Na época de 70, com o apogeu das novas filosofias orientais no ocidente, viu-se o fenómeno chamado de "flower power" (poder das flores), onde muitos jovens celebravam o "amor-livre" e a "paz", ao som de concertos de música e do uso de várias drogas.
Desde então, apesar das mudanças sociais, das doenças sexualmente transmissíveis e da consciencialização pública dos perigos das drogas sobre os que as consomem, continuam tendo uma grande procura entre os jovens, desde adolescentes, aos jovens adultos.
- O inimigo mascara a dura realidade da opressão das drogas, por experiências radicais, ser-se fixe e sociavél e passar um bom bocado com os amigos:
O que seria apenas uma aventura, uma experiência, ou uma noite de loucura, revela-se para muitos dos que arriscam dar esse passo, uma armadilha. O que lhes parecia ser um escape dos seus problemas, algo que lhes dava apenas uma boa sensação de prazer, algo sem comparação, torna-se numa ânsia de voltar a repetir esse sentimento, levando-os a consumirem repetidas vezes, até o seu corpo ficar completamente dependende dessas substâncias para se sentir bem.
As drogas apresentam-se em diversas formas, concentrações e provêm de diferentes origens. Podem ser em pó, cristais, "pedra" ou comprimidos. Podem ser também de origem vegetal ou totalmente sintética (química).
Com a descoberta do LSD, droga totalmente química, quem a consumia experimentou terríveis efeitos secundários. Alucinações horríveis, perdas sensoriais, depressão, entre outras.
Grande parte dos que não morreram por "overdose", ficaram com o cérebro tão afectado que viveram o resto das suas vidas com graves limitações, amnésias, estágios de loucura, perda do controlo sobre os seus membros...
- Mascarada pela diversão, a morte segue bem de perto, todos os que arriscam suas vidas, tomando as novas drogas de laboratório, só pelo prazer:
Nos nossos dias, o sucesso do "ecstasy", (consumido essencialmente à noite nas discotecas), causa uma libertação de serotonina no cérebro, provocando uma sensação de felicidade extrema, uma abertura de espírito e demonstrações de amor e carinho até para com os desconhecidos. Mas quando o efeito passa, devido ao gasto excessivo de seretonima, lançam-os numa espiral destrutiva, sentindo-se no fundo de um poço, desejando até a própria morte.
Depois de um fim-de-semana em festas nocturnas, consumindo e sentindo-se em êxtase, a segunda-feira seguinte ficou conhecida como "segunda-suícida", pela essa mesma razão.
- O nosso adversário tem levantado homens para que produzam novas drogas, mais viciantes e destrutivas, para dominar e destruir a nossa juventude:
Surgiram outras drogas de laboratório baseadas no mesmo processo do "ecstasy", como as anfetaminas, tidas como as drogas mais perigosas do mundo. Estranhamente já existiam formas de anfetaminas desde a 2ª guerra mundial e foram usadas tanto pelos aliados, como pelo exército de Hitler, como remédio para a fadiga, para o stress da guerra e para mantê-los despertos e vigilantes contra o inimigo.
Extremamente viciantes, são muito fáceis de produzir e por essa razão são mais baratas que a tradicional cocaína ou heroína, produzindo efeitos muito mais prolongados, chegando até às doze horas.
- O inimigo das nossas almas procura destruir psicológicamente os indivíduos que se viciam nas drogas:
Cada nova vez que são consumidas, o viciado tem de aumentar progressivamente a dose, para conseguir repetir novamente a mesma sensação. Em pouco tempo deixará de conseguir sentir por completo qualquer sentimento de prazer, com ou sem drogas.
- O inimigo procura a morte de todos os jovens que se deixarem enredar por este flagelo:
Quando o consumidor já não consegue sentir nada, entra em stress e acaba por consumir desesperadamente enormes quantidades, na esperança de alcançar novamente esse prazer, até morrer de "overdose" (dose demasiado grande que provoca a morte).
Somos responsáveis por transmitir aos nossos filhos a Palavra de Deus, pois nada que possamos dizer-lhes é mais eficaz que a Palavra inspirada por Deus.
Oremos sempre por eles, pois é nosso dever, para que Deus os guarde do mal e de todas as tentações deste mundo cruel.
"E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."
Mateus 21:22
Precisamos participar activamente da vida dos nossos filhos, desde a infância até adultos. Dar-lhes atenção é muito importante. Se nunca se interessou em conhecer os seus amigos e companhias... esta na hora de começar. Saiba quem são, onde moram, se são bem comportados, bons alunos...
Vivemos num mundo onde a maioria dos pais não tem muito tempo disponível para os filhos, devido ao seu trabalho. Por vezes um filho nem toma uma única refeição com os seus pais.
O diálogo com os nossos filhos enquanto ainda são pequenos, é essencial, para que cresçam com a nossa referência, como exemplo para as suas vidas.
Precisamos ser um verdadeiro exemplo para os nossos filhos. Ser só amigo não é suficiente, precisamos ser pais.
"Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão."
Salmos 127:3
Nossos filhos já têm amigos, mas necessitam de pais, que se importem e se comportem realmente como tal.
Sejamos líderes espirituais nas nossas casas, ensinando sobre Deus, mostrando que o Seu amor por nós ultrapassa tudo e todos, aconselhando sempre os nossos filhos, que para que não se perderem, devem-se agarrar à nossa rocha eterna - Jesus, o único que nos pode salvar da perdição do mundo, aquele que nos pode dar a verdadeira felicidade, que não é passageira mas duradoura, e que não nos destrói por dentro, nem nos leva à morte, como fazem as drogas, mas enche de vida e de uma paz que o mundo não consegue dar!
"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho."
"Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"
1Pedro 1:2-3/5-8
Deus vos abençoe.
.
.
.
sábado, 12 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário