.
.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A arca de Nóe era um simples barco?

"Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra. Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora. Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta. Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro. Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará. Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos. De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles. Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez."
Gênesis 6:12-22



Apenas Deus poderia conceber os planos para uma arca com uma tal envergadura, capaz de albergar todo o tipo de animais em condições suficientemente dignas, de armazenar água e comida necessárias para os diferentes tipos de alimentações, de ter um sistema de limpeza e um sítio onde acumular os dejectos animais, e condições dignas para a tribulação dormir, comer e manter a arca em perfeitas condições.

Apenas Deus poderia pegar num homem inexperiente e fazer dele um construtor exímio de uma embarcação megalómana e de dimensões absolutamente avassaladoras, como a arca.

Sabendo que haviam na altura vários côvados diferentes como medida, se considerarmos a mais pequena (44,5cm), ainda assim, a arca tinha no mínimo 133,50m de comprimento, por 22,30m de largura, por 13,40m de altura, o que é mesmo impressionante...

Isto fazia da grande arca, um contentor enorme com cerca de 40 mil m³ de volume bruto.
Interiormente, somando os seus três convés, tinha disponível uma área total de mais de 8 900 m² de espaço útil.

Esta relação entre comprimento e largura, de 6 para 1, é usada nos nossos dias pelos modernos engenheiros navais pois, após anos de pesquisa, experimentação e complicados cálculos matemáticos, verificou-se ser a porpoção que concede a maior estabilidade e segurança possível, a um navio. 


Para entender o quão grande a arca era, basta pensar que, se colocada ao alto, seria o equivalente a um bloco de apartamentos com 60 andares, com 3 grandes apartamentos por piso, com uma área de cerca de quase 300m2 por andar.

É realmente grande, não é? Bem maior do que as gravuras que geralmente ilustram a história da arca de Nóe que contamos às criancinhas.

Noé foi o construtor da obra mais incrível em dimensão e estabilidade, de todos os tempos, mas foi Deus quem planeou e o capacitou na sua construção.
Nunca a tentativa de fazer um navio em madeira, tão grande assim, foi tentada até aos dias de hoje, devido à probabilidade de não resistir e partir-se.
Apenas após o início da construção naval com o uso do ferro, conseguiu-se construir um navio que atingisse e ultrapassasse o tamanho e o volume da grandiosa arca de Nóe!


Torna-se muito mais fácil explicar àqueles que ficando relutantes, ao ouvir a história, põem em causa a veracidade da Palavra de Deus, escrita na Bíblia para nossa edificação e Salvação da nossa alma.


Em seguida, vários vídeos mostram quando a arca de Noé foi recentemente encontrada, no topo do monte Ararat, na actual Turquia.





A Bíblia fala sempre a verdade, ainda que o homem natural não acredite...


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Espectacular!!! Quando é Deus a dirigir todas as coisas, estas só podem ser grandiosas, como a arca de Noé.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...