.
.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A criação de Deus, perfeita e dinâmica.

Quando pensamos em Deus, a grande qualidade divina que nos vem logo à mente é CRIADOR.
Deus é o supremo criador de tudo quanto existe, daquilo que conhecemos e do que ainda nem foi descuberto pelo homem. De tudo quanto está ao nosso redor e de tudo quanto existe para além dos nossos sentidos.

É exclusiva a qualidade de Deus de, a partir do nada, tudo poder criar conforme a Sua Palavra.


Quando experimentarmos uma difícil provação, ficarmos como que "perante a face do abismo" e por momentos pensarmos que não há solução, nem nada a esperar, clamemos a Deus por misericórdia. Não nos esqueçamos que Deus pode tudo criar, mesmo a partir do nada que nós possamos ter.

"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima."
"Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso."
Tiago 5:7-8/11

Deus fez-nos conforme a Sua imagem e semelhança. Como tal, fomos abençoados com o poder de criar, a partir do que dispomos na natureza, transformando algo já existente em algo diferente, pelo engenho que Deus nos deu.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine... sobre toda a terra..."
"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou..."
Génesis 1:26-28


Quando começamos lendo a Bíblia, os dois primeiros versos parecem estar distanciados por um vazio.
E nós pensamos, se Deus é a Perfeição absoluta, poderia Ele criar algo imperfeito?

"No princípio criou Deus os céus e a terra."
"E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."
Génesis 1:1-2

Segundo essa ordem de raciocínio, alguns interpretam a causa da terra estar disforme, devido à queda de satanás. Este, em fúria, lançando todo o seu ódio sobre a criação de Deus, teria-a destruído.
Mas se pensarmos que tudo o que Deus faz, para além de ser totalmente perfeito, também tem uma dinâmica própria (vida), conseguimos entender esses dois primeiros versículos.
 
Pensemos num bebé... Quando gerado é um embrião, totalmente disforme e não tem ainda nada da complexidade de um ser humano. Até ao seu nascimento, terá de assumir a forma com que sairá do ventre da mãe.
 
"Pois possuíste os meus rins, cobriste-me no ventre de minha mãe."
"Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Salmos 139:13-16
 
"As tuas mãos me fizeram e me formaram completamente;..."
Peço-te que te lembres de que como barro me formaste..."
Jó 10:8-9
 

Quando Deus criou o homem, primeiro formou-o do pó da terra, com Suas mãos, permanecendo vazio, porque nele não havia vida. Foi depois quando lhe soprou o fôlego da vida, que o homem foi totalmente criado e tornou-se uma alma vivente.
 
"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."
Gênesis 2:7

 
Este é o modo de agir de Deus. Ele faz tudo na perfeição, passo a passo, gostando de disfrutar do prazer do acto de criar, comtemplando a Sua obra.

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz;"
"E disse Deus: Produza a terra...; e assim foi."
"...e viu Deus que era bom."
Gênesis 1:3-4


Mesmo na nossa vida, Deus não tem por hábito dar-nos, de uma só vez, tudo o que lhe pedimos, ou todas as bençãos, de imediato. Prefere dar-nos aos poucos, testando a nossa fidelidade, o desejo do nosso coração, a nossa confiança, dependência e entrega em Suas mãos.
Deus detém todo o poder em Suas mãos e é soberano para dicidir.

"Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome."
Amós 4:13


Nem sempre compreendemos a simplicidade da Palavra e tentamos explicá-la com "factos" científicos, que não passam de teorias baseadas em experiências tendenciosas, de laboratório e suposições de homens ateus, que em vez de aceitarem Deus como seu criador, preferem arranjar qualquer desculpa que o desminta.

"Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios;"
"Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz."
Daniel 2:28/22


Sigamos em direcção ao céu, não perdendo tempo em discussões que de nada aproveitam, mas lendo e meditando na Palavra de Deus, que nos guia, adverte, exorta, tranquiliza, desperta e aproxima do nosso Deus, que deve ser o Rei e Senhor das nossas vidas.
Não questionemos aquilo que devemos crer pela fé. Quando um dia formos transformados em corpos gloriosos e estivermos no céu, com Jesus, entenderemos finalmente toda a imensidão e profundidade da criação de Deus e do Seu misericordioso plano da Salvação do homem.

"Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus."
Salmos 90:2

"O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam."
"Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho."
Salmos 18:30/32


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...