.
.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Deus escolhe de modo diferente

"Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na coletoria, disse-lhe: Segue-me. Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. Deu-lhe então Levi um banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento."
Lucas 5:27-32 

Deus dá oportunidade aos que não têm a capacidade, a credibilidade ou a aparência de serem capazes para o serviço. 
Jesus escolheu pessoas muito diferentes entre si, para preparar e acolher a Sua chegada, para Lhe serem testemunhas, Seus discípulos e fundadores da Sua igreja. Um casal idoso e estéril, dois jovens prometidos em casamento, pastores de rebanhos, magos vindos do oriente, pescadores vários, um cobrador de impostos, um médico, entre outros mais... 


Quando Jesus deu a oportunidade a Mateus de O servir, Ele agarrou-a e, por essa razão foi muito usado nas mãos do Senhor. 


Haviam dois tipos de cobradores de impostos na época: 

- diretos (cobrando impostos sobre terras, casas e animais às próprias casas das pessoas), como Zaqueu, certamente
- de alfândega (tendo um lugar específico onde ficar e receber o imposto dos que por aí passavam), como Mateus

Os discípulos que tinham sido pescadores e que deixaram as artes da pesca para seguir Jesus, caso quisessem poderiam voltar à sua antiga profissão, (assim fez Pedro, por algum tempo, após a morte do Senhor Jesus), mas Mateus, sendo um cobrador de impostos com a sua posição, sabia perfeitamente que jamais poderia voltar à carreira que construira durante toda a sua vida  . 

Jesus conhecia o coração de Mateus. Mais do que ter a segurança de um bom trabalho, mais do que possuir uma boa habitação ou o reconhecimento de um estatuto adquirido, melhor é obedecer à vontade de Deus para a nossa vida e ser aquilo que Ele quer que sejamos. Ele avançou na Sua vontade e deixou para trás tudo o que o prendia àquele lugar. 

Mateus, agradecido pelo convite de Jesus, oferece-lhe então um banquete, com a companhia dos seus amigos, uma multidão de publicanos, seus conhecidos do trabalho. 

Comer com alguém, naqueles tempo, era um sinal de amizade e de identificação para com o convidado, chamado de "amigo de mesa". Quando Jesus aceitou o convite de Mateus, não estava negando as escrituras, desvalorizando o pecado e abraçando a imoralidade, mas por amor aos perdidos, aceitou de forma a levá-los ao arrependimento, transformando a vida dos que estavam longe de Deus. Jesus não veio chamar aqueles que se achavam justos aos seus próprios olhos, mas aqueles que todos os tinham por pecadores e maus. 

Os fariseus acreditavam que a redenção viria apenas quando se separassem de todos os que eram religiosamente impuros, isto era, dos publicanos e dos pecadores. Mas Jesus sempre procurava estar perto de todos, até mesmo dos considerados impuros, para os ensinar acerca da Salvação que Ele nos trouxe, mostrando O Seu grandioso amor sem igual.

Jesus indignou muitos por se aproximar e falar com mulheres de má fama, com gente indigna socialmente, com pecadores apanhados em adultério, com aqueles a quem ninguém daria crédito ou prestava atenção. Ele ama a todos e a todos dá sempre uma oportunidade para serem salvos, transformados e usados por Ele. 


Todos somos importantes para Ele. Mas não somos nós que mais importamos, mas o Deus que nos formou e resgatou.
Nós não somos perfeitos, nem podemos grande coisas nas nossas forças. Mas Deus deu-nos fraquezas para que possamos depender d'Ele e ser usados por Ele, segundo a Sua bendita e gloriosa vontade.
Deus é a Verdadeira videira e nós as varas ligadas a ela.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...