.
.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Somos cegos, impedimento ou ajudadores

"Depois chegaram a Jericó. E, ao sair ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. Parou, pois, Jesus e disse: Chamai-o. E chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que te faça? Respondeu-lhe o cego: Mestre, que eu veja. Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista, e foi seguindo pelo caminho." 
Marcos 10:46-52

Assim como Bartimeu, muitas vezes levamos a nossa vida à beira do caminho, vivendo de migalhas, nunca experimentando a profundidade da intimidade com Deus. 
Mas quando Jesus passa por nós, assim como fez Bartimeu, precisamos desejar sair ao Seu encontro, clamar pelo Seu nome e sonhar com tudo o que Jesus tem para a nossa vida. 
Sonhar ver a glória de Deus em ação no meio do Seu povo, deveria ser algo normal. Assim como Bartimeu, se não desejarmos ver mais além e buscarmos a Deus, os nossos olhos espirituais nunca serão abertos pelo poder do Santo Espírito de Deus... 

Tristemente, ao constatarem a condição deste homem, prostrado no caminho, chamando pelo Mestre, os que O seguiam não decidiram ajudar, mas repreendê-lo e tentar abafar o seu clamor. 
Depois de estarem perto de Jesus, conhecer, em parte, a grandeza da Sua majestade, o poder da Sua demonstração de amor perante um povo perdido no pecado, as maravilhas e milagres que Ele já fizera diante deles... Como puderam eles mandá-lo calar? 
Vendo alguém pelo caminho, prostrado no chão, a atitude de muitos de nós é a indiferença, ou até mesmo falso juízo, acusação de pecado e afastamento. 

Sempre que, cansados de viver de migalhas, espiritualmente falando, desejamos maior intimidade com Deus e passamos a buscar e preservar em oração, aos Santos pés do nosso Senhor, enfrentaremos contrariedades e impedimentos, até mesmo entre a congregação.  Ultrapassamos todas as contrariedades quando, confiando n'Ele, não desistimos de perseverar e lutar, agarrando-nos à Sua fidelidade sem fim e entregamos-lh'E toda a nossa fé. 


Precisamos refletir sobre a nossa condição atual: 

Seremos nós como Bartimeu? Cegos, à beira do caminho, vivendo de migalhas? 
Será que estamos guardando a Salvação apenas para nós, desprezando o próximo em necessidade, como os que seguiam Jesus? 
Estando na presença de Deus, mas ainda tão frios e secos que tornamo-nos um impedimento para o mover de Deus na vida do Seu povo? 
Ou estaremos nós disponíveis para ouvir e ajudar, assim como Jesus? Ouvindo o clamor de Bartimeu, Ele mandou chamá-lo, recebeu-o, e ouviu o seu pedido. 



A secularização dos movimentos evangélicos, hoje em dia, é uma realidade. Inicialmente fundados em Cristo e forjados no fogo do Espírito, gradualmente temo-nos afastado da simplicidade do evangelho e, infelizmente, extinguido o mover do Espírito do meio da congregação. 


Vários são os sinais visíveis desta secularização entre os membros das congregações: 

- Ausência de verdadeiro temor ao Senhor na sua vida, 
- Mentes cauterizadas e humanistas que não reconhecem o seu próprio pecado, 
- Raízes de amargura, falta de perdão e do verdadeiro amor de Deus entre os membros,
- Corações endurecidos, vazios de angústia pelo estado da igreja e pelo mundo perdido,
- Omissão da necessidade de arrependimento pelos pecados nos apelos à Salvação,
- Ausência de sinais e maravilhas no meio do povo de Deus,
- Facilidade em seguir falsos mestres e novos ventos de doutrina,
- Uso de técnicas humanas para tentar fazer aquilo que apenas O Espírito Santo consegue,
- Falta de reconhecimento do mundanismo instalado entre o povo de Deus,
- Falta de visão de Deus, ausência de unção e de estratégias ungidas por Deus, 
- Juventude confusa, com valores adulterados, fraco conhecimento e entendimento das escrituras,
- Irrelevância perante a sociedade, iguais ao mundo em tudo, mas cheios de religião oca e vazia,
- Sectarismo,  facções, dissensões e todo o tipo de divisões e preferências dentro do corpo.


Mas Deus deseja despertar o Seu povo neste mundo para usá-lo para a Salvação das almas perdidas, enquanto é tempo...

Ser usado por Deus não depende dos nossos conhecimentos, estratégias e eloquência, mas de abrir a nossa boca e proclamar o evangelho da Salvação por Jesus... pois Deus prometeu que encherá a nossa boca com as Suas Palavras! E então o Espírito Santo tocará então nos corações e convencerá de pecado, para que se arrependam, peçam perdão aos pés da cruz e sejam salvos!

Não vamos desistir de clamar pelo povo de Deus até que do alto todos sejamos revestidos do Poder de Deus para lh'E sermos úteis. Cheios da ousadia e intrepidez do Espírito de Deus em nós, nada será impossível para Deus fazer através de nós!


Ele nos dará tudo o que necessitamos para cumprir o Seu mandar:

- Temor ao Senhor, profundo respeito e amor ao Poderoso Deus,
- Mente pura e santa, separada do pecado para Deus puder usar,
- Um coração cheio do Amor do Senhor para com os nossos irmãos, suportando os falsos entre nós,
- Angústia profunda e amor pelos que se estão perdendo sem Deus,
- Arrependimento dos pecados e mudança de vida, busca de santificação e afastamento do mal,
- Sinais, curas e maravilhas em nós e entre o Seu povo,
- Dom de discernimento dos espíritos para que reconheçamos e nos afastemos dos falsos mestres e lobos que minam o povo de Deus e o procuram destruir,
- Determinação e ousadia para falar e pregar acerca do nosso precioso Jesus,
- Desejo de orar e interceder sem cessar pela Sua igreja,
- Relevância perante a sociedade, sendo um polo de Salvação, um refúgio para os aflitos,
- Partilha entre todos de amor e bens, em unidade, firmados juntos na Rocha que é Jesus Cristo.


"Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas. Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel. Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça."
Isaías 44:1-8

"Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável."
Salmos 145:3

"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele."
1 João 3:1






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...