.
.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A necessidade e o preço da unção de Deus

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." 
Hebreus 4:12 


A Palavra de Deus - A Bíblia, é a própria Palavra que saiu da boca de Deus. É Deus falando ao nosso coração, para nos salvar, ensinar, moldar e corrigir.

Ela é a semente da Salvação que Deus lança ao coração do homem.
Mas é a presença constante de Deus que faz com que a semente - a Palavra de Deus - possa germinar no nosso coração!

A "água"  d'O Espírito Santo, trabalha e prepara a terra do nosso coração para receber a semente - a Palavra de Deus. De forma a que possamos tornar-nos boa terra, cresçamos fortes e possamos dar muito fruto.




Jesus pagou o preço do nosso pecado. O preço que nos era impossível pagar, foi pago por Jesus ao próprio Pai, para que a Justiça de Deus fosse executada e nós fossemos poupados.
Jesus preferiu beber do cálice da ira de Deus para que nós pudéssemos alcançar Salvação!
Devemos querer verdadeiramente ser usados nas mãos de Deus, mas iremos beber de um certo cálice também...

Tiago e João, foram chamados por Jesus de "filhos do trovão", por seus temperamentos fortes. Esse tipo de temperamento impulsiona à ação, sendo-se ousado, determinado e decidido, mas também, pode levar a que não se pondere os actos, antes de agir.

Eles queriam seguir a Jesus, de todo o seu coração, mas tinham como principal interesse serem grandes no reino de Jesus, figuras de destaque, pensando ainda no que é material e físico, pois não tinham ainda entendido o verdadeiro significado da chegada do reino de Deus.

"Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado." 
Mateus 20:20 

"Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
I
mporta, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!" 

Lucas 12:49-50 



Em obediência ao Pai e por amor a nós, Jesus deixou tudo, o que era d'Ele por direito, e padeceu em nosso lugar...

"Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos." 
Marcos 10:45 


Os anjos e os serafins curvam-se diante d'Ele lá no Céu. - Aqui, cuspiram no Seu rosto.
A Sua Majestade e Glória Celestial é sem fim. - Aqui, não tinha onde reclinar a Sua cabeça.
É adorado continuamente com louvores no Céu. - Aqui foi rejeitado, humilhado e traído.
Criou a vida, o homem e todo o ser vivente. - Aqui entregou a Sua vida, morrendo numa cruz.


Jesus preferiu tomar o cálice da ira do Pai e deixar o Caminho para a Salvação da humanidade, que é Ele mesmo - O Caminho, a Verdade e a Vida!


O Cálice de Jesus continha muito sofrimento: 


- Traição - Jesus foi traído por um dos Seus discípulos, por um amigo, por um irmão.
A fidelidade de muitos dos nossos amigos acaba quando pagamos o preço da intercessão, e atravessamos uma crise ou enfrentamos perseguição.

"E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é? Jesus respondeu: É aquele a quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes, filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa." 
João 13:25-27

- Agonia e angústia - Jesus sofreu dor atroz no Getsêmani, mas no Monte das Oliveiras, orando como era costume, ele sofreu grandemente, transpirando grossas gotas de sangue.
Após o Pentecostes, a igreja primitiva atravessou muitas dores, privações e prisões. Quando se dá um avivamento, o mundo reage levantado pelo diabo e persegue, em ódio, o povo de Deus.

"E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." 
Lucas 22:44 

- Sofrimento físico - Jesus padeceu grande dor física sendo flagelado, chicoteado e crucificado de mãos e pés numa cruz.
Quando desejamos servir Deus de todo o nosso coração, gastamo-nos em oração, intercessão, e em serviço a Ele. O verdadeiro cristãos leva a sua cruz e gasta o nosso próprio corpo por amor a Deus.
Conta-se que o apóstolo Tiago desenvolveu "joelhos de camelo" por passar tantas horas de joelhos a orar.

"Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si." 
Isaías 53:10-11

- Sofrimento mental - Jesus sofreu a incompreensão da parte da sua família.
Os nossos familiares e amigos que não são salvos não entendem o nosso amor e dedicação a Deus. Quando decidimos verdadeiramente seguir e servir ao nosso Senhor e Salvador, eles são, muitas vezes, inconscientemente usados pelo inimigo para nos abater e tentar fazer desistir.

"Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares."
Mateus 10:35-36

"E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;"

Mateus 12:47-49

- Sofrimento espiritual - Jesus sofreu a dor da separação do Pai, quando carregou todo o pecado sobre Si mesmo, na cruz do Calvário.
Jesus suportou a morte espiritual, para que todos quanto crerem e forem batizados não a tenham de enfrentar. Ele venceu a morte por todos nós!
Nós agora sofremos pelos que nos rodeiam e estão adormecidos, afastados ou perdidos sem Deus, de forma a que os levemos até Jesus.

"Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." 
I Timóteo 2:1-4




Um machado com a lâmina romba, pouco afiada, dificilmente cortará a lenha, mas se a lâmina fôr bem afiada, cortará sem grande esforço a madeira.

O poder da carne, que é o nosso esforço físico, e a força do intelecto, que é o conhecimento que temos acerca de Deus, não podem realizar aquilo que apenas Ele pode fazer.
Tentar cortar a lenha que endurece o coração do homem, apenas com o cabo do machado - o conhecimento da Palavra, ainda que com muito esforço e diligência, dificilmente trará quaisquer bons resultados. Não cortará a lenha do coração endurecido, mas apenas a magoará, criando mossa e ressentimento...

A lâmina do machado, é como a presença do Espírito Santo de Deus, que em nós, em conjunto com a pregação da Palavra de Deus pela nossa vida, irá cortar a lenha que endurece o coração dos perdidos


- Por mais diligentes que sejamos, por mais que nos esforcemos, se Deus não permitir que o nosso esforço dê resultado, em vão trabalhamos - mesmo que a nossa intenção seja a melhor.

- Por muito conhecimento da Palavra de Deus que possamos ter, e muitos têm grande conhecimento e são ateus ou "crentes mortos", se não conhecermos O Deus da Palavra, de nada nos servirá o conhecimento - senão para o juízo, para nossa própria condenação quando morrermos.

Por exemplo - Saulo, tendo muito conhecimento, esforçando-se tremendamente, com a melhor intenção em servir a Deus, era um terrível servo do inimigo, perseguindo, prendendo e consentindo na tortura e morte dos santos do Senhor, como Estevão.

Jesus revelou-se a Saulo numa das suas viagens, fazendo-o cair do cavalo da sua arrogância e pose do conhecimento, humilhando-o ao ponto de não poder ver, nem comer por três dias inteiros, até que fosse batizado e transformado pelo poder do Espírito de Deus! Foi então que os seus olhos se abriram...

"E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo." 
Atos 9:17 



Precisamos do poder do Espírito Santo para realizar aquilo que apenas Deus pode fazer.


A unção que Deus derrama sobre os Seus servos, é como a lâmina afiada do machado do conhecimento da Palavra de Deus. A Palavra de Deus é lançada sobre os que a ouvem, mas se não houver unção sobre quem prega, em vão tentamos cortar a "lenha" que está no coração do homem.


Quando Elias, o profeta, orou a Deus, o fogo caiu! 
Quando Elias orou a Deus, o  exército destruiu! 
Quando Elias orou a Deus , a chuva caiu! 


Quando Elias orava Deus manifestava-se de uma forma tremenda... Seria Elias um homem diferente de nós?

"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." 
Tiago 5:17-18 

"Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta. E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta." 
2Reis 1:10-12 

"Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego." 
1 Reis 18:37-38 


Devemos pedir para que todos os servos do Senhor , todos os que estão em qualquer posição de liderança do povo de Deus, estejam debaixo da Sua unção. Mas todos nós também precisamos dessa mesma unção, na medida que Deus nos der, para que o Espírito Santo aja através da nossa vida, gestos, escolhas e palavras, para tocar os que nos rodeiam e sejam salvos!


Mas há um custo a pagar:


- Busca  - Vida intensa de oração, buscando a face do Senhor.
Esdras propôs em seu coração buscar ao Senhor!

"Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos." 
Esdras 7:10

"Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava se acendeu um fogo; então falei com a minha língua:" 
Salmos 39:3

- Cuidado - Coração que se preocupa com os que estão ao seu redor
Neemias sentiu angústia e aflição ao saber dos muros caídos.

