.
.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Deixemos a indiferença, procuremos a humildade.

Somos nós cristãos se não estamos disponíveis para servir a Deus, na igreja, aos irmãos e a quem de nós precisar?
Como nos chamamos de irmãos se voluntariamente faltamos aos cultos, reuniões, atividades evangelísticas...
Se temos o Amor de Deus em nós, como podemos nós viver, não sofrendo pelas almas que vagueiam perdidas pelo mundo, sem salvação?
Não podemos ser igreja se tratarmos Deus e a Sua Palavra com indiferença.

Precisamos crescer no conhecimento de Deus e desejar entender mais a Sua Palavra.
Se nos alimentarmos do bom alimento, cresceremos fortes e semelhantes a Deus. O nosso desejo pelas coisas de Deus aumentará. Então O buscaremos com a nossa alma e coração e o Seu Amor será derramado sobre nós abundantemente, tornando-nos naturalmente: servos, intercessores, dedicados, empenhados, cheios de íntima compaixão pelas almas e prontos a agir, sem interesse próprio.

Muitas foram as vezes em que o povo de Israel, qual igreja dos dias de hoje, se desviou dos planos de Deus. Misturou-se com povos idólatras e anátemas. Prostitui-se aos deuses pagãos, às abominações e concupiscências do mundo, praticando e vivendo do mesmo modo que eles.
Mas temos como bom exemplo para nós, a angústia que Neemias sentiu ao saber que Jerusalém estava caida, seus muros derrubados e suas portas queimadas. Angústia essa, que o levou a orar e a pedir a Deus  por misericórdia.
Pela boa vontade do rei, amolecido por Deus, foi até Jerusalém, levando cartas para passar em segurança pelos reinos, para buscar madeira à floresta real, de forma a edificar o muro, novamente.
Neemias, chegando a Jerusalém, levanta a moral do povo e instiga-os a trabalhar na reconstrução, confiando em Deus, que lhes daria ajuda e proteção.
"Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém..."
"Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem."
"...O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém."
Neemias 2:17-18/20

Quando um servo de Deus procurar levantar o que está caido, o inimigo não vai gostar. Logo virão situações para nos fazer desanimar e desistir do nosso intento.
"Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel."
Neemias 2:9-10
"E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.", "...Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?"
Neemias 4:1-2
"E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo, E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento."
Neemias 4:7-8
 
Devemos levar uma vida de total dependência de Deus. Quando for fácil segui-lo, mas também quando as dificuldades aumentarem, vamos sempre confiar e esperar n'Aquele que nos salvou.
Vendo que o inimigo procurava matá-los, para impedir que a obra crescesse, oraram a Deus para que os salvasse e ajudasse, tomaram de armas e continuaram trabalhando.
"Porém nós oramos ao nosso Deus e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles."
"E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra."
"...desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças..."
"...cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas."

"Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas."
Neemias 4:9/15-17/21

O inimigo, ardiloso, não conseguindo de uma forma assustar o povo, logo tenta de outras. Usou de cartas com mentiras sobre Neemias, levantando falsos testemunhos e subornou profetas que apregoaram desgraça, miséria, apelando que desistissem.
"Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos."
"E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram."
"...para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem."
Neemias 6:9/12-13

Neemias passou a dura provação e ganhou a vitória, pela Graça do bom Deus.
O muro foi terminado num curto espaço de tempo e o nome do Senhor exaltado, perante os seus inimigos.
"Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias. E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra."
Neemias 6: 15-16

O povo tendo visto o que Deus fizera, sentiu necessidade de conhecer mais acerca d'Ele. Desejou lembrar e conhecer mais da lei de Deus, adorando-o em humildade.
Assim como o povo de Israel, também nós, precisamos não ficar indiferentes, numa atitude arrogante, mas sermos agradecidos, pela imerecida Graça de Deus nas nossas vidas, pelas muitas vitórias que nos ganhou e pela Sua Proteção, sobre nós e nossos filhos. 
"... estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei..."
"E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento...", "...desde a alva até ao meio dia..."
"...e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao SENHOR, com os rostos em terra."
Neemias 8:1-3/5-6

Ajuda-nos a viver em função de Ti, Senhor. Desperta-nos para a Tua Palavra. Ensina-nos Teus mandamentos. Que nunca sejamos indiferentes à Tua voz, Senhor; nem àqueles que de Ti necessitam.


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...