.
.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dependendo de Deus nas finanças.

As finanças são uma dos principais factores que afectam os crentes em Deus, principalmente os de nível socio-económico mais baixo.
A actual conjuntura económica e a crise mundial veio levar à redução dos ordenados e ao aumento dos impostos e dos gastos em alimentação, energia, combustível, escola e roupa, aumentando o nível de dificuldade em conciliar, mensalmente, os ganhos com todas as despesas.

Ainda que por vezes passemos por grandes dificuldades, Deus está sempre ao nosso lado, pronto a ajudar e a livrar-nos das dificuldades.
Mas há vários pontos em que, às vezes, falhamos.


Há várias coisas que precisamos ter em mente e precisamos fazer a nossa parte, para que Deus nos possa abençoar, ainda mais:

- É importante reconhecer que foi o Senhor quem nos deu tudo o que possuímos e que tudo o que temos é do nosso Deus. Nós somos apenas mordomos e gerimos as suas propriedades.

"E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR."
Jó 1:21
 
"Porque quem sou eu, e quem é o meu povo...? ... tudo vem de ti, e do que é teu to damos."
1Crónicas 29:14

"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam." 
"Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo."
Salmos 24:1/50:10-11


- Temos de procurar a vontade de Deus para a nossa vida. Que o nosso alvo seja servir, adorar a Deus e procurar ser aquilo que Ele deseja para nós.

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."
1João 2:15

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa."
Hebreus 11:7-9


- O dinheiro não pode ocupar as nossas mentes, nem o nosso coração. Precisamos conservar-nos dependentes de Deus, usando o dinheiro sempre de maneira correta.

"Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom."
Mateus 6:20-21/24

"Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se trespassaram a si mesmos com muitas dores."
1Timóteo 6:9-10


- Devemos ser sensíveis às necessidades reais dos nossos próximos. Ainda que estejamos atravessando um vale, sofrendo dificuldades económicas, Deus sempre suprirá, de alguma forma, aquilo que necessitamos.
Se colocarmos em nosso coração ajudarmos alguém, orarmos e esperar-mos, Deus proverá o suficiente para suprir as nossas necessidades e daqueles a quem nos propusemos ajudar.

"Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade."
1João 3:16-18


- Usemos o nosso dinheiro como um meio de testemunhar a mudança que Deus fez em nós, compartilhando o evangelho de Cristo aos outros.

"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos."
Actos 4:32-35


- Abençoemos a nossa igreja com o nosso dinheiro, para além dos dízimos e das ofertas alçadas que nos são uma obrigação, abençoemos os vários ministérios, os missionários, pregadores, cantores, tudo o que é feito em nome de Deus, sempre que sentirmos em ajudar, contribuindo liberalmente, de todo o coração, para a obra do Senhor.

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus."
2Coríntios 9:7-11

"Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedónia; Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus."
2Coríntios 8:1-5


- Aprendamos a contenção de gastos desnecessários. Gastar com frivolidades e coisas que não edificam é desvalorizar a bênção de Deus sobre as nossas finanças.

"Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes."
1Timóteo 6:7-8

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus."
Filipenses 4:19


- Devemos estar preparados para lidar com gastos inesperados, meses maus e doenças.

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Filipenses 4:11-13


- Esforcemo-nos e desenvolvamos os meios, dons e habilidades que Deus nos deu, ao serviço das nossas finanças.

"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;"
Romanos 12:11-16

"Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Mateus 25:20-21


- Aprendamos a investir sabiamente e a nunca gastar impensadamente, nem por impulso, pois as escolhas serão geralmente erradas.

"Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens."
Mateus 24:46-47
 
"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração? Quando brotar a erva, e aparecerem os renovos, e se juntarem as ervas dos montes, Então os cordeiros serão para te vestires, e os bodes para o preço do campo; E a abastança do leite das cabras para o teu sustento, para sustento da tua casa e para sustento das tuas servas."
"Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos."
Provérbios 31:16/27:23-27
 

- Avaliemos as nossas saídas e os gastos a que implicam, de forma a não ficar endividado, passando dificuldades, sem necessidade. Decidamos sabiamente, a liberdade financeira é algo a manter.

"Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a."
Mateus 13:44-46

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar."
Lucas 14:28-30


- Compreendamos que a obra do Senhor é afectada pelo nosso testemunho.

"Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o SENHOR? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. Não acuses o servo diante de seu senhor, para que não te amaldiçoe e tu fiques o culpado."
Provérbios 30:9
 
"Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós."
Romanos 2:21-24
 

- Não sejamos fracos, caindo constantemente nos contos do vigário, mas desenvolvamos resistência a vendedores, às publicidades e aos produtos "de marca".

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."
Marcos 14:38

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."
1Coríntios 10:13


- Sejamos criativos, desenvolvendo habilidades para economizar dinheiro, fazendo em casa tudo o que nos fôr possível fazer.

"Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,"
Ageu 2:4

"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."
João 6:27



Vivamos na dependamos de Deus em tudo e seremos abençoados com tudo o que necessitarmos para viver.

"Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás."
Salmos 50:14-15

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Mateus 6:25-34


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Em tudo na nossa vida devemos depender de Deus e Ele está atento às nossas necessidades, pois nós somos seus filhos.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...