.
.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Um exemplo para nós, as últimas palavras de Jesus.

Jesus é o nosso perfeito exemplo. Até na Sua morte, nós podemos ver o Seu caráter puro e o Seu desejo em agradar ao Pai, mostrando amor, íntima compaixão e perdão.
Relembremos as últimas palavras de Jesus, antes da Sua morte.

- Jesus confirmou, sem receio, quem Ele era, perante as autoridades civis e religiosas.
"E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes."
Marcos 15:2
"És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito? E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu."
Marcos 14:61-62
 
Como Jesus, não nos devemos envergonhar do evangelho de Cristo, nem temer o mal que nos possam fazer.
"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."
Marcos 8:38
"Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos."
Lucas 9:26

- Guardou silêncio, nos momentos oportunos.
"Mas ele calou-se, e nada respondeu..."
Marcos 14:61
"Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava (espantava-se)."
Marcos 15:5

Como Jesus, por vezes, é melhor calar-nos que responder "à letra" àqueles que nos injuriam e irritam, para que não pequemos.
"Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos."
Salmos 4:4

- Sofreu pelas gentes de Jerusalém, pela destruição futura dessa cidade.
"Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos."
Lucas 23:28-30

Jesus sentia o sofrimento das pessoas que o rodeavam e compadecia-se de todos eles, também nós devemos ter íntima compaixão pelas almas errantes e perdidas.
"E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores."
Lucas 7:13

- Intercedeu pelos seus opressores, no mesmo momento em que era crussificado e escarnecido.
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..."
Lucas 23:34

Jesus ensinou-nos a amar os nossos inimigos e a interceder pelos que nos aborrecem.
"Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?"
Mateus 18:33
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"
Mateus 5:44

- Certificou-se de que sua mãe ficava bem entregue.
"E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava (João) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa."
João 19:25-27

Precisamos amar os nossos familiares e principalmente, amar e honrar os nossos pais.
"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;"
Efésios 6:2
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."
Êxodo 20:12

- Mostrou amor e perdão, para com o pecador arrependido.
"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:40-43

O amor de Jesus é realmente extraordinário. Na situação em que se encontrava, ainda assim, demonstrou tão grande amor, perdoando e dando a Salvação ao criminoso com Ele crucificado, que O reconheceu como estando inocente, sendo Senhor e Rei.
Devemos, assim como Jesus, perdoar sempre, desculpar quando nos ofendem, amar a todos, sem exceção.
"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas."
Marcos 11:25
"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão."
Lucas 6:37

- Cumpriu as escrituras, em tudo o que fez.
"Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca."
João 19:28

A Palavra de Deus é viva e eficaz, penetra fundo na nossa alma e dá-nos o entendimento para conhecermos a vontade de Deus. Precisamos meditar nela e sempre desejar cumprir os seus ensinamentos.
"Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do SENHOR teu Deus."
Deuteronômio 12:28
"O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam."
2Samuel 22:31

- Consumou o plano da Salvação da humanidade, sendo fiel até à morte e morte de cruz.
"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou."
Lucas 23:46
"Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."
João 19:30

Assim como Jesus cumpriu o propósito, pelo qual veio ao mundo, também nós (igreja) precisamos cumprir o nosso objectivo principal: pregar a Palavra de Deus a todos os homens, para que possam crer e sejam salvos.

As últimas palavras de Jesus antes de ascender ao céu.

- Deu a grande comissão à sua igreja, para que espalhassem o evangelho por toda a parte e derramou sobre ela o Seu Poder, para que em Seu nome pregassem a Sua Palavra, operassem milagres, prodígios e libertassem os endemoniados, expulsando o inimigo.
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão."
Marcos 16:15-18

Prepara-nos, Senhor. Desperta-nos para a Tua obra.
Renova-nos, enche-nos com o Teu Espírito, reveste-nos com o Teu Poder, derrama sobre nós a Tua unção, dá-nos ousadia e força, pois precisamos da Tua mão transformadora sobre nós.
Façamos nós a nossa parte e Deus nos abençoará, fazendo a Sua.
Procuremos santificarmo-nos, afastarmo-nos da tentação do mal, buscar mais ao Senhor, ler e meditar a cada dia na Sua Palavra, orar e interceder pelos outros e ter comunhão com os irmãos, indo à igreja.


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...