nos de tudo o que sabemos que é mau, de tudo o que está sendo feito para dominar as mentes do homem e de tudo o que é feito para honrar o inimigo. Não vivamos obcecados pelo poder das trevas, nem suas obras de maldade.
Vivamos para louvar, adorar, servir e glorificar ao Senhor, nosso Deus, bendito e poderoso Salvador. Precisamos animarmo-nos uns aos outros, falando das bençãos que Deus nos tem trazido, citando versículos da Palavra de Deus, cantando hinos inspirados, dando testemunho das misericórdias sem fim do Senhor.
Lembremo-nos que nada merecemos. Somos fracos, maus e indignos, mas pelo sacrificio de Jesus fomos resgatados das garras da morte, do poder do pecado, fomos lavados no sangue do Cordeiro e agora temos a vida eterna com Deus na Glória e disfrutamos de uma maravilhosa comunhão com Ele.
Graças te dou, Senhor!

"...noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz."
"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe. Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta. Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus."
Efésios 5:8/11-21


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...