.
.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Deus está conosco na angústia.

Todos nós já tivemos situações, na nossa vida, que causaram-nos angústia e por não entendermos, levaram-nos a ficar, durante algum tempo, apáticos, ressentidos, deprimidos ou revoltados.

A Bíblia fala-nos de alguém que vivia angustiada.
"Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana..."
"E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha."
1Samuel 1:1-2
Ana sentia a vergonha de não dar filhos ao seu marido.
Ser estéril, naqueles tempos, era visto como uma desgraça, pois como não havia descedentes, o nome de família não poderia continuar.
Mas, ainda assim, seu marido amava-a mais do que a Penina, sua outra mulher, e fazia questão de o mostrar.
"Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR... "
"E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas."
"Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre."
1Samuel 1:3-5

Muitas vezes são as pessoas que temos à nossa volta (irmãos na fé, familiares, amigos), que não entendendo porque Deus permite o nosso sofrimento, nos acusam, humilham e ainda aumentam o nosso pesar.
Penina ressentia-se muito, pela preferência dada por Elcana, seu marido, a Ana, mesmo sendo estéril. Então descarregava a sua raiva sobre ela, fazendo-a sofrer muito.
"E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre."
"...Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia."
1Samuel 1:6-7

Felizmente, há sempre alguém que Deus usa para nos levantar. No momento da angústia, palavras de ânimo, ditas com amor, são como um bálsamo ao nosso coração.
"Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?"
1Samuel 1:8
"Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos."
Hebreus 12:3

Ao invés de ficar apática, ressentida por ter sido "esquecida" por Deus, deprimida pela humilhação e revoltada com Penina, ela procurou ao Senhor.
"Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente." 
 1Samuel 1:10

Ela fez uma promessa ao Senhor, não para influênciar a Sua vontade, pois é Soberano, mas para demonstrar o quanto amava a Deus.
"E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha."
1Samuel 1:11

Os outros, nem sempre conseguem perceber, o que nos vai na alma. Eli, o sacerdote do templo, tomou-a por embriagada.
"Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada."
"Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR."
"Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos."
1Samuel 1:13/15/17-18
 
Quando, em oração, entregamos a Deus todo o nosso pesar (angústias e tristezas), Ele enche-nos com a Sua maravilhosa Paz e voltamos a ter alegria.
Ana, quando saiu da casa do Senhor, já não era mais a mesma.
"Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste."

1Samuel 1:18

 
Devemos sempre adorar a Deus. Ele agrada-se quando nós reconhecemos que Ele é poderoso para o fazer, mesmo que ainda não vejamos o seu atuar.
"E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela."
1Samuel 1:19

Afastemos a incredulidade do nosso coração e tenhamos firme confiança em Deus. Ele age conforme a nossa fé.
Ana viu realizado, o pedido que fizera a Deus.
"E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR."
1Samuel 1:20
"Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."
Mateus 21:21-22

Ana cumpriu a sua promessa e Deus toca no coração de Elcana, fazendo-o aceitar a sua decisão.
"E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre."
"E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra."
1Samuel 1:21-23

Não podemos ficar calados quando Deus faz algo maravilhoso em nós.
Ana dá testemunho do grandioso milagre de Deus, perante Eli e adora ao Senhor.
"E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR."
1Samuel 1:26-28

Ainda que seja difícil, sempre que algo nos fizer angustiar nossa alma, ajoelhemo-nos aos pés de Jesus e entreguemos tudo em Suas mãos. Ele muito se agrada quando, mesmo no dia da angústia, O louvamos, O buscamos e tudo lh'E entregamos. E certamente ouvirá o nosso clamor e responderá ao nosso pedido.
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"
Romanos 8:35
"Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos."
2 Samuel 22:7
"Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei."
Salmos 91:15


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...