.
.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Mantendo uma mente limpa e renovada.

Várias são as vezes em que, por confiarmos nas nossas próprias forças, desviamos o nosso olhar de Deus e, envolvidos nas coisas do mundo, ficamos fracos e caímos...

De pouco adianta esforçarmo-nos muito, pois apenas nas forças de Deus conseguimos vencer a nossa natureza pecaminosa.






Em vez de nos auto-desculparmos, precisamos ter em mente que:


- Muitos dos nossos pecados vêm da concupiscência da nossa carne e não do inimigo.
"Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus."
Romanos 8:8

- Caímos na tentação quando não estamos agarrados à Rocha e vamos pelas nossas forças.
"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha."
Mateus 7:25 

- Mantemo-nos no erro enquanto não deixarmos o Espírito de Deus falar ao nosso coração.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Salmos 139:23-24
 
- Precisamos arrepender-nos e confessar a Deus pelos pecados que constantemente praticamos e nos fazem ficar distantes e abatidos, quer seja em pensamento, palavra, ou acção.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
1João 1:9

- Precisamos pedir perdão e tentar emendar o mal que causamos aos outros, numa atitude sincera de arrependimento.
"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."
Mateus 5:23-24


Nós temos necessidade em manter a nossa consciência limpa.

- Apenas com uma consciência limpa estaremos bem connosco próprios e seremos crentes genuínos e abençoados.
"Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade."
2Coríntios 4:1-2
 
- Só mantendo uma consciência limpa sentimos a confiança que precisamos para buscarmos ao Senhor Deus, ainda que saibamos que não é por nada que façamos, mas pela Sua misericórdia e graça.
"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,"
Hebreus 10:19-22

- Precisamos ter a consciência tranquila para podermos compartilhar a nossa fé com outros.
"Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;"
1Pedro 3:15-16

"Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos. E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens."
Actos 24:15-16 
 
- É indispensável ter a consciência purificada para servir a Deus.
"Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;"
2Timóteo 1:3

- Sem a consciência limpa não teremos amor genuíno para dar aos outros.
"Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;"
1Timóteo 1:5-6

- Acabaremos por cauterizar a nossa consciência se persistirmos em desobedecer.
"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;"
1Timóteo 4:2


Vamos depender a cada dia do nosso Deus, vencendo as lutas pelas Suas forças.
Vamos refugiar-nos na Sua Palavra, vencendo a tentação e deixando que leve a culpa do nosso coração.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre."
1João 2:15-17


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Realmente necessitamos muito de uma mente renovada e uma consciência limpa a cada dia pela misericórdia de Deus.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...