.
.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Predestinados ou salvos pela Graça?

Muitos acreditam que Deus predestinou (no sentido de dar um destino) a todos aqueles que se irão salvar.
Se é Deus quem escolhe os que se salvarão, isto não enfraquece o nosso livre arbítrio para escolher e crer em Cristo?

A Bíblia diz que somos livres para escolher. Pela Graça de Deus, apenas temos de crer em Jesus Cristo e seremos salvos.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3:16
"A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."
Romanos 10:9-10

A Bíblia não se refere a Deus rejeitando os que crêem n'Ele e O buscam de todo o coração.
"Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma."
Deuteronômio 4:29

É atravez do Espírito de Deus, que somos convencidos de pecado e que sentimos necessidade da Salvação de Deus. É Deus quem usa a cada um, as circunstâncias e as dificuldades para amolecer os corações duros e fazê-los contritos, arrependidos e humildes perante Si.
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia."
João 6:44

Mas também nós precisamos fazer a nossa parte. Acreditando em Jesus, entregando nossas vidas a Ele e aceitando a Salvação que nos concedeu.
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego."
Romanos 1:16

Deus, que é Soberano, tudo quanto faz é Perfeito. Ele tem um plano e rege todo o universo por ele.
Nem sempre compreendemos a forma como age, mas sabemos que fará sempre o melhor para nós.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!”
Romanos 11:33
"Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam."
"Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto."
Salmos 24:1/100:3

Os judeus reconheciam a soberania de Deus.
“A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda decisão.”
Provérbios 16.33

A igreja recém-formada do novo-testamento também.
Jesus ensinou assim:
"Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer."
"E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido."
"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."
João 5:21/6:65/15:16

Paulo explicou os ensinamentos de Jesus:
"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,"
Efésios 1:4-6
"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou."
Romanos 8:29-30

Porque motivo Deus faria acepção de pessoas predestinando uns e outros não?
"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;"
Atos 10.34

Não fazer acepção de pessoas significa que Deus quer que todas as pessoas se salvem independentemente da sua nacionalidade, gênero, cor, raça, posição social, religião ou se creditam ou não n'Ele.
"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade."
1 Timóteo 2.4

Deus deseja a salvação dos seres humanos, mas apesar disso, Deus não viola o direito que nos deu, de escolhermos o nosso proprio caminho.
"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios."
1 Coríntios 10.21

Deus predestinou o homem para o Bem, mas o homem preferiu o Mal.
Não foi Deus que errou, mas sim o homem. Deus não é culpado da nossa queda, pois Ele sempre nos deu a opção de escolha.
"Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,"
Deuteronômio 30:19
"E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más."
João 3:19

Se estivermos no alto de um monte, e vermos um cego caminhando para um abismo, sabemos que, se ele continuar, cairá no abismo e morrerá. Se gritarmos ao cego para que pare, mas ele não atender ao nosso aviso e continuar a caminhar na mesma direção, cairá no abismo e morrerá.
O cego não morreu porque sabíamos o fim que ele ia ter. Ele livremente quis continuar em direção ao abismo, apesar dos avisos.
 
Assim também, Deus não tem culpa que muitos continuem caminhando para o inferno. Ele nos alerta continuamente para deixarmos todo o pecado, mas caso não mudemos, sofreremos as consequências da nossa escolha.
"Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra."
"...Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?"
"...Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?"
Romanos 9:14-18/19-21

Deus predestinou a IGREJA, qual navio pilotado por Jesus, que segue em direcção ao céu.
Todos os que crendo, arrependerem-se dos seus pecados, aceitarem a salvação e manterem a fé viva em Cristo, poderão embarcar nele. Tornam-se eleitos e seguem viagem rumo ao céu.
Mas se alguém abandonar o navio, desprezando o seu piloto, Jesus, deixará de ser um dos eleitos.
Deus convida todos a entrarem a bordo deste navio (Igreja), mas a escolha será sempre nossa.
"...Chamarei meu povo ao que não era meu povo; E amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; Aí serão chamados filhos do Deus vivo."
"Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido."
Romanos 9:25-26/33


Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...