.
.

domingo, 28 de março de 2010

Aproveitando as oportunidades que Deus nos dá.

Conhecemos bem a vida de Davi, pelo que a Bíblia nos conta. Desde pequeno, guardou o coração sincero, humilde e servil para com Deus. No seu peito ardia um forte desejo de O louvar que o levava a cantar e tocar para o Senhor. Compôs muitos hinos de louvor, de adoração e outros rogando o Seu perdão.
Deus o escolheu para reinar sobre Israel, não por ser forte, nem por se demarcar pela sua aparência ou presença entre os outros, mas por ter um coração rendido a Ele. Davi amava a Deus e desejava servi-l'O com todas as suas forças.

Quando Samuel foi a casa de Jessé, pai de Davi e pediu-lhe para que lhe apresentasse os seus filhos, ele esqueceu-se dele.
Samuel, profeta do Deus altíssimo, não entendeu porque quiz Deus que ele ungisse um pequeno jovem, que apenas cuidava das ovelhas do seu pai, para ser o futuro rei.
Ninguém lhe dava a mínima importância... mas Deus deu, pois Ele honra os que lhe são fiéis.

A fé que tinha em Deus era admirável. Pela fé enfrentou um leão e um urso para salvar uma das suas ovelhas. E venceu-os pelo Poder de Deus.
Foi enviado por seu pai a levar comida aos seus três irmãos, que por serem os mais velhos estavam no exército, em guerra com os filisteus, no vale de Elá. Ao ouvir os insultos que Golias, o gigante filisteu fazia ao povo do Deus vivo, foi tomado por uma ousadia tremenda que o levou a enfrentá-lo.

Davi era um soldado no mínimo estranho:

- Recusou a armadura e a espada do rei Saul. Não confiou na proteção material, das armas e couraças.
"E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça."
"...então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si."
1Samuel 17:38/39
Levou o seu cajado na mão. Foi enfrentar o gigante, como um pastor que defende das feras, as suas ovelhas.
"E tomou o seu cajado na mão..."
1Samuel 17:40
- Levou consigo a sua funda. Não usando espada ou lança, mostraria claramente quando vencesse o gigante, que tinha sido pelo Poder de Deus e não por sua força física.
"...e lançou mão da sua funda..."
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
1Samuel 17:40/45
Escolheu cinco pedrinhas lisas do ribeiro e guardou-as. Confiava que Deus seria com ele e que bastaria umas simples pedras para o ferir de morte.
"...e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor..."
1Samuel 17:40

O inimigo vendo-o, reagiu da seguinte forma:

- Desprezou-o, vendo o seu aspeto físico. Davi era muito jovem, pouco desenvolvido fisicamente, mostrando claramente que nunca fora um soldado.
"E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto."
1Samuel 17:42
- Ridicularizou-o, levando a que todos troçassem dele. Mesmo gozado pelos outros não se envergonhou, nem perdeu a sua ousadia, nem a coragem.
"Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus?..."
1Samuel 17:43
- Amaldiçoou-o, pelos seus deuses. Quiz mostrar a Davi que também ele tinha deuses em quem confiar. Mas Davi sabia que apenas o Senhor, nosso Deus é verdadeiro e único, e que só Ele pode salvar.
"...E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi."
1Samuel 17:43
Mostrou-lhe que era uma tolice enfrentá-lo, pois não teria a mínima hipótese de o vencer. Mas a confiança de Davi não estava em suas próprias forças, mas em Deus. A Sua confiança no Senhor superava todas as ameaças do gigante.
"Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo."
1Samuel 17:43

Davi agiu como um cristão verdadeiro:

- Aproveitou a oportunidade que Deus lhe colocou à frente.
"E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel."
1Samuel 17:25
- Deixou-se usar por Deus, não temendo as circunstâncias, bem complicadas.
"Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?"
"E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu."
1Samuel 17:26/32
- Mostrou ao povo de Deus que o Senhor estava com eles e que era poderoso para os livrar.
"Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão..."
"E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão."
1Samuel 17:46-47
- Calou os insultos do inimigo, vencendo-o e mostrou a todos eles que Deus era Soberano e Todo-poderoso.
"...e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra."
"...e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão."
"...pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram."
1Samuel 17:49-51

Vamos viver para Deus, colocar as nossas vidas em Suas mãos, confiar n'Ele, depender e acima de tudo amá-l'O de todo o coração. Não há nada que seja demasiado difícil para Ele. Não há ninguém que nos ame tanto como Ele. Por mais fracos, debilitados, incapazes ou pequenos que possamos ser, em Deus seremos mais que vencedores. Todos podemos ser usados por Ele de formas várias e coisas grandes e gloriosas Ele fará em nossas vidas e nas dos que nos rodeiam.
Sejamos realmente o sal e a luz do mundo. Vasos disponíveis, prontos a sermos moldados, usados e cheios do Seu Poder, para que possamos influênciar os outros. Canais das bençãos de Deus. Benditos do Senhor!
"Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá."
Salmos 139:9,10
"Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor."
Filipenses 4:5


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...