.
.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Buscando a direção de Deus, antes de agir.

Quando tudo parece estar bem, esquecemo-nos facilmente de pedir a direção de Deus.
Quando tomamos decisões por impulso, decidimos por nós próprios e não consultamos Deus. Surge então uma oportunidade para que o inimigo nos dificulte a vida.
Um crente que ora, tem uma relação íntima com Deus, afasta-se da tentação do mal, não procura prazeres mundanos, depende da vontade de Deus para tudo em sua vida, confia e espera no Senhor.

Atentemos para o que a Palavra de Deus nos ensina.
Davi finalmente subira ao trono e viu-se confrontado com a invasão do território pelos filisteus.
Davi podia pensar que era uma afronta pessoal, um teste às suas capacidades de governante e agir de imediato. Mas em vez disso, Davi foi ao Senhor, pediu direção e sabedoria para lidar com a situação.
Davi fez o que era certo, orou antes de agir.
"E entendeu Davi que o SENHOR o tinha confirmado rei sobre Israel; porque o seu reino tinha sido muito exaltado por amor do seu povo Israel."
"Ouvindo, pois, os filisteus que Davi havia sido ungido rei sobre todo o Israel, todos os filisteus subiram em busca de Davi; o que ouvindo Davi, logo saiu contra eles."
"Então consultou Davi a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus, e nas minhas mãos os entregarás? E o SENHOR lhe disse: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos. E, subindo a Baal-Perazim, Davi ali os feriu; e disse Davi: Por minha mão Deus derrotou a meus inimigos, como se rompem as águas..."
1Crónicas 14:2/8/10-11

O Senhor concedeu a vitória a Davi e deixou bem claro, perante todos, que apenas Ele é Deus.
Era costume da época, os povos levarem os seus ídolos à frente da batalha, para que os livrassem e dessem vitória. Deus fez Davi vencer os filisteus e trazer vergonha sobre os seus deuses.
"E deixaram ali seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem a fogo;"
1Crónicas 14:12

Mas quando tudo parecia voltar ao normal, novamente e de repente, os filisteus voltam a atacar o território, testando novamente as qualidades de líder de Davi.
Uma vez mais, Davi não esquece de depender de Deus e vai novamente pedir direção ao Senhor.
Deus é exaltado com a fidelidade de Davi e mais uma vez, dá-lhe vitória sobre o inimigo.
"Porém os filisteus tornaram, e se estenderam pelo vale. E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás, e vem a eles por defronte das amoreiras; E há de ser que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, então sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti, para ferir o exército dos filisteus. E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeom até Gezer. Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o SENHOR pôs o temor dele sobre todas aquelas nações."
1Crónicas 14:13-17

Aprendamos com Davi o valor da oração.
- Orar antes de agir, mesmo que o ataque do inimigo seja súbito e estejamos tentados a agir de imediato.
- Ouvir e atender ao que Deus nos diz, dar-nos-á a vitória.
- Nem sempre uma batalha ganha significa que a guerra terminou, por vezes teremos de voltar a lutar.
- Apenas orando receberemos direção da parte de Deus, que pode ser bem diferente daquilo que faríamos por nós próprios.
- Nem sempre nos apercebemos do mal que evitamos, ao fazermos a vontade de Deus. Mas quando não a buscamos ou não a fazemos, vemos bem as coisas más nos acontecem.
- Por muitas vezes sermos teimosos e casmurros, somos os grandes responsáveis pela maior parte dos problemas que vêm à nossa vida. Deus gosta quando finalmente reconhecemos que precisamos d'Ele e pedimos direção e ajuda, declarando que nada podemos fazer por nós próprios.

Achei muito interessante o seguinte pensamento, porque é bem verdade:
"Se pudessemos dar um pontapé à pessoa responsável por cada problema que nos criou, ficariamos seis meses sem nos sentar."
É interessante, não é? Faz-nos pensar em como Deus é tão paciente e por Sua misericórdia nos ama tanto...

Procuremos então, quando nos virmos confrontados com situações repentinas em que nos dê vontade de prontamente responder, orar ao Senhor e depositar tudo a Seus pés. Ele saberá como guiar-nos para sermos vencedores.
"...Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;"
"...Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."
Atos 4:19/5:29
"Serviremos ao SENHOR nosso Deus, e obedeceremos à sua voz."
Josué 24:24


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Carlos Roberto Furlani Portes disse...

Importar Obedecer á Deus que os Homens.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...