.
.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O padecimento dos justos e o livramento de Deus.

A vida do crente nem sempre é fácil. Deus não nos prometeu uma vida sem problemas, mas sim cuidar de nós, ajudar e proteger.
"...o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus."
Salmos 40:17
"Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos."
Deuternómio 4:9

A vida de Paulo foi uma soma de lutas e vitórias. Desde que Deus lhe apareceu e os seus olhos foram "abertos", não parou mais de trabalhar na obra, sendo guiado pelo Senhor para espalhar o evangelho.
Recordemos a vida de Paulo a partir desse dia, com apenas alguns exemplos:
- Deus quiz salvar Saulo e usar este homem que, perseguindo a igreja tão diligentemente, pensava estar fazendo a vontade de Deus.
"... indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues."
Atos 22:6-8

- Deus preparou o seu caminho. Tendo ficado cego após ver a forte luz e ouvir a voz de Deus, foi levado a Ananias.
"...Ananias, homem piedoso conforme a ...", "Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido."
Atos 22:12-15

- Deus falou a Paulo no templo, enquanto ele orava.
"E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim."
"E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe."
Atos 22:17-18/21

- Cedo, o inimigo instigou as gentes contra Paulo, de forma a detê-lo.
"E ouviram-no até esta palavra, e levantaram a voz, dizendo: Tira da terra um tal homem, porque não convém que viva."
Atos 22:22
"O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele."
Atos 22:24
"Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca."
Atos 23:2
"E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. E eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração."
Atos 23:12-13

- Deus, sendo soberano, apenas permite que certas coisas venham à nossa vida. O inimigo não tem poder sobre nós, pois somos do Senhor. Ainda que nos aconteçam coisas más, Deus o transformará em bençãos.
Podemos ver como Deus agiu e deu sabedoria a Paulo.
"E, quando o estavam atando com correias, disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?"
Atos 22:25
"E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado."
"E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza."
Atos 23:6/10
"Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como que querendo saber mais alguma coisa de seus negócios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar. E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo."
Atos 23:15-16

Deus também animou Paulo, para que não perdesse a força, apesar das dificuldades e mantivesse a ousadia.
"E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma."
Atos 23:11

Paulo passou por muitas dificuldades, lutas, prisões e julgamentos. Mas em tudo, viu a mão de Deus ajudando e livrando-o da morte, até que chegou o momento d'Ele o chamar.
Que alegria será se nós terminarmos a nossa jornada, podendo dizer o mesmo que Paulo.
Guardemos os seus conselhos e apliquemos à nossa vida.
"...sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...