.
.

terça-feira, 9 de março de 2010

Continuemos cavando poços de água viva.

Nem sempre fazemos as melhores escolhas. Uma escolha errada, fora da vontade de Deus, pode trazer grandes problemas à nossa vida.
Isaque pensou em fazer algo para sua proteção, não consultando a Deus primeiro, o que podia ter sido catastrófico.
"E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar."
"E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista."
Gênesis 26:1/7

Mas Deus, no Seu infinito amor, sabe quando agimos sem maldade de coração. Deus permitiu que o rei se apercebesse da situação de Isaque e sua mulher, antes que fosse demasiado tarde.
"E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher."
Gênesis 26:8
"E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito. E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá."
Gênesis 26:10-11

Deus tinha dado a Sua Palava, em que seria com ele e sua descêndencia. Assim, a promessa que Deus lhe fizera, pôde manter-se. E grande foi o seu crescimento, de tal forma que incomodava muito o povo filisteu.
"Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai; E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;"
"E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam. E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra."
"Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós."
Gênesis 26:12-16

Quando somos forçados a sair da nossa zona de conforto, não é fácil. Precisamos esforçar-nos para beber da água viva que nos sacia a alma, e não desfalecer, quando o inimigo nos rouba o tempo que precisamos para buscá-la.
Isaque voltou ao lugar onde que seu pai Abraão tinha cavado poços de água, que tinham sido destruídos pelos filisteus. Ele sabia que naquelas terras havia água. Então tornou a cavar, até encontrá-la.
"Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá. E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão..."
"Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas."

Gênesis 26:17-19

Quando voltamos à Palavra e desejamos aproximarmo-nos de Deus, logo virão tempos de prova. Tempos esses que têm o propósito de nos fazer crescer e desejar mais ainda Deus.
Isaque sentiu de perto, a maldade do povo filisteu.
"E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa..."
Gênesis 26:20

Um bom exemplo para nós. Isaque evitou as lutas, deu-lhes o poço e não desistiu. Novamente se esforçou e encontrou água.
"Então cavaram outro poço..."Gênesis 26:21

Mas novamente viu a maldade dos filisteus, quando também se fizeram donos do novo poço.
"...e também porfiaram sobre ele..."
Gênesis 26:21

Isaque podia ficar indignado com Deus, zangado por esforçar-se e Deus não lhe dar vitória sobre o inimigo. Mas preserverou em buscar, até que encontrou um outro lugar e cavou novo poço, ali.
"E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra."
Gênesis 26:22

Deus apareceu-lhe e confirmou a promessa que já lhe tinha sido dada. Isaque adorou ao Senhor e cavou mais um poço.
"E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do SENHOR, e armou ali a sua tenda; e os servos de Isaque cavaram ali um poço."
Gênesis 26:24-25

Deus agrada-se quando, apesar das lutas, mantemo-nos fiéis a Ele, confiando em Sua Palavra e não nos desviamos do propósito de O buscar. Então, virá o tempo em que honrará a fé dos seus servos.
Isaque foi grandemente abençoado, trazendo honra e glória ao nome do Senhor.
Os seus próprios inimigos reconheceram que Deus era com ele e temeram-no.
"E Abimeleque veio a ele..."
"E disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois que vós me odiais e me repelistes de vós?"
"E eles disseram: Havemos visto, na verdade, que o SENHOR é contigo..."
"...Agora tu és o bendito do SENHOR."
Gênesis 26:26-29

Onde Deus está, há paz. Pelo nosso testemunho, até mesmo aqueles que foram nossos inimigos, buscarão achar esta paz, também. E novamente, Deus irá abençoar.
"... depois os despediu Isaque, e despediram-se dele em paz."
"E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água."
Gênesis 26:31-32

Se é difícil encontrar tempo para buscar ao Senhor, não vamos desistir. Vamos regrar-nos, esforçar-nos e pedir ajuda a Ele. Ainda que tentem tirar a nossa fonte de água viva, não vão conseguir.
Deus estará sempre conosco.


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...