.
.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Corações dedicados ao serviço de Deus...

Jeoiada era um fiel sacerdote do templo do Senhor Deus.

Eram tempos difíceis.
O povo vivia longe do Senhor e da Sua protecção.

Os reis tinham-se corrompido e viviam debaixo do jugo da idolatria, prostituindo-se espiritual e moralmente.




Por várias vezes, Deus tinha trazido a vergonha ao Seu povo, a destruição ao Seu templo e à família real.


Quando Acazias (rei de Judá) foi morto por Jeú (enviado por Deus para matá-lo - por ter-se rebelado e feito o que era mau aos Seus olhos), Atália (mãe de Acazias) mandou exterminar todos os descendentes da família real e assumiu o poder em Judá.
Mas pela vontade de Deus, antes que fosse morto, Joás (filho de Acazias, neto de Atália) foi salvo por Jeosebate (sua tia) e viveu escondido no templo, sendo criado em segredo, aprendendo a temer ao Senhor, pelo sacerdote Joiada.

Quanto Joás atingiu os sete anos de idade, Joiada chamou os capitães dos cários e da guarda e fez aliança com eles. No sábado, os guardas protegeram o templo e escoltaram Joás.
Joiada coroou Joás, deu-lhe o livro do testemunho e constituí-o rei de Judá, para a alegria do povo.
Atália percebeu o que tinha acontecido, mas quando foi ao templo na tentativa de impedir a rebelião, acabou sendo executada no "Portão dos Cavalos" do palácio.



Enquanto o sumo sacerdote Jeoiada viveu, agiu como sendo seu pai e conselheiro de Jeoás, o jovem monarca prosperou, pois fez o que era agradável a Deus:


- Todos os ídolos pagãos, altares, altos, postes e bosques (lugares de adoração aos símbolos fálicos) foram retirados e destruídos, juntamente com todos os sacerdotes que praticavam esses rituais.

- Sentiu em seu coração reparar a casa do Senhor, pois os muitos anos de idade (cerca de 150 anos), a negligência e os saques sofridos durante o reinado de Atalia, levaram a que o templo se encontrasse numa situação de grande degradação.

- Re-instituiu o imposto instituído por Moisés para a manutenção do Templo, arrecadando dinheiro suficiente para reconstruí-lo e mantê-lo em perfeitas condições.

- Novos utensílios foram forjados e consagrados para o uso exclusivo no templo do Senhor.

- O povo viveu na vontade de Deus, debaixo da Sua protecção, prestando-lh'E culto no Seu Templo.



O sacerdote Jeoiada, viveu por longos dias, até à idade de 130 anos.
Mas quando morreu, os príncipes do reino gradualmente fizeram com que o Rei Jeoás e o povo se desviassem de Deus para a adoração de ídolos pagãos e dos “postes sagrados” fálicos, novamente.

O Senhor suscitou profetas para avisá-los, mas recusavam-se a ouví-los. Jeoás chegou ao ponto de matar Zacarias, o próprio filho de Jeoiada, porque falara em nome de Deus: “Por que infringis os mandamentos de Jeová?”

Sem a protecção de Deus, bastou um minúsculo exército da Síria, chefiado por Hazael, para conseguir invadir o território de Judá.
Jeoás foi obrigado a entregar todo o ouro e os tesouros do santuário, bem como seus próprios bens, deixando-o um homem arrasado e doente.
No fim de seu reinado, alguns de seus servos conspiraram contra ele e mataram-no.



- Jeorão, seu avô, foi rei, mas não recebeu a honra de Deus, nem do povo, sendo enterrado fora dos sepulcros dos reis:

"Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR Deus de Davi teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, Mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos..."
"E sucedeu que... saíram-lhe as entranhas por causa da doença; e morreu daquela grave enfermidade; e o seu povo não lhe queimou aroma como queimara a seus pais."
"...e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis."
2Crónicas 21:12-13/19-20


- Acazias, seu pai, foi rei, mas também não recebeu a honra de Deus, nem do povo, sendo enterrado fora de Judá:

"E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como a casa de Acabe, porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para a sua perdição. Também andou nos conselhos deles..."
"E sucedeu que, executando Jeú juízo contra a casa de Acabe... buscou a Acazias (porque se tinha escondido em Samaria), e o alcançaram, e o trouxeram a Jeú, e o mataram, e o sepultaram..."
2Crónicas 22:4-5/8-9


- Atália, sua avó, foi rainha, mas não recebeu a honra de Deus, nem do povo, sendo morta de uma forma terrível:

"E lançaram mão dela; e ela foi pelo caminho da entrada da porta dos cavalos, à casa do rei, e ali a mataram." "E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade ficou em paz, depois que mataram a Atalia à espada."
2Crónicas 23:15/21


- Joás, foi rei, mas no fim da sua vida, não recebeu a honra de Deus, nem do povo, porquanto se desviou do que tinha aprendido, sendo enterrado fora dos sepulcros dos reis:

"Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera..."
E sucedeu que... o exército da Síria subiu contra ele; e vieram a Judá e a Jerusalém, e destruíram dentre o povo a todos os seus príncipes..."

"Porque ainda que o exército dos sírios viera com poucos homens, contudo o SENHOR entregou na sua mão um exército mui numeroso, porquanto deixaram ao SENHOR Deus de seus pais..." 
"...deixaram-no gravemente ferido; então seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho do sacerdote Joiada, e o feriram na sua cama, e morreu; e o sepultaram na cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis."
2Crónicas 24:22-25



- Mas Jeoiada, não foi rei , mas recebeu a honra de Deus, do povo e da sua família, vivendo por longos dias, sendo acarinhado mesmo na sua morte, respeituosamente enterrado nos sepulcros dos reis, na cidade de Davi:

"E envelheceu Joiada, e morreu farto de dias; era da idade de cento e trinta anos quando morreu. E o sepultaram na cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Israel, e para com Deus e a sua casa."
2Crónicas 24:15-16



Mais importante do que ter um cargo de chefia, exercer poder sobre os outros e receber glória, enquanto vivermos é, buscar fazer a vontade de Deus, sermos bons exemplos para os que nos rodeiam e procurar exaltar e elevar bem alto o nome do Senhor.

"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."
João 12:26


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...