.
.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Orando e intercedendo pelos líderes

O mundo está cada vez mais mergulhado na insegurança. Ninguém sabe como estará o mundo daqui a alguns anos...
As guerras estão cada vez mais presentes em vários lugares do mundo. Morreram mais pessoas nas últimas décadas que durante todos os séculos anteriores.
Há cada vez mais pessoas dispostas a deixar tudo e morrer para matar milhares de outros, em nome de uma religião. O terrorismo paira no ar.
Estamos realmente chegando aos últimos tempos.

Nas épocas de escassez, fome, crise social, mudanças políticas, catástrofes e tempos de guerra, a igreja do Senhor fez a diferença entre a sociedade. Deus tem trazido diversas crises e dificuldades para levar o homem a chegar-se a Ele! Deus permite as crises para criar oportunidades de Salvação.



Como uma lanterna sobre o monte, assim devemos nós ser. Se a nossa vida resplandecer a Luz de Deus, os perdidos buscarão no nosso meio aquilo que lhes faz falta - a paz e o descanso que a presença do grandioso e único Deus, Salvador e Redentor, apenas dá.

Mas quando olhamos para o corpo de Cristo atualmente, vemos que a grande maioria das congregações, e não apenas os novos movimentos, começaram a aparentar-se, cada vez mais, com uma organização, uma empresa "funcional" e não tanto, com a igreja universal de Deus.

Se na nossa vida O Espírito Santo não se mover, vindo as tempestades das lutas quotidianas, estamos condenados a fracassar. O apóstolo Pedro, antes da experiência do Pentecostes, tinha muito desejo e vontade de seguir Jesus até à morte, mas fracassou. Foi esse o motivo que levou Jesus a encarecidamente ordenar que os discípulos ficassem em Jerusalém, aguardando, até que do alto fossem cheios do Espírito Santo, para que se tornassem testemunhas vivas, servos cheios da ousadia, do discernimento e da unção que apenas Ele nos pode dar.

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos."
Atos 1:8-9


Eliseu pediu a unção dobrada do Espírito que estava sobre Elias, para que lhe sucedesse no ministério profético. Só então passou a realizar tantos, e maiores, milagres do que os que Deus permitiu a Elias fazer, os quais a Palavra de Deus nos relata.

"Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim."
2 Reis 2:9


Estêvão suportou a dor do descrédito, da condenação dos que se diziam tementes a Deus, da afronta do escarnio e dos golpes infligidos pelas pedras que cortavam a sua carne. Ele foi até à morte porque estava cheio do Espírito Santo. O seu testemunho era exemplar, pois era um homem íntegro nas suas convicções, com o caráter de Deus para amar e com a ousadia de um guerreiro para pregar. Por essa razão Deus usava-o para curar, libertar e realizar sinais entre o povo de Deus.

Jesus deu instruções aos Apóstolos para que eles escolhessem para o ministério apenas homens cheios do Espírito Santo.

"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo."

Atos 6:3-8


Quando o povo de Israel estava no deserto de Parã, Moisés enviou doze homens para ir espiar Canaã. Aqueles homens, cuja confiança não estava em Deus, cujos olhos espirituais não estavam abertos, voltaram com uma mensagem que causou grande transtorno na congregação. Faltava a estes homens a unção do Espírito Santo. Tinham apenas uma visão carnal, limitada pelos obstáculos humanos e pelas circunstâncias terrenas.

Diferentes deles foram Josué e Calebe. Cheios do Espírito Santo, as suas palavras foram de ânimo e confiança em Deus. O seu testemunho foi usado por Deus para tentar incitar o povo à fé na Sua Palavra, lembrando-lhes que dissera que lhes daria a terra que antes prometera. Mas não creram...

"Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. Então Moisés e Arão caíram sobre os seus rostos perante toda a congregação dos filhos de Israel. E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes. E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?"
Números 14:1-11


O povo preferiu dar ouvidos às palavras pessimistas dos outros dez. Então murmuraram e levantaram-se contra Deus, Moisés, Josué e Calebe, e isto fez com que aquela geração não entrasse na Terra Prometida, pela sua incredulidade e dureza de coração, peregrinaram pelo deserto por mais 38 anos.

Um líder, na obra de Deus, precisa ser cheio do Espírito Santo.
Jamais a Igreja será avivada, e a fé e confiança do povo, aumentada, através de boa vontade, com estratégias e "esquemas" humanos. Das decisões e atos de um líder depende, em grande parte, a vitória da sua congregação. A responsabilidade que pesa sobre quem lidera é muito grande. Por esse motivo, deve pedir a Deus sabedoria espiritual, assim como fez Salomão.
Um líder humilha-se diante de Deus, reconhecendo ser demasiado pequeno para tão grande trabalho, para que Deus o levante perante o povo.

A nossa intercessão para com a liderança é uma obrigação!

Mas de onde estão bebendo os líderes do povo de Deus, nestes dias conturbados?
Estão bebendo da Fonte da água viva? De Cristo, O Senhor? Ou também de águas estagnadas e fontes salubres?
Estaremos nós nos envergonhando do nosso Deus, para não O buscar para avivar a Igreja, preferindo o engenho humano e o engano do inimigo?

"Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos."

Marcos 8:38


A Igreja é do Senhor! É Deus quem nos quer guiar e levar à Sua presença. Ele tem os recursos, os meios e as pessoas certas, que Ele quer usar...

Quando depositamos a nossa confiança nas ciências sociais, nos estratagemas empresariais e em cursos de liderança baseados na psicologia e recursos humanos, o resultado jamais será um corpo santo, unido e agindo debaixo da vontade de Deus, mas um povo "híbrido", que se aparenta com a igreja, que chama pelo Seu nome, que canta e "faz festa" a Deus, mas que está fragilizado, confuso e não tem poder de Deus no seu meio, nem em suas vidas.
Os líderes estão sendo ensinados a depender do racional e das ciências humanas, acreditando que tudo é da vontade de Deus, mas estão realmente colocando Deus de parte nas decisões da congregação.
Assim como Saúl procurou a vidente, após o Espírito de Deus ter-se ausentado dele, muitos estão procurando no humanismo e na ciência (ou seja, em si mesmos) as respostas ao problema da estagnação e declínio da congregação.

Os cursos de liderança "gospel" estão ensinando a selecionar pessoas, entre a congregação, de uma forma puramente racional:

- Pelo "caráter", ou seja, por seguirem cegamente os ensinos dos seus líderes, sem os provar pela Palavra de Deus,
- Pela "competência", ou seja, capacidade de colocar em destaque a liderança, ao desenvolver trabalho "apropriado" com excelência,
- Pela "química", ou seja, facilidade em se relacionarem, aceitar, cumprir ordens e se subjugarem debaixo da sua liderança,
- Pela sua "inteligência", ou seja, capacidade de se desviar e de defletir obstáculos que o povo possa criar contra a liderança,
- Pelos seus "dons", ou seja, capacidades inaptas ou aprendidas para o falar em público, para a música, para dirigir pessoas ou coordenar eventos.


Mas Deus que chama os quebrantados, os humildes, os simples, os incapacitados, os que não têm nada para oferecer aos olhos dos homens... e humilha os soberbos, levanta os caídos, exalta os humilhados, capacita os chamados, desenvolve os dons dos seus amados e usa aqueles que o homem sem visão de Deus rejeita, ensina os líderes a escolher de uma outra forma.

"Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo."

Atos 6:1-8


Prossigamos orando e intercedendo pela igreja do Senhor! Colocando-nos na brecha pelos líderes do Seu povo. Pagando o preço do escárnio, do desdém, dos falsos testemunhos e das pedras que Deus permite que os falsos cristãos, usados pelo diabo, lancem contra nós.
Mas em todas essas coisas, somos mais que vencedores em Cristo Jesus!

Um dia, Deus dará o quebrantamento necessário ao coração do Seu povo para que nos humilhemos e busquemos ao Senhor, de modo que sejamos levantados no poder do Seu Espírito e usados para a salvação deste mundo perdido e sem esperança!

Então o mundo saberá que Ele é Deus!!! Bendito é o Senhor para todo o sempre!
Amén...




Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...