.
.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A missão da igreja: louvar e evangelizar.

Nunca tanto se cantou na igreja como desde a última metade do século XX.

Esta crescente produção e exibição de material "gospel", seja em texto publicado, gravado em cd's ou em dvd's, ou músicas evangélicas que passam nas rádios e televisões, não tem paralelo na história.

Atravessamos dias em que a igreja vive, como nunca antes, para ela própria e não tanto em acção e preocupação para com os perdidos.
Mais do que a evangelização, a actividade hoje mais fomentada na igreja é a celebração e louvor a Deus.

É importante lembrar que a principal missão da igreja é continuar o ministério de Jesus: a evangelização, o ensino e a acção social, e que para cumpri-la é necessário desprendimento e disposição para trabalhar em favor do próximo.

"Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo."
João 20.21-22 
 
"E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo."
Mateus 4:23


Cumprir a missão da igreja, enviando missionários e saindo a evangelizar, leva a que deixemos o conformismo e o individualismo que levamos da sociedade para a igreja.
Ao concentrarmo-nos apenas no tempo de louvor, cultiva-se o individualismo, pois é algo apenas entre nós e Deus, e somos nós quem tiramos o maior proveito do acto.
Ao investir na evangelização, o principal abençoado é o próximo.

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
Mateus 22.36-27

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."
João 13.34-35


O louvor vem desde os dias do Antigo Testamento. A igreja primitiva prestava culto ao Senhor.
Paulo, recomenda aos irmãos que louvem a Deus por meio de "salmos, hinos e cânticos espirituais".
Para tudo há um tempo certo e uma ordem. Tudo deve ser feito para agradar ao Senhor.

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração."
Colossences 3.16


Cuidado com a música que ouvimos.
Como nunca antes, há cânticos de questionável qualidade teológica e muitos que até estão biblicamente errados. Cada vez mais estão longe da Verdade, cheios de emoções, sentimentalismo, egocentrismo e materialismo, evidenciando falta da regeneração em Jesus, não quererendo ser como Cristo, e desejando e buscando poder, sucesso, e bênçãos materiais...

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem."
João 4:23

"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim."
Mateus 15:8

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós."
IJoão 1:7-10


O louvor deve ser dado a Deus com paixão, para adorar ao Senhor e não para pedir: "Dá-me, abençoa-me, unge-me, responde, cumpre a promessa...".
Na Bíblia, a música era exclusivamente para a adoração, para exaltar a Sua santidade, a Sua majestade, o Seu poder, a Sua glória, a Sua bondade…. e não para fazer pedidos ao Senhor.

Deus procura verdadeiros adoradores. Que nós possamos ser assim como Deus deseja!


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Realmente Jesus foi grande porque serviu os outros, Mt. 20:28. A verdadeira grandeza é considerada através do serviço que prestamos aos outros. Foi o próprio mestre quem disse:"...aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que,entre vás quiser ser o primeiro, que seja vosso servo"Mt. 20:26,27

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...