.
.

sábado, 29 de maio de 2010

Deus retribui segundo as nossas obras.

Nos dias de Noé, os filhos de Deus afastaram-se d'Ele progressivamente.
Devido a envolverem-se com as coisas pecaminosas do mundo, depois de amornecidos, passaram a frios, casando-se com as formosas "filhas dos homens" que viviam longe de Deus.
Esses casamentos com "jugos desiguais" deram origem a que todos se esquecessem de Deus e começassem servindo e adorando os deuses pagãos desses povos.
Tristemente, Deus assistiu à perda de todos os Seus filhos e à formação de uma geração totalmente corrompida, rebelde e má, tanto em actos como em pensamentos, pecando constantemente contra Ele.

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente."
"A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra."
Gênesis 6:5/11-12


Pela dor que sentia ao ver a Sua obra prima, a coroa da Sua criação, completamente perdida na imoralidade e perdida no pecado, Deus arrependeu-se de ter criado o homem e planeou destruir todos os homens da face da terra, e com ele todos os animais e aves do céu.

"Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito."
"...O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra."
Gênesis 6:6-7/13


Mas, no meio de uma geração terrível, houve alguém que ainda não se tinha esquecido de Deus.
Noé era um homem em que ainda ardia o desejo de servir e adorar a Deus, tentando cumprir a Sua vontade e buscando-O a cada dia.

"Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR."
"Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus."
Gênesis 6:8-9


Deus então fala com o Seu filho Noé e compromete-se em salvá-lo a si e à sua família, da destruição eminente que trairia sobre o mundo.

"Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo."
Gênesis 6:17-18


Como bom filho que era fez tudo quanto Deus lhe ordenou, suportando as dificuldades que a tarefa acarretava e todos os maus-tratos e humilhações que o povo da sua terra lhe fazia passar.

"Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez."
Gênesis 6:22



Deus não se esqueceu de Noé. Salvou-o do grande dilúvio, manteve-o seguro sobre as águas e fê-lo descer em segurança sobre o monte Ararate, quando as águas baixaram.
Noé não era um filho mimado e exigente. Ele sabia agradecer e ser humilde perante o grande Deus que o salvara de uma condenação terrível e isso tocou o coração do Senhor.


"E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."
Gênesis 8:20-22


Deus mostra o Seu amor para com Noé e sua família, abençoando-a e fazendo-a dominar toda a terra. Também fez um pacto com Noé, comprometendo-se a não mais tornar a destruir o mundo com águas.

"E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues."
"E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. "
Gênesis 9:1-2

"E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra..."
"Então me lembrarei da minha aliança..."
"E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra."
Gênesis 9:12-16



Nos nossos dias, somos nós que continuando fiéis ao Senhor somos os "Noés", no meio de uma geração que se esqueceu de Deus e que ruma direita à condenação eterna.
Deus colocou a Salvação à disposição de toda a alma vivente, assim como com a arca, nos dias de Noé, mas o homem continua recusando e prefere continuar vivendo em seus pecados e delitos...
Segundo a obra de cada um, assim retribuirá Deus a cada qual.

 "A ti também, Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra." 
Salmos 62:12

"Porque, segundo a obra do homem, ele lhe paga; e faz a cada um segundo o seu caminho."
Jó 34:11

"Dá-lhes segundo as suas obras e segundo a malícia dos seus esforços; dá-lhes conforme a obra das suas mãos; torna-lhes a sua recompensa."
Salmos 28:4


Que possamos achar graça aos olhos do Senhor, assim como Noé. Precisamos andar com Deus, buscando-O a cada dia, louvando e tentando fazer a Sua vontade a todo o tempo, para que quando Deus vier buscar a Sua noiva, a eleita, sejamos achados dignos de subir com Ele, para as bodas do Cordeiro.

"O SENHOR retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do SENHOR Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar."
Rute 2:12

"Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba."
Salmos 31:23

"Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens."
1Reis 8:39


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Unknown disse...

Assim como o Senhor não se esqueceu de Noé, apesar de zombado, criticado, chamado de doido, assim também não se esquece de nós que somos seus filhos e as sua promessas são fiéis. Logo, como Deus salvou Noé e a sua familia do dilúvio, Ele também nos salva, de todas as tempestades, dilúvios etc., que possam vir à nossa vida.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...