.
.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vivendo uma vida de diálogo...

A comunicação, especialmente no Casamento, é muito importante e da nossa inteira responsabilidade.

Não será por acaso que a mais frequente fraqueza no casamento... é a comunicação.

Aos olhos de Deus, tanto o marido como a esposa têm a mútua responsabilidade de contribuírem para que haja uma salutar comunicação, o que exige um esforço paciente, vivendo continuamente debaixo do amor que Deus nos deu, falando sempre com carinho, regando continuamente com oração e mantendo a nossa vida, sob o controle do Espírito de Deus.

"...o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus."
"Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,"
1Pedro 3:7-12



Para que haja diálogo numa família:


- Precisamos valorizar as opiniões e os pontos de vista dos outros.

- Devemos honrar o outro, valorizando-o.

- É importante esclarecer mal-entendidos, dialogando e procurando encontrar sempre o consenso e a união nas decisões, e nos planos a curto e a longo prazo.

- Devemos ser empáticos, sensíveis às necessidades do outro, compartilhando os nossos sentimentos, confortando e encorajando, compartilhando as nossas emoções.

- Sigamos suportando as cargas do outro. Precisamos ser livres de compartilhar os nossos problemas sem medo de ser repreendido ou rejeitado.

- Há que elogiar ao outro, enaltecendo as suas boas obras.



A boa comunicação implica:  

-  Manter diálogos francos e abertos com cada um dos membros da nossa família.
Ter liberdade para confidenciar os mais profundos sonhos, temores e fraquezas com o outro.

- Falar o mais claramente possível.

- Ser espiritual no falar, não torturar o outro, refrear-se, mantendo respostas brandas, pensando antes de falar, esclarecendo, ouvindo realmente ao outro.




Veja ou reveja a nossa irmã Bertina Cóias falando acerca do bem estar da família, numa palestra em Lagos, no Templo de Sião:







Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...