.
.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Aparência de piedade mas sem poder

"A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este. Mas, se deveras melhorardes os vossos caminhos e as vossas obras; se deveras praticardes o juízo entre um homem e o seu próximo; Se não oprimirdes o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, nem andardes após outros deuses para vosso próprio mal, Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre."
Jeremias 1:1-7


"Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mimOlhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." 
Isaías 25:21-22 


Temos experimentado a Salvação que Jesus nos alcançou, pagando o preço ao morrer, suportando o peso dos nossos pecados, em nosso lugar , na cruz do Calvário.
Temos experimentado cura, proteção, direção e grandes livramentos, vez após vez, na nossa caminhada rumo ao Céu, seguindo o nosso Bom Pastor!
Desde a nossa conversão que temos visto a ação do poder de Deus na nossa vida e nas daqueles que também O seguem de coração.
Recordo com alegria os tempos em que a igreja, modesta, simples, humilde e desprovida de meios, atraía os perdidos à Salvação através da vida dos crentes e do poder revelado no meio da congregação, pela pregação da inspirada Palavra de Deus, pelos santos cheios da ousadia do Espírito...

Mas nos últimos tempos, algo estranho tem vindo a acontecer no meio evangélico.
O que aconteceu aos movimentos evangélicos tradicionais, antes firmados na infalível Palavra de Deus, que acreditavam nela e a seguiam na sua totalidade, mas que agora procuram nas ciências humanas, formas e técnicas de "fazer" e liderar a igreja?

Ao dar prioridade às necessidades do "homem atual", movimentos "genéricos" estão retirando o foco de Jesus e da Sua maravilhosa obra redentora. Buscando providenciar experiências rápidas aos aderentes, a música, as luzes e a imagem são os meios de eleição para despoletar emoções superficiais. 

O início da chamada "igreja emergente" deu-se quando, o aumento do mundanismo nas congregações e progressivo afastamento de Deus levou à diminuição drástica dos membros da igreja evangélica. 
O propósito foi bom, fomentar o crescimento da igreja. Mas a forma como buscaram esse crescimento, defendendo que o "velho modo" de fazer igreja não serveria mais para o homem moderno, e que seria necessário tornar a igreja "sensível às necessidades" atuais do homem, levou a cedências e comprometimentos perigosos com o mundo, de modo a atingir essa meta:

- Subjugar a teologia cristã à "visão espiritual" (pagã) do mundo,
- Moldar o modo de pensar dos aderentes aos objetivos dos "engenheiros sociais" (pseudo) cristãos, usando técnicas psicológicas para provocar sentimentos e experiências emocionais,
- Defender a ação social como sendo o objetivo principal da igreja na atualidade,
- Promover atividades variadas suficientes, de modo a passar uma imagem de utilidade prática para a vida dos aderentes,
- Mostrar o cristianismo como uma "máquina" funcional que traz resultados imediatos e benefícios vários.


Estas cedências implicaram obrigações que levaram à progressiva extinção do temor ao Senhor, na vida do cristão e na casa de oração:

 - mudar o aspeto da casa do Senhor tradicional para algo mais confortável aos aderentes, estilo salão de bar ou "café concerto", tão em moda hoje em dia,
- trocar o traje "formal" dos ministros por roupa casual, para que todos "venham como estão",
- passar uma imagem mais mundana, aceitando as tendências da moda secular atual(em cortes de cabelo, roupas, tatuagens e pearcings) de modo a que todos se sintam bem no seu meio,
- munir-se com a mais alta tecnologia de palco, luzes, audio e vídeo, para impactar quem os visita,
- usar preferencialmente dramas e danças variadas com subtis mensagens religiosas ou conteúdo moral, em substituição das pregações profundas e cheias de conteúdo Bíblico,
- abolir toda e qualquer referência sobre o pecado, condenação ou qualquer outro tema desconfortável aos ouvintes, frisando apenas a graça de Deus, e centrando-se nas necessidades da vida aqui, nos relacionamentos e na auto-estima, usando a psicologia moderna,
- acabar com a prática do canto dos hinos pela congregação, substituindo-os por canções, muitas vezes ocas e desprovidas de profundidade, e tornando a experiência musical muito mais apetecível aos visitantes, ao inserir o jazz, o rock, ou até o hip-hop no seu "louvor",
- substituir o uso da Bíblia traduzido por João Ferreira de Almeida (King James Version em inglês) para versões mais modernas, traduções novas e parafraseadas (onde faltam alguns versículos inteiros e outros estão alterados) de forma a facilitar a sua aceitação.



