.
.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Agradecendo a Deus pelos nossos pais.

A importância que a família tem para Deus é muito grande.
A família é o modelo da união entre o amor e a dedicação entre o casal e as suas heranças do Senhor, os seus filhos. É também comparada à união da igreja com Jesus (o esposo).

Todos temos pais. Foram eles que nos receberam neste mundo, que nos criaram, deram sustento e protecção até que chegamos a adultos e constituímos uma família, nós também. Por tudo isto, devemos admiração, respeito, obediência e amor aos nossos pais.

"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais."
Provérbios 17:6


 Somos agradecidos pelo amor e formação que nos deram. Os valores que nos transmitiram, o modo de encarar as dificuldades, os bons exemplos que foram.

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra."
"Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre."
Efésios 6:1-3/7-8


Quando temos pais crentes em Jesus e crescemos num lar abençoado por Deus, temos a imensa felicidade de vivermos protegidos dos muitos males deste mundo. Beneficiamos de pais carinhosos que, para além de ensinarem-nos os bons caminhos, também oram e intercedem por nós, em todas as situações.


"Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, Porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço."
Provérbios 1:8-9


Mesmo depois de sairmos da casa dos nossos pais, quantos deles não continuam ajudando-nos, incentivando-nos com palavras de ânimo e esperança, e até contribuindo financeiramente nas alturas mais difíceis da nossa vida.
 Os pais têm um coração dilatado de amor pelos filhos. Vê-se esse grande amor nos pais que não tendo muito para viver, preferem ter carência de várias coisas, para conseguirem ajudar os seus filhos.
Jesus, apesar de ser Deus sempre honrou o Seu Pai no céu e os seus pais na terra.
Para nosso exemplo, estava sempre orando ao Pai. Vivia numa comunhão muito íntima e profunda com Ele.

"Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;"
João 17:1

"E, deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez..."
Mateus 26:39


Embora pareça que, por vezes, Jesus foi brusco com sua mãe, Ele foi uma criança humilde, um jovem respeitoso, trabalhador e íntegro, e um homem adulto respeitoso.
Nas bodas de Caná, da Galileia, Jesus responde à sua mãe, dizendo que ainda não tinha iniciado o seu ministério e não convinha que fizesse milagres antes do tempo. Mas ainda assim, não deixou de atender amorosamente ao pedido da sua querida mãe.

"E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser."
João 2:3-5


Geralmente mal-interpretada, a passagem seguinte não mostra que Jesus não dava importância à mãe ou à família, mas exactamente o contrário. Jesus valorizou tanto a Sua família, que assim como muito os amou, também amará todos os que ouvindo a Sua Palavra, creiam que Jesus é o Salvador das suas vidas e façam a vontade de Deus, praticando os seus mandamentos.
Jesus aproveitou a oportunidade que surgiu para ensinar os que O ouviam.

"E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão. E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam."
Lucas 8:19-21


O amor e o carinho que Jesus tinha pela Sua mãe foi demonstrado claramente, no momento em que agonizando na cruz e vendo-a, pediu a João, Seu apóstolo, que cuidasse dela como sendo a sua própria mãe e que ela o tivesse como seu filho.

"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."
João 19:25-27

"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna."
Marcos 10:29-30


A importância de honrar os pais é tal que Deus prometeu aumentar a vida daqueles que os honrem, mas também, pelo contrário, encurtá-la aos que os desprezarem.

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus."
Deuteronômio 5:16

"Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém."
Deuteronômio 27:16

"Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá."
Mateus 15:4


Sendo o primeiro mandamento com promessa, amar, valorizar e honrar os nossos pais é a chave para que consigamos amar a todos os que nos rodeiam (os nossos próximos) e assim possamos cumprir o mandamento de Deus (amando o próximo como a nós mesmos).

"Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 19:19

"Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá."
Marcos 7:10

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."
Êxodo 20:12


Precisamos ser humildes e mansos, pois herdaremos a "terra" celeste e viveremos em abundante Paz. Ouvindo-os e ajudando-os, aprendemos a humildade e a mansidão, valorizando-os com tempo e dedicação, pelo que já fizeram por nós.
Que o nosso bom trato e amabilidade seja conhecida por todos.

"Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão..."
Sofonias 2:3

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria."
Tiago 3:13


Por tudo o que somos, pela vida que temos, pelos dons que recebemos, todas as bençãos e também pelos pais que temos, que possamos dar sempre graças ao nosso bom Deus. Pois d'Ele é a honra e a glória e o poder para sempre.
Obrigado Senhor, apenas Tu és digno de todo o nosso louvor...

"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
Apocalipse 4:11

"...Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças."
Apocalipse 5:12
 
   
Deus vos abençoe.

1 comentários:

Unknown disse...

Graças a Deus quando temos pais que se preocupam connosco não só em facultarem o melhor para o nosso futuro profissional, mas especialmente, investindo dia a dia, no ensino, na educação moral, formando para tal o nosso caráctar, para que no futuro possamos ser pessoas interiormente bem formadas e também podermos contribuir para uma sociedade melhor, transmitindo ao nosso próximo tudo o que de bom e correcto nos foi ensinado.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...