.
.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Preconceito versus Amor.

A nossa sociedade está cheia de preconceitos.
O preconceito cria uma barreira entre as pessoas. Afasta e põe à margem, muitos, por não terem riquezas, terem um diferente tom de pele, outra cultura, baixo grau académico, uma diferente religião, política, ou outra opinião...
Quando se faz acepção de pessoas é sintoma de falta de amor.

Jesus ama a todos. Ele mostrou isto bem claro, enquanto esteve entre os homens.
No seu sublime amor, Jesus curou a muitos que eram vítimas de preconceito, pela sociedade daqueles tempos.

Vítimas de preconceito religioso e pelo gênero (feminino).

- A mulher que sofria de um fluxo de sangue, que a deixava impura, aos olhos dos religiosos, principalmente.

A Lei dizia assim:
"Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação."
Levítico 15:25
 
Mas de Jesus saiu virtude para a curar.
"E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada, Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue."
Lucas 8:43-44

Vítimas de preconceito racial, religioso e pelo gênero (feminino).

- A mulher samaritana, que ía buscar água ao poço, ao meio-dia, para que não se encontrasse com as outras mulheres e fosse insultada pela vida adúltera que levava.

 Enquanto os judeus rejeitavam os samaritanos, por causa de uma mulher, Jesus passou por Samaria. E juntamente com ela, muitos creram n'Ele e foram salvos.
"Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber."
"Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)."
"E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se (espantaram-se) de que estivesse falando com uma mulher;"

"Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
"E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito."
"E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra."
João 4:7/9/27-29/39/41


Vítimas de preconceito pela doença e religioso.

- Os leprosos que foram até Jesus, em busca de cura. Eles não se podiam aproximar de ninguém saudável e eram obrigados a gritar "imundo" se pelo seu caminho avistassem alguém.

A Lei dizia:
"Leproso é aquele homem, imundo está; o sacerdote o declarará totalmente por imundo, na sua cabeça tem a praga. Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.
Levítico 13:44-45

Mas Jesus tocava-os e purificava-os.
"E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo."
Marcos 1:40-41

Vítimas de preconceito religioso.

- A mulher que estava no templo e que levara 18 anos da sua vida curvada. Os sacerdotes não aceitaram quando Jesus a curou, no sábado, dia separado para o Senhor.

"E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado."
Lucas 13:11-13

Nunca ninguém, como Jesus, mostrou tanto amor pelo próximo. Pelos que eram vítimas de preconceitos, vítimas de doenças ou possessões. Jesus apenas não fazia milagres àqueles que incrédulos, não criam n'Ele.
Vamos seguir o exemplo de Jesus e amar aqueles que estão perdidos, amarrados pelas doenças e vícios, longe de Deus. Só assim, com o amor de Deus em nós,  poderemos primeiro alcançar pessoas de todos os gêneros e condições, para depois recebê-los de braços abertos, todos quantos aceitarem Jesus como salvador.
Assim como Deus sempre tem misericórdia de nós, tenhamos nós também íntima compaixão por todos.
"Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão."
Lucas 13:24
"Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me,"
Salmos 109:21


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...