"Louvai ao Senhor. De todo o coração darei graças ao Senhor, no concílio dos retos e na congregação. Grandes são as obras do Senhor, e para serem estudadas por todos os que nelas se comprazem. Glória e majestade há em sua obra; e a sua justiça permanece para sempre. Ele fez memoráveis as suas maravilhas; compassivo e misericordioso é o Senhor. Dá mantimento aos que o temem; lembra-se sempre do seu pacto. Mostrou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações. As obras das suas mãos são verdade e justiça; fiéis são todos os seus preceitos; firmados estão para todo o sempre; são feitos em verdade e retidão. Enviou ao seu povo a redenção; ordenou para sempre o seu pacto; santo e tremendo é o seu nome. "
"
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre."

Salmos 111:1-10

O resultado destes movimentos é a formação de um aglomerado de pessoas que professam seguir a Jesus... mas que se parecem exatamente com o mundo; que dizem amar a Deus... mas cuja mente está formatada aos seus líderes e às suas filosofias; que dizem ser a igreja que Jesus instituiu... mas que vivem quase exclusivamente da autopromoção e self-branding nas redes sociais, onde a ilusão trabalhada substitui a realidade e, onde tudo é subjetivo; que afirmam ser livres do legalismo religioso dos "cristãos tradicionais"... mas que vivem sendo escravos do humanismo, não testando o que lhes é ensinado, confirmando na Palavra de Deus, vivendo vidas preenchidas de atividades religiosas, mas vazias, sem nunca experimentarem a verdadeira libertação e o poder de Deus nas suas vidas...
Enfim... Proclamam ser livres da religiosidade mas são os verdadeiros legalistas, vivendo segundo leis, interpretações e teorias de homens que amarram os seus seguidores a uma vida desprovida do poder de Deus. 
Assim como é necessário remover as escorias do metal precioso, também nós somos provados para que nos agarremos às Sagradas Escrituras e cresçamos no conhecimento do próprio Deus.
Deus permite que o inimigo influencie e engane aqueles que, tendo comichão nos ouvidos com a sã doutrina da Palavra de Deus, acumulam para si mesmo falsos mestres que ensinam segundo as suas próprias concupiscências humanas.


É prova de incredulidade negar que os sinais do poder de Deus são para o nosso tempo e, que são a prova real da presença de Deus no meio da Sua verdadeira igreja!

"Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demónios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam." 
Marcos 16:14-20




"Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras." 
"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão." 
"E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo."
"De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; "
Atos dos Apóstolos 2:6,14,17-18,37-38,41


"E, pondo-os no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto? Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos, seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus. E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário." 
Atos dos Apóstolos 4:7-14 

"Ao ouvirem isto, levantaram unanimemente a voz a Deus e disseram: Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar, e tudo o que neles há; que pelo Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo, disseste: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?"
"Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus." 
Atos dos Apóstolos 4:24-25,29-31


Numa igreja cheia do Espírito Santo há o dom de línguas, profecias da parte de Deus, provadas e confirmadas pela Sua Palavra, e interpretação das línguas para edificação da igreja.
Onde está o Senhor, aí há ordem e reverência a Deus. Há palavras de entendimento e revelação da profecia. Há pregação e explanação da Palavra de Deus, segundo a Sua direção, com ousadia e poder do Espírito Santo, para quebrantar e convencer de pecado os corações perdidos. 

"Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?" 
"Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar." 
"Por isso, o que fala em língua, ore para que a possa interpretar. Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." 
"Dou graças a Deus, que falo em línguas mais do que vós todos. Todavia na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua." 
"De modo que as línguas são um sinal, não para os crentes, mas para os incrédulos; a profecia, porém, não é sinal para os incrédulos, mas para os crentes."
"Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós." 
"Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus." 
"Mas se a outro, que estiver sentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, cada um por sua vez; para que todos aprendam e todos sejam consolados; pois os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos," 
"Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem."
1 Coríntios 14:1-6,9.13-15,18-19,22,24-25,27-28,30-33,39-40



O avivamento é uma necessidade real para a igreja!

O verdadeiro mover do Espírito Santo surge quando os joelhos dos filhos de Deus dobram-se para orar pela igreja, quando a dor e a angústia que Deus coloca no coração daqueles que amam realmente a Deus e ao seu próximo os leva a interceder sem cessar pelos líderes do povo do Senhor. Até que o Espírito Santo desça entre nós e leve ao arrependimento dos "cristãos" mundanos, ao quebrantamento real daqueles a quem a soberba da vida os afastou da Palavra de Deus e, em humildade de coração, busquem a direção do Senhor para a Sua igreja.

Precisamos de um avivamento na igreja, mas de um verdadeiro mover do Espírito de Deus e não de meras tentativas humanas, fracas e inúteis, para que se dê a consolidação da igreja na Rocha que é Jesus e para a Salvação do mundo que permanece perdido, sem Deus.






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...