.
.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vidas de integridade ou hipocrisia...

José foi um grande exemplo no que toca à integridade moral e sexual.

Ele fora vendido como escravo a Potifar (cujo nome significa "dedicado a Rá"-deus egípcio), que era o comandante da guarda pessoal do Faraó (possivelmente Sesostris III, que reinou de 1878 a 1843 a.C., segundo 1 Reis 6:1 e Êxodo 12:40, que indicam a entrada de José no Egito ter-se dado ao redor de 1877 a.C.).

Naqueles dias, a população do Egipto antigo era composta de três classes: os guerreiros, os sacerdotes e o povo.
O Faraó era o rei da nação, o deus do povo e o comandante máximo do exército.
Os oficiais do exército gozavam de grandes riquezas e privilégios.
Os sacerdotes constituíam famílias e viviam bem, sendo muito abastados, os de posição superior.
O resto da população era, na sua maioria, pobre e vivia com dificuldades.
Potifar, devido à sua alta posição, tinha certamente uma grande fortuna que precisava ser administrada com habilidade.
As famílias ricas,como a dele, habitavam em mansões de dois ou três andares, com lindos jardins e pátios. As suas casas eram decoradas com objectos preciosos como vasos de alabastro, pinturas, tapeçarias e móveis entalhados à mão.
As refeições eram servidas em vasilhas e pratos de ouro e a casa era iluminada com lâmpadas (de azeite talvés) em ouro.

Os servos ou escravos, como José, trabalhavam no piso inferior enquanto que a família ocupava os ambientes superiores.

O Senhor, Deus de Israel, era com José. Tudo o que ele tocava, o Senhor fazia prosperar.
Potifar apercebeu-se das suas grandes capacidades e rapidamente promoveu-o à posição mais alta entre os seus servos: a de mordomo.

A bênção do SENHOR estava com toda a casa de Potifar, por amor a José. Potifar reconheceu e confiou a ele a administração de toda a sua fortuna.

A Bíblia conta que ele era formoso de porte e de boa aparência. A mulher de Potifar começou a cobiçar José e repetidamente procurou seduzi-lo, mas ele não se deixou enredar. Ele explicou-lhe que, se fizesse o que ela queria, estaria traindo a grande confiança que Potifar tinha depositado nele, pois lhe dera plena autoridade em sua casa sobre tudo, menos sobre ela, por ser sua mulher.
Isso seria uma terrível traição para com o seu amo, mas principalmente, um vil pecado contra o poderoso Deus de Israel.

Em tudo, José servia a Deus.
O Egipto era uma terra tão ou mais idólatra quanto Canaã, a sua terra natal. Lá, José mantivera-se íntegro, sendo a sua vida um testemunho do Deus vivo e verdadeiro.
Quando essa mulher o incitava à imoralidade, ele fugia da tentação.
José tinha um propósito alto, pois seu desejo era ser fiel a Deus.

Uma última vez a mulher de Potifar aproveitou-se da ausência do seu marido para tentar José.
Aflito, ele desvencilhou-se e fugiu, mas deixou as vestes nas mãos da mulher de Potifar.
A rejeição despertou o ódio dela, que a levou a inventar mentiras contra José: que a tinha atacado e que fugira quando ela gritara, deixando suas vestes para trás.

Potifar ouviu o que a mulher lhe disse, acreditou, e se encheu de ira contra José. Um grande erro, pois José havia lhe trazido grande prosperidade, e sem dúvida ele conhecia sua integridade.

José foi então lançado no cárcere...


Ao ser lançado na prisão, perdendo tudo o que havia obtido desde que fora vendido como escravo, por causa da sua fidelidade, José podia ter ficado desesperado, mas ele continuou mantendo sua integridade e sendo fiel a Deus e aos homens, em tudo.

José não se deixava abater pelas circunstâncias aflitivas que o envolviam: ele passava por cima delas! O Senhor estava com ele, e ele reconhecia a mão de Deus em sua vida, por isso ele não desanimava. O desânimo é uma das armas mais eficientes do adversário, junto com o desapontamento.

"E, na verdade, toda a correcção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura."
Hebreus 12:11-16



Satanás gosta de tentar e "comprar" as pessoas, mas José foi íntegro e não se deixou levar.

O SENHOR, portanto, o abençoou: o carcereiro viu a sua conduta exemplar e a sua firmeza de carácter e então confiou-lhe a administração da prisão, embora ele próprio estivesse detido.
Mais tarde vemos o maravilhoso fruto de justiça revelado na vida deste jovem.

Da mesma forma, devemos ser verdadeiros e sinceros, buscarmos ao Senhor, ter sede e fome da Sua Palavra e vivermos em louvor constante, não levando vidas duplas, vida de hipócritas.

Vale a pena ser fiel ao Senhor, desviando-nos do mal e mantendo uma vida de integridade e pureza...


Vejam estes vídeos que falam sobre pureza sexual e integridade física:







Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...