.
.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Deus dá-nos sempre valor, ainda que na velhice.

Não vamos manter as nossas forças físicas, a saúde e a energia para trabalhar, para sempre.
À medida que envelhecemos, vamos ficando mais sensatos, mais ponderados e mais calmos também. A grande conquista, pela idade é a sabedoria e a experiência de uma vida de mágoas, alegrias, de lutas e de vitórias, nesta caminhada com Jesus, para o céu.

Devemos valorizar o nosso tempo disponível:

- aproveitando-o com descernimento, dando o primeiro lugar, em cada dia, ao mais importante (nosso tempo a sós com Deus).
- vivendo ao máximo a juventude que nos resta, trabalhando na obra do Senhor.
- gozando a nossa saúde e forças, esforçando-nos para alcançar o desejo do nosso coração, enquanto é tempo.
- respeitando os que são mais velhos, compreendendo-os, honrando e ajudando-os nas suas dificuldades.
- respeitando os mais novos, incentivando-os, ensinando, amando e perdoando-os nas suas falhas.
- levando uma palavra de ânimo aos que se encontram em aflição e esperança aos que estão sofrendo.
- espalhando a mensagem da Cruz de Jesus a todos os que nos rodeiam, sendo um exemplo da tansformação de Deus, em nossas vidas.
- estando sempre pronto a ajudar todos quantos necessitarem de apoio, de incentivo para continuarem ou de alimentos em alturas de necessidade.


A nossa sociedade dá um excessivo valor à beleza exterior e à juventude. Devido à exposição a um bombardear contínuo das publicidades e dos exemplos dos "vips", tornamo-nos obcecados pelo aspecto exterior. Em alguns casos chega até a ser doentio, prejudicando o bem-estar psíquico da pessoa.

Seja de que modo for, todos tentamos retardar o nosso envelhecimento e recorremos a vários tipos de produtos que prometem isso, mas sem grandes resultados (diga-se de passagem)...
Por que não aceitamos o envelhecimento? Será que envelhecer reduz o nosso valor como pessoa (perante os outros/ou perante nós)?

Quando crianças, queremos ser grandes. Queremos aprender a conduzir, trabalhar e namorar.
Esses desejos fizeram parte da vida de todos nós. E, pela Graça de Deus, chegamos à maioridade, experimentamos tudo o que vem com a idade, inclusive a responsabilidade e o dever.
Mas quando atingimos uma idade mais avançada é normal ficarmos com medo de nos tornarmos inúteis e dependentes dos outros. Tememos as dores e as limitações que vêm com o envelhecimento e a doença. E mais ainda, o final da nossa vida.

É claro que o vigor da juventude vai desaparecendo gradualmente e o nosso exterior transforma-se lentamente. Mas não serão os cabelos brancos e as rugas sinónimo de experiência e de sábios conselhos?
Não retiremos o valor de tudo aprendemos ao longo da nossa vida, nem daquilo que Deus nos deu.
Deus honra todos os que se mantêm firmes no caminho da Salvação e ainda que envelhecendo e experimentando transformações e limitações físicas, continuamente buscam a Sua face.
"Coroa de honra são as cãs (cabelos brancos), quando elas estão no caminho da justiça."
Provérbios 16:31

Com Deus, nunca seremos inúteis!!! Ainda que fiquemos limitados fisicamente, existe sempre trabalho disponível para fazermos:

- O ministério da oração é um dos mais importantes na igreja. Os crentes fiéis que oram sem cessar são os "pilares" que suportam a igreja. Um idoso tem menos ocupações onde perder tempo e dedica-se mais à oração.
"Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração."
Salmos 102:17
"...a oração dos retos é o seu contentamento."
"... a oração dos justos escutará."
Provérbios 15:8-29

- O aconselhamento é algo que todos os que estão firmados em Cristo, que foram moldados através das lutas e tribulações durante as suas vidas e que cresceram no conhecimento de Deus, podem sempre fazer. Conselhos sábios, com palavras ungidas, cheias do poder de Deus são de grande valor e importância no seio da igreja.
"Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam."
Provérbios 15:22

- O testemunho real das vitórias que Deus deu, ao longo dos muitos anos que viveram, toca fundo no coração de todos quantos ouvirem e deixam gravada a Palavra de Deus em nós.
"Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;"
"Moços e moças, velhos e crianças."
Salmos 148:7/12

- Manter-se fiel, independentemente das dificuldades, guardando a calma, a moderação, a paciência, mostrando sempre amor e carinho pelos outros, vivendo pela firme esperança e a certeza da Salvação, traz confusão aos descrentes e fá-los reconhecer a diferença que Deus faz em nós. São os mais velhos, os verdadeiros exemplos para o mundo sem Deus.
"O homem fiel será coberto de bençãos..."
Provérbios 28:20

- Sempre úteis (ainda que mais velhos, estão sempre prontos a servir e a trabalhar).
"O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos..."
Salmo 92:12-14

- Sábios (experimentados em trabalhos e problemas, cresceram no conhecimento de Deus).
"Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento."
Jó 12:12

- Conselheiros (ensinando o conhecimento que Deus lhes deu e as experiências de uma vida).
"Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada."
Tito 2:4-5

- Pilares da igreja (intercedendo e pedindo pelos líderes, família, igreja, ímpios...).
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."
Tiago 5:16

- Pacientes (mostrando amor e ponderação em todas as situações).
"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma."
Tiago 1:2-4

Deus é tão bom, que nunca nos desampara mesmo na nossa velhice.
É tão bom servirmos a um Deus vivo, misericordioso e fiel!
Guardemos as palavras que a Bíblia nos diz acerca disso.
"Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força."
Salmo 71:9
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."
2Coríntios 12:9
"E ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia."
2Coríntios 4:16
"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
2Coríntios 4:18


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...