.
.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Seguindo rumo aos perigos...

E quando Deus manda que sigamos rumo aos nossos medos?

Por vezes é difícil aceitar que é da Sua vontade que enfrentemos certos perigos que conhecemos...
Mas se obedecermos à Sua voz, Deus será connosco e nos fará prosperar mesmo no meio das adversidades.

Jonas foi instruído por Deus a seguir até à terra de Ninive.


Entre as cidades do mundo antigo nos dias do reino de Israel dividido, uma das maiores foi Nínive, a capital do domínio assírio.
Fundada sobre as férteis terras do Tigre, logo depois da dispersão da Torre de Babel, floresceu através dos séculos, até que se tornou "...uma grande cidade, de três dias de caminho...".
No tempo de sua prosperidade temporal, Nínive era um centro de crime e impiedade, "...cidade ensanguentada... toda cheia de mentiras e de rapina."

Embora ímpia, Deus viu a muitos que, se lhes fosse dada uma oportunidade para O conhecerem, afastariam de si as más obras, e O adorariam. E assim, em Sua sabedoria Deus Se revelou a eles de maneira inconfundível, a fim de levá-los, ao arrependimento.

Então Deus ordenou ao Seu profeta Jonas:

"Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até Mim."
Jonas 1:1-2


Mas Jonas pôs em dúvida a ordem que Deus lhe dara.
Do ponto de vista humano, parecia que nada se poderia ganhar em proclamar a mensagem nesta cidade tão tenebrosa.
Jonas esquecera que o Deus a quem servia era soberano e todo-poderoso.
Enquanto hesitava, duvidando ainda, Satanás sobrecarregou-o com o desencorajamento. O profeta foi tomado de grande temor, e levantou-se e fugiu para Társis.
Em Jope, achando ali um navio pronto para zarpar, pagou a sua passagem, e seguiu com eles.


Se Jonas não estivesse tão apavorado, teria verificado o quão tolo seria fazer qualquer esforço para tentar escapar a Deus.

"O Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se. Então temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão e se deitou, e dormia um profundo sono."
Jonas 1:4-5


Deus tem o poder de sustentar os Seus servos e garantir vitória nas pesadas responsabilidades.

Quando obedecemos sem questionar, somos poupados a muitas experiências amargas e somos abundantemente abençoados. Mas, ainda que desobedeçamos, na hora do desespero, o Senhor não se afasta de nós e vem em nosso auxílio.


Jonas aprendeu afinal que a salvação vem do Senhor. Jonas foi liberto dos perigos do profundo abismo, e foi lançado em terra seca. E aí, uma vez mais é o servo de Deus comissionado para advertir Nínive.

"E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a pregação que Eu te disse."
"Levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor."
Jonas 3:1-3


Entrando na cidade, Jonas começou a pregar.

"Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida."
Jonas 3:4


A mensagem não foi em vão. O clamor soava através das ruas, até que todos os habitantes ouviram o terrível anúncio. O Espírito de Deus imprimiu a mensagem em cada coração e levou multidões a tremerem por causa de seus pecados e a se arrependerem em profunda humilhação.

"E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior, até o menor. Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si os seus vestidos, e cobriu-se de saco, e assentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água. Mas os homens e os animais estarão cobertos de sacos, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se Se voltará Deus, e Se arrependerá, e Se apartará do furor da Sua ira, de sorte que não pereçamos?"
Jonas 3:5-9


Sendo que rei e nobres, com todo o povo, grandes e pequenos...

"...se arrependeram com a pregação de Jonas...".
Mateus 12:41


A condenação foi evitada; o Deus de Israel fora exaltado e honrado através do mundo pagão, e Sua lei foi reverenciada.

"Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus Se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez."
Jonas 3:10


Assim como foi a pregação de Jonas para os ninivitas, a pregação de Cristo é nós. Mas que grande diferença há, na recepção da Palavra divina.
Nós sabemos que ainda que haja indiferença e escárnio, Deus tem todo o poder para operar transformação e libertação no mundo.
A longanimidade de Deus tem sido muito grande – tão grande que quando consideramos o contínuo insulto a Seus santos mandamentos, ficamos maravilhados.
Deus concedeu ao homem um período de graça; mas virá o tempo do julgamento e condenação.

"Não temas, mas fala, e não te cales; porque Eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade."
Actos 18:9-10


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...