.
.

terça-feira, 6 de abril de 2010

A queda de Israel e a criação da Igreja.

As grandes diferenças entre Israel e a Igreja:

ESCOLHA DE DEUS.
Deus escolheu Israel para a sua glória na terra.
"Eu sou o SENHOR, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei. Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;"
Isaías 43:15-16

Deus escolheu a igreja para a sua glória no Céu.
"Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."
Efésios 1:11-14

- TEMPO DA ESCOLHA.
Israel foi escolhido através de Abraão.
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."
Gênesis 12:1-3

A igreja foi escolhida antes da fundação do mundo.
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;"
Efésios 1:4
"E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
Apocalipse 13:8

- O PROPÓSITO DE DEUS.
Fazer de Israel uma nação santa, separada e diferente de todas.
"E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção."
"E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação."
Gênesis 12:2/46:3

Fazer da igreja um corpo diferente de todos.
"Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.  Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos."
Efésios 1:18-23

A FORMA COMO DEUS CHAMOU.
Deus chamou uma pessoa para a partir dela formar uma nação.
"Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei."
Isaías 51:2

A igreja foi chamada entre muitos para se tornar um.
"Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades."
Efésios 2:11-16

- O ENCONTRO COM CRISTO.
Os Judeus serão chamados de volta a sua pátria.
"E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel, e os edificarei como ao princípio. E os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim; e perdoarei todas as suas maldades, com que pecaram e transgrediram contra mim; E este lugar me servirá de nome, de gozo, de louvor, e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou."
Jeremias 33:7-9

A igreja será arrebatada aos céus.
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."
1Tessalonicenses 4:13-18

- A RELAÇÃO COM CRISTO.
Cristo será o Rei de Israel.
"E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva."
Zacarias 14:17

Cristo é a cabeça do corpo e noivo da igreja.
"E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,"
"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,"
Efésios 1:22/4:15

A HERANÇA DE CADA UM.
A herança de Israel é a terra.
"E apareceu-o SENHOR-a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera."
Gênesis 12:7

A herança da igreja é o céu.
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;"
Efésios 1:3
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,"
Filipensses 3:20

CONCERTOS (ALIANÇAS).
Israel fará um acordo com o anticristo.
"Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte, e com o inferno fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque pusemos a mentira por nosso refúgio, e debaixo da falsidade nos escondemos.  Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E regrarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas cobrirão o esconderijo. E a vossa aliança com a morte se anulará; e o vosso acordo com o inferno não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, então sereis por ele pisados."
Isaías 28:15-18
"Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis."
João 5:43

A igreja aceita a Jesus Cristo como mediador da nova aliança.
"E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel."
Hebreus 12:24


Na omnisciência de Deus, Ele permite que certas coisas aconteçam, para o bem de muitos.

- Israel, povo escolhido de Deus, foi separado para Ele. Deus instituiu com ordem e preceitos, para que fosse um povo santo e poderoso. Mas por várias vezes, misturou-se com os povos pagãos, seus vizinhos e prostituiu-se aos seus deuses e costumes.
Como consequência, Deus afastou-se dele, endureceu-lhes o coração e toldou-lhes o entendimento, até que chegue a plenitude dos tempos e então sejam salvos.
"Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente."
Romanos 10:21
"Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum;..."
"Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça."
"Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição; Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas. Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum..."
Romanos 11:1/3-5/8-11

- Com a queda do povo de Israel, Deus seguiu com o Seu plano de Salvação para que todos pudessem também ser salvos e tivessem a vida eterna com Jesus.
"...mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação."
Romanos 11:11
"...Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada."
Romanos 9:25
"E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam."
Romanos 10:20
" Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos? E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são. E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,"
Romanos 11:-17

- Os braços de Deus continuam abertos para receber quer judeus ou gentios. A Graça de Deus cobre todas as pessoas. Basta arrependermo-nos e pedirmos perdão ao Senhor. Ele salva a todos quantos o buscarem.
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo."
Romanos 10:9-18

- Precisamos crer que Jesus é o nosso Salvador. Foi Ele que aplacou a ira divina, pois pagou com o Seu sangue o preço dos nossos pecados e comprou-nos a vida eterna. É através da Fé em Deus que alcançamos a Salvação.
"Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço. Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido."
Romanos 9:30-33
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? Ou: Quem descerá ao abismo? Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,"
Romanos 10:4-8
"...pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme."
Romanos 11:20

- Não somos merecedores da compaixão que Deus tem por nós. Não somos dignos do grande previlégio de sermos feitos filhos de Deus. Somos fracos e pecadores. Mas pela imensa Graça de Deus, fomos resgatados das trevas para a Sua maravilhosa Luz e transformados pelo Seu Amor sem fim.
"Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos."
"E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!"
Romanos 11:6-7/12

- Não somos mais que os judeus. Todos somos pecadores, mas agora remidos pelo poder do sacrifício de Jesus.
"Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também."
"Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado."
Romanos 11:18-20/22

- Depois de Israel se aperceber que foi enganado pelo anti-Cristo, vai-se arrepender e clamará por perdão a Deus. Então aí, os que permanecerem serão salvos.
"E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades. E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados."
Romanos 11:23-27

- Deus é misericordioso. Deus sempre acolhe os que contritos, humildemente lhe pedirem perdão.
"Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia."
Romanos 11:30-32

- Deus é Soberano. O seu Poder é tremendo e os seus pensamentos são inatingíveis. Tudo governa e seguindo o Seu plano, orienta o rumo da História humana.
Apenas Deus consegue governar tudo e ao mesmo tempo dar-nos livre arbítrio para escolher.
Tudo o que fez, faz e fará é Perfeito. Nunca falhará.
"O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
Romanos 11:33-36


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...