.
.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cristãos iguais ao mundo, não são sal...

A igreja primitiva e a igreja de Laodicéia são bem diferentes.
Uma é descrita na Bíblia como sendo unida, onde reinava a alegria, evangelizadora, altruísta, benevolente, cheia de graça, marcante…

"De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar."
Actos 2:41-47 

 
"E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha."
Actos 4:31-35



Já a igreja de Laodicéia (do Apocalipse) outra é descrita como morna, arrogante, orgulhosa, auto-suficiente, infeliz, miserável, pobre, cega e nua.

A Igreja Primitiva não tinha tanto conhecimento teológico, doutrinário ou mesmo “técnico” para levar avante a pregação de sua fé, mas eles tinham o principal: o Espírito Santo impregnado em suas vidas.
Isso foi o suficiente para levar o Evangelho a todo o mundo conhecido de sua época.

Ela valorizou mais a prática do que a teoria religiosa.



A Igreja de Laodicéia tem um vasto conhecimento, nas mais diversas áreas da vida cristã; tem uma estrutura mundial que lhe dá uma ampla sustentação para o avanço da pregação; utiliza os mais modernos meios tecnológicos para difundir o Evangelho Eterno; mas não é descrita com as mesmas qualidades da Igreja de

Ela valoriza mais a teoria religiosa do que a prática da fé.



O amor do Senhor pela Igreja de Laodicéia é o que O motiva a estender seu período de graça.
Mesmo “débil e defeituosa”, Ele não a tem rejeitado, pois a ama com um amor que nasceu na Eternidade.

Mas, ao invés de fazer com que esta Igreja se acomode em sua “vidinha morna”, este maravilhoso amor divino deveria impulsionar nela o deseja de mudar, de renascer, de despertar.

Um dos traços que mais me chamam a atenção na Igreja primitiva é a comunhão que os seus membros mantinham. Eram um povo feliz, animado, vibrando por amor a Deus e aos seus irmãos e irmãs. Foram, sem sombra de dúvidas, a única comunidade verdadeiramente solidária e de partilha na História deste mundo.
E hoje? Como é que está o “remanescente” daquela Igreja que tanto amava?


Pregamos sobre o amor, mas não aprendemos ainda como amar…
Pregamos sobre perdão, mas não aprendemos ainda a perdoar…
Pregamos sobre fé, mas não aprendemos ainda a mantê-la nas horas de duras provas…
Pregamos sobre salvação, mas não nos sentimos “lavados pela graça” de Cristo…
Pregamos sobre evangelização, mas não saimos do conforto dos nossos lares…

“Onde abundou o pecado, superabundou a graça…”
Romanos 5:20


Talvez seja esta essa a “segurança” da igreja dos nossos dias. A graça tem sido superabundante, pois os pecados são muitos: indiferença, egoísmo, hipocrisia, falsidade…
Mas não podemos continuar pecando, confiantes que Deus, pela Sua enorme Graça e na Sua infinita misericórdia, sempre nos perdoe e levante.
Há que fazer um compromisso com Deus e voltar ao primeiro amor, novamente. Só assim seremos realmente parte daquela igreja que faz a diferença entre o mundo, que é exemplo para os perdidos, verdadeira Luz e Sal, no meio das trevas...









0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...