.
.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A igreja mundana e a Igreja cheia do Espírito.

Quando os membros de uma igreja, não estão no mesmo espírito (debaixo da unção do Espírito Santo de Deus) levantam-se diferentes opiniões, lutas pela razão, dissensões e contendas, que em última instância podem levar à divisão dessa mesma igreja.
Abrão e seu sobrinho Ló passaram por uma situação parecida.
"E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra."
Gênesis 13:7
"Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda."
Gênesis 13:9

Novos movimentos evangélicos têm surgido, ao longo dos tempos, vindos geralmente de divisões de igrejas.
Quando começamos a descuidar a Palavra de Deus, nas nossas vidas, o "mundo" começa a tornar-se muito atraente, cheio de recursos e delícias.
"E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar."
Gênesis 13:10

Quando o "mundo", aos poucos, entra na vida dos crentes (em nós), o nosso pensamento vai mudando também. Devagar, aquilo que a Bíblia condena e que nós somos incapazes de fazer, começa a tornar-se aceitável; primeiro na vida dos outros e depois em nós próprios.
Na cidade onde Ló vivia com a sua família, reinava a depravação moral, a todos os níveis.
"Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR."
Gênesis 13:13

Nós somos a igreja, fazemos parte da igreja universal, que Jesus virá buscar no dia da Sua vinda.
Quando nós nos envolvemos com as coisas do mundo, o espírito mundano entra dentro da igreja.
O mundo está no maligno, que é dissimulado e ardiloso.
Se formos por esse caminho, seremos enredados pelos inúmeros prazeres, entretenimentos e distrações mundanas. Logo arranjamos desculpas para acalmar a nossa consciência: "isto parece tão inocente"ou "não faz assim tanto mal quanto isso". Mas depressa chegamos ao ponto de fazer coisas más assumidamente, sem conseguirmos controlar-nos.
Como resultado, Deus fica triste por O afastarmos e não se manifesta mais entre nós.
Ló mostrou o quanto já estava familiarizado com a devassidão da terra onde habitava, agindo desta maneira.
"Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos;"
Gênesis 19:8

Não podemos descuidar e baixar as barreiras. Devemos estar cientes que tudo aquilo que não é de Deus, não serve para nossa edificação, nem santificação. Apenas nos faz distrair e esquecer a vontade de Deus para a nossa vida.
Quando estamos longe de Deus, ficamos à mercê do inimigo das nossas almas e ele não vai descansar enquanto não nos tragar e levar cativos.
"...veio Quedorlaomer, e os reis que estavam com ele, e feriram aos refains em Asterote-Carnaim, e aos zuzins em Hã, e aos emins em Savé-Quiriataim,"
"Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e os seus bens, e foram-se."
Gênesis 14:5/12

Temos a responsabilidade de instruir os nossos filhos nos caminhos do Senhor.
Devemos não apenas procurar incutir-lhes valores cristãos, mas também explicar-lhes que foi Deus que os instituíu. Não apenas dizer que é feio: roubar, mentir, dizer palavras torpes..., mas que Deus, que nos ama muito, não quer que façamos essas coisas, porque nos afastam d'Ele.
Porque não tinham temor a Deus, as filhas de Ló resolveram o problema que surgiu com a morte da mãe, da maneira a que estavam habituadas.
"Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai."
"E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai."
Gênesis 19:31-32/36

Deus recompensa a nossa fidelidade. Ele derrama as suas bençãos sobre nós e acrescenta os que se hão-de salvar à Sua igreja.
Deus recompensou Abrão pela decisão que tomou: não se corromper com o pecado, não se deixando enganar pelo que seus olhos viam.
"E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;"
"Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei."
Gênesis 13:14/17

Nós, salvos pelo sangue de Jesus, devemos sempre procurar ajudar. Fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance, para ajudar ao próximo; ainda que se tenham afastado de nós, ou tenham caído por teimosia.
"Ouvindo, pois, Abrão que o seu irmão estava preso, armou os seus criados, nascidos em sua casa, trezentos e dezoito, e os perseguiu até Dã."
"E tornou a trazer todos os seus bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os seus bens, e também as mulheres, e o povo."
Gênesis 14:14/16

Deus honra a intercessão dos seus santos.
Abraão pediu a Deus para que livrasse a seu sobrinho Ló de Sodoma, antes que a destruisse.
"E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?"
Gênesis 18:23
"...sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade."
Gênesis 19:16

Vale a pena afastarmo-nos do mundo.
Procuremos chegar-nos a Deus, todos os dias. Lendo a Sua Palavra, orando, pedindo, clamando, agradecendo, louvando e adorando ao Senhor da nossa Salvação. Somente Ele é digno!
Estando pertinho de Deus, ficamos longe do mundo e de sua concupiscência.
Estando cheios da Sua Palavra, naturalmente e sem nenhum pesar deixamos tudo o que antes faziamos, para trás, e desejamos, cada vez mais, buscar mais e mais de Deus.
"Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te;"
Isaías 26:9


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...