"E
disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus." 

Neemias 1:3-4 

- Dedicação - Total entrega a Deus, todo o tempo, sem cessar.
Devemos buscar de todo o nosso coração ao nosso Deus, sempre.

"Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente." 
Salmos 105:4

- Rendição - Obedecer incondicionalmente ao mandar de Deus.
Os discípulos preferiam obedecer a Deus , mais do que aos homens.

"Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações." 
1 Tessalonicenses 2:4 

"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." 
Atos 5:29 

- Perseverança - Insistir, clamando sempre pela acção de Deus.
Jacob insistiu com o anjo, lutando com ele até que o abençoasse.

"E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares." 
Génesis 32:26 

- Resistência - Refugiar a nossa mente na Palavra de Deus.
Jesus mostrou-nos que devemos sujeitar-nos a Deus, refugiando-nos na Sua Palavra.

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." 
Tiago 4:7 

"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. E, voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então nem uma hora pudeste velar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade." 
Mateus 26:39-42

- Necessidade - Sentir O Espírito Santo de Deus sobre nós.
Precisamos de viver continuamente na Sua presença, tendo O Espírito Santo conosco sempre.

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." 

Gálatas 5:24-25 

- Consciência - Entender que a vinda de Jesus está eminente.
Vivendo como se cada dia fosse o nosso último aqui.

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." 
Lucas 21:34-36 

- Abnegação - Privação dos prazeres da carne e do mundo.
Daniel decidiu não se contaminar com as comidas do rei -

"E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar." 
Daniel 1:8 



Consequências da unção necessária à Igreja:


- Aprazíveis e desejáveis:


. Deus fala através de nós - tornamo-nos "boca" de Deus

. Somos canais do mover do Espírito Santo - o Espírito move-se quando pregamos, falamos.

. Recebemos revelação sobre eventos futuros - Deus revela-nos aquilo que fará na igreja.

. Discernimos os espíritos - O Espírito santo faz-nos sentir quando em presença do mal.

. Sentimos amor pelos perdidos - Deus enche o nosso coração de compaixão e perdão.

. Ganhamos ousadia para despertar a igreja - temos coragem para falar toda a Verdade.



-  Duras e difíceis de suportar:


. Sofremos rejeição da parte dos religiosos - os que estão dormindo e não nos aceitam.

. Sentimos a resistência do inimigo - o inimigo usa os seus para levantarem-se contra nós.

. Sofremos constantemente os ataques do mal - muitas flechas inflamadas vêm sobre nós.

. Suportamos em amor os nossos inimigos - apesar de Deus nos revelar, amamos todos.

. Sentimos angústia pela igreja morna e desviados - clamamos e choramos por misericórdia.

. Sofremos desprezo e desdém - somos julgados erradamente e rejeitados por muitos.



Precisamos tomar a nossa cruz, como Jesus tomou, e segui-l'O, virando as costas ao mundo.

"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." 
Mateus 10:38 

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." 
Mateus 16:24-25 


Não esqueçamos que se quisermos receber a honra dos homens, não a receberemos de Deus. 

"Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?" 
João 5:44 


Se queremos ser úteis no reino de Deus, Deus nos manterá humildes aqui

"E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação." 
Lucas 16:15 


Toda a honra e glória seja dada ao nome do Senhor!!

"Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." 
Romanos 14:8 


Vamos buscar incessantemente o avivamento de Deus sobre nós, para que a igreja dos nossos dias volte a ser cheio do fogo do poder do Espírito Santo como nos dias de Pentecostes! Para que sejamos tocados, quebrantados, transformados e feitos verdadeiramente úteis no reino de Deus! Para que todos possamos ser usados nas mãos do nosso Senhor e Salvador, da forma que Ele assim desejar!

E então, as nações serão salvas e a igreja crescerá, para a Honra e Glória do nosso bendito e Santo Senhor Jesus!





Deus vos abençoe.

2 comentários:

Unknown disse...

Glória a Deus que explicação edificante vamos levantar um exército

Unknown disse...

Nos últimos dias eu tenho percebido uma igreja totalmente fria sem poder , o Deus dos céus quer levantar os sedentos , aqueles que não aceitam cultos frios sem poder de Deus

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...