.
.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A segunda milha é por amor

Quão importante é ouvir palavras de consolo num momento difícil...

Quão bom e agradável é quando os irmãos vivem em união! 
Quão reconfortante é sentir o amor e o cuidado de um irmão quando estamos atravessando o vale. 
Que bom é poder sentir o apoio e o ânimo de um irmão!
Mas é com tristeza que vemos como a grande maioria dos "crentes" atuais estão frios e insensíveis aos outros, amantes de si mesmos e sem comunhão real com Deus... 

A vida do filho de Deus é uma vida de lutas e dificuldades, mas premiada de conquistas e vitórias que Jesus, indo na nossa frente, nos dá. Ainda que, ao agir em amor, segundo a Palavra e a vontade de Deus, possamos ser magoados, julgados e rejeitados injustamente, façamos como Jesus.


"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Mateus 5:39-44


Amar os nossos inimigos é um mandamento de Jesus, mas difícil de cumprir. 

Ser erradamente julgado e injustamente condenado pelos que estão no mundo, por levarmos uma vida santa e temente a Deus, é custoso, mas motivo de alegria para nós, pois sofremos por amor ao evangelho de Cristo.
Mas sofrer às mãos daqueles por quem oramos e intercedemos diante do Pai, a quem nós ajudamos e chamamos de irmãos, então a dor é bem mais difícil de suportar...


"...se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas..."


Naquele tempo um soldado romano podia recrutar qualquer civil e forçá-lo a carregar as suas armas e equipamento durante uma milha de distância. Certamente não será necessário dizer o quanto os soldados eram odiados por esta razão. 

Mas Jesus ensinou-nos a exercer o amor para com os nossos inimigos, e ainda, a exercê-lo muito para além daquilo que nos é exigido ou esperado...

É doloroso percorrer a "segunda milha" por alguém que nos magoou profundamente. Mas quando conseguimos continuar a fazer o bem imerecido e continuar intercedendo em oração em seu favor, então O Senhor se agradará sobremaneira de nós.



"Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"


Aquele que professa ser cristão mas vive como se Deus não existisse, não é um filho de Deus.  


De nada nos serve ser crente, professar ser cristão, servir na casa de oração ou até ter algum tipo de ministério, se não tivermos o Amor de Deus em nós! 

Se não exercermos amor para com o nosso irmão na fé, como faremos a diferença entre os ímpios? 
Se a atitude de muitos para com o seusirmãos é de maledicência, inveja e ódio, claramente o Amor do Pai não está neles... Então, como verá o mundo a Luz de Deus em nós?


Mas Deus tem os Seus meios de tratar com o Seu povo... 

"...se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas."
Juízes 6:13



Deus envia juízo ao Seu povo para que este não se perca, mas se arrependa e volte a obedecer à Sua Palavra. Podemos não entender mas não cedamos ao pecado. Deus pode parecer tardar, em nossa defesa, mas no tempo certo O Senhor age, e sempre de forma certa.



"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor."
Efésios 5:17



Que grande lição de confiança não nos deu já Deus quando, ao inverter as circunstâncias, fez aqueles que nos julgaram erradamente, experimentarem das mesmas aflições. Todas estas situações vivi e a todas as "reviravoltas" assisti...


Quando alguém julga erradamente, e humilha publicamente, afirmando que os problemas na vida do crente é sinal de pecado, um dia Deus o envergonhará com graves problemas.

Quando alguém humilha alguém pelas suas limitações, Deus também o fará experimentar limitações que o humilharão.
Quando alguém ensina que a doença é castigo do Senhor, Deus o humilhará fazendo-o ficar doente.
Quando alguém na liderança claramente insistir em rejeitar a uma ordem de Deus, um dia Ele requererá a sua alma.


De Deus é a Glória, o Poder e a Honra! Não somos nós quem mais importa, mas O nosso Salvador Jesus Cristo! Regozijemo-nos em Deus quando somos rejeitados, humilhados e envergonhados injustamente entre o Seu povo, por amor ao Senhor e à Sua obra.



"Então aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos. E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus. Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos, porque, não achando que responder, todavia condenavam a Jó."
Jó 32:1-3


"Sucedeu que, acabando o Senhor de falar a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos, porque não falastes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía." 
Jó 42:7,10 



Sejamos firmes e constantes na obra do Senhor, suportando o mal e amando os nossos inimigos, pois nem todos os que assistem na casa do Senhor são filhos de Deus...


"Corrige-te, ó Jerusalém, para que a minha alma não se aparte de ti, para que não te torne em assolação e terra não habitada."

"A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela. Por isso estou cheio do furor do Senhor;"

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas dizem: Não escutaremos. Portanto ouvi, vós, nações; e informa-te tu, ó congregação, do que se faz entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei."

Jeremias 6:8,10-11,16-19



No meio da Igreja não há só espigas de trigo com suas sementes, mas muitas espigas de joio que, mascarando os seus maus frutos, são instrumentos do inimigo das nossas almas e, usados por Deus para provar os Seus verdadeiros filhos, refiná-los e aproximá-los de Si.


"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."

Mateus 26:31-46



Por muito difícil que seja, possamos lembrar as palavras de Jesus e não desanimar diante das tempestades da vida, levando a carga dos que nos magoam, por uma segunda milha... 




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...