.
.

domingo, 21 de março de 2010

Não julgando, mas tentando compreender os outros.

Colocarmo-nos na posição de outra pessoa nem sempre é fácil, mas nós precisamos fazê-lo.
Perguntemo-nos porque razão certa pessoa age de determinada maneira ou porque enveredou numa vida de devassidão. Em vez de julgarmos e acusarmos, mostremos amor e compaixão.

Jesus mostrou compaixão por uma mulher apanhada em pleno adultério. O castigo pela Lei era a morte por apedrejamento, mas Ele sabiamente, demonstrando um amor enorme, livrou-a da morte e salvou-a.
"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."
João 8:4-12

Jesus aceitou que uma prostituta lhe caiu-se aos pés e ungisse seus pés com perfume. Qualquer outra pessoa, conhecendo o que essa mulher fazia, rejeitaria de imediato tal gesto, mas Jesus não. Ele aceitou e agradou-se porquanto ela o fez com sinceridade e arrependimento.
"E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz."
Lucas 7:37-50

Jesus também mostrou claramente que as crianças, vistas como incómodo, fonte de barulho e distração, são no fundo um exemplo para nós, pois crêem incondicionalmente em Deus, são sinceros e humildes de coração e deles é o céu.
"Trouxeram-lhe, então, alguns meninos, para que sobre eles pusesse as mãos, e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali."
Mateus 19:13-15
"E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar."
Mateus 18:2-6

Até mesmo na cruz, Jesus demonstrou o seu grande amor e perdão pelos outros, ainda que indignos e condenados pela sociedade. Ao malfeitor condenado à morte de cruz que defendeu Jesus, reconhecendo-se pecador, mas que declarou que Jesus era Santo, que era Rei e Senhor, deu-lhe o perdão dos seus pecados e a salvação da sua alma.
"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós. Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:39-43

Antes de julgarmos, pegar em pedras para condenar e "matarmos" aos nossos próximos, vamos imaginar-nos na situação em que se encontram e mostrar o amor de Deus, que está em nós, para com eles.
Veremos então, Deus contendendo em seus corações, que os levará arrependimento e salvação das suas almas, para a honra e glória do nosso maravilhoso Salvador e Rei.
"...perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?..."
Mateus 18:32-33
"Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido."
Mateus 18:11


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...