.
.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oferecendo amor, dedicação e entrega.

No tempo de Jesus, as mulheres dependiam exclusivamente dos homens. Era o marido que provia o seu sustento e a protegia.
Em caso de morte, o filho mais velho substituía o seu pai, tornando-se o "homem da casa", provendo tudo o que a sua mãe necessitasse.



"E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento."
Marcos 12:41-44


Quando uma mulher ficava viúva antes de ter filhos, pela lei, teria de casar com o irmão do seu falecido marido, ainda que já estivesse casado. No caso de não existir irmão algum, casaria com alguém da família do seu marido para que perpetuasse o seu nome de família e remisse (reavesse) as suas terras, de forma a garantir o seu sustento e protecção.

"...Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão."
Marcos 12:19


Mas por vezes, já não haviam familiares vivos ou, mesmo que ainda houvesse, nenhum deles aceitava casar com ela, não aceitando ser seu remidor. Isso impedia que as suas terras pudessem voltar a ser da sua família e as pudesse cultivar.
A vida das viúvas nessas condições era muito difícil.

Mas Deus, na Sua infinita misericórdia, pensando nas viúvas, nos órfãos e nos estrangeiros, ordenou que os donos das terras deixassem nas colheitas, alimentos suficientes para que os mais desfavorecidos pudessem apanhar e guardar algo para comer.

Uma viúva nestas condições teria de fazer um enorme esforço, colhendo o "rabisco" em vários campos, de forma a juntar o suficiente para poder vender esse alimento e conseguir em troca algumas moedas.

Jesus deu um valor enorme à oferta daquela pobre viúva, porque certamente ela trabalhara árduamente, durante muito tempo, para conseguir oferecer algo no templo de Deus, aquando da sua visita para prestar culto ao Senhor seu Deus, que a mantinha e lhe garantia o suficiente para viver.
Ela oferecera não apenas tudo o que tinha, mas também se sacrificara enormemente para conseguir fazer tal oferta ao Senhor.

Colocar aquelas poucas moedas constituiu um acto tão simples e humilde perante os homens que estavam no templo, pois apenas viam o exterior e valorizavam unicamente o valor material.
Mas, ao mesmo tempo, constitui um gesto de amor, dedicação e entrega enorme perante o Senhor, que vê o interior, conhece tudo e valoriza o espiritual.


Que em tudo o que ofereçamos a Deus, nunca o façamos para sermos vistos, nem para buscar honras dos homens, mas ofereçamos não apenas valores materiais, mas também amor, dedicação, entrega total e submissão à Sua vontade.


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Que possamos entregar toda a totalidade da nossa vida a Deus, para que Ele possa fazer a sua vontade em nós.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...