.
.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O corpo como templo do Espírito.

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." 
Levíticos 19:28


Apesar da Bíblia frisar o respeito que devemos ao nosso corpo, cada vez mais são frequentes os programas televisivos, filmes, séries e revistas que publicitam e fazem a apologia das tatuagens.



Nos Estados Unidos, existem mais de 40 milhões de pessoas adeptas dessa prática, e na Europa, o seu aumento crescente deu origem a uma nova disciplina universitária: a Psicologia da Tatuagem, ensinada nas Universidades de Milão e Roma.

Mas há mais para além do "glamour" e da afirmação sexual e social, inerentes às tatuagens... Muitos são os que vivem em angústia por um dia terem afirmado que "o corpo é meu" e agora sofrem pois são vítimas do preconceito da sociedade e vivem incomodados consigo próprios, pelos temas tatuados terem passado de moda, e também, pela deformação dos desenhos, causada pelo natural envelhecimento e alteração da forma do corpo.

Apesar de ser possível remover a cor de uma tatuagem, é um tratamento demorado e caro, e não representa uma verdadeira solução, pois normalmente sobram vestígios de pigmentos na pele.



Várias são as razões pelas quais nunca devemos fazer esse tipo de coisa:


- Sociais, pois sofreremos discriminação e preconceito,

- Emocionais, pois são marcas permanentes e impossíveis de serem completamente removidas,

- Espirituais, pois a origem desta prática relaciona-se com o culto aos deuses pagãos, ocultismo e adoração aos demónios.



Fazer golpes (ou cortes) em si mesmo, rapar os cabelos e realizar marcas no corpo eram realizados nos rituais pagãos realizados em memória dos mortos e identificavam, vinculando determinada pessoa a crenças e rituais pagãos. 

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor."
Levíticos 19:28 (traduzido do inglês)

"Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor".
Levíticos 19:28 (versão NVI - traduzida do original)

"Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto. Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo."
Deuteronômio 14:1-2


Todas as mutilações, quaisquer práticas infligidas contra o corpo são expressamente proibidas por Deus.

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus".
1Coríntios 6:19-20


Facilmente vemos que os temas abordados têm relação directa ao mundo das trevas.
Eis apenas alguns exemplos:


- O dragão e a serpente que simbolizam satanás:

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele".
Apocalipse 12:9

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos".
Apocalipse 20:2



- A caveira, o sangue, a corda e o punhal que simbolizam a morte e o poder do inferno:


"Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte."

2Samuel 22:6

"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda." 

Lucas 23:33


Ainda que muitas sejam as opiniões e muitos discordem, não podemos esquecer que devemos olhar para Jesus e seguir apenas o Seu perfeito exemplo, deixando para trás tudo o que não nos edifica, escandaliza os nossos irmãos e apenas afasta-nos de Deus.

"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
1Coríntios 10:23

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." 
Romanos 12:1-2

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." 
1Coríntios 10:32

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado."
2Coríntios 6:3


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...