.
.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O sofrimento da igreja primitiva.

Ao lermos o livro dos Actos dos Apóstolos compreendemos que servir a Deus é mais importante que todas as coisas. 

Mesmo que atravessemos dificuldades e sofrimentos precisamos continuar, vivendo pela fé, em obediência a Deus, seguindo em frente na Sua total dependência.

Apesar de todas as dificuldades que sentiam, a igreja primitiva...

- pregava a Palavra de Deus com ousadia

- partiu a evangelizar as nações, enviando missionários pelo mundo

- mantinha-se em constante oração

- supria as necessidades aos necessitados

- via acontecerem curas e maravilhas através dos apóstolos, como Jesus tinha feito

- era cheia do poder do Espírito Santo de Deus

- crescia em santidade e em número, pois muitas eram as conversões

- sofreu os primeiros mártires: Estevão foi apedrejado e Tiago decapitado 

 viveu a prisão e o sofrimento dos apóstolos e outros membros

- vivia debaixo da direcção e acção do Espírito Santo

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou."
Romanos 8:28-30

"Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós."
Romanos 8:31-34


Fazendo uma comparação da igreja primitiva com o cristianismo actual, iremos encontrar diferenças discrepantes. Veja algumas coisas que ocorre na igreja actual e não encontramos em Actos dos Apóstolos.

Em muitos sítios, a igreja dos nossos dias...

- é procurada por muita gente de forma a apenas obter benefícios materiais

- é para muitos, mais uma tentativa de achar cura para o seu corpo

- é para muitos, apenas procurar receber bênçãos e promessas de Deus

- começou aceitando novas filosofias e ideias erradas, onde tudo passa a ser vago e sem convicção 

- prega apenas prosperidade, riqueza e glória e esquece o sacrifício, a entrega pessoal e as lutas, quando realmente seguimos a Jesus


"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor."

Romanos 8:35-39


Este vídeo mostra-nos como foi difícil ser cristão nos tempos da igreja primitiva, em Roma:




Nos nossos dias, nalguns países onde vigoram certos regimes políticos, a igreja ainda sofre duras perseguições. Apenas pelas forças que Deus dá, lhes é possível continuar sendo fiéis a Ele.


Este vídeo é o testemunho escrito de alguns relatos duros e desumanos que irmãos nossos sofreram, por amor ao nome do Senhor:





Oremos pelos nossos irmãos e agradeçamos por ainda vivermos em liberdade para louvar e cultuar ao Senhor.
Que continuemos em frente, não pelas bênçãos materiais, mas por amor a Deus, pela Salvação da nossa alma, por vivermos rendidos ao Seu grande Amor, Poder e Misericórdia sem fim, por nós.



Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...