.
.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Livre da escravidão do pecado

"Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." 
Gálatas 5:16-25 

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." 
Romanos 7:14-25 


Agora que somos salvos em Cristo Jesus, a nossa natureza pecaminosa luta contra a nossa nova natureza. Somos como um campo de batalha em que as forças do mal lutam contra o espírito de Deus que agora está em nós.
É necessário mantermos uma vida de oração e busca de Deus, lendo a Sua Palavra, para que subjuguemos a nossa carne, de modo a nos abster-mos das obras do mal.

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!" 
Romanos 8:1-15 


É cada vez mais normal haver confusão acerca da forma como a igreja deve se comportar entre o mundo. Sabemos que pela Graça imerecida de Deus fomos salvos e libertos da condenação eterna. Mas sabemos que precisamos procurar manter os nossos pés limpos, assim como Jesus ensinou aos discípulos. Eles já haviam sido lavados, mas precisavam lavar continuamente os seus pés, mantendo a santidade, lavando todas as impurezas que vão sujando os nossos pés com o pecado que abunda no mundo.
Precisamos manter a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor! Saber por onde devemos andar e do que nos devemos desviar.

Quando, em certos meios, vemos que os jovens cristãos sentem necessidade em se identificar com a juventude do mundo, é sinal que o temor de Deus está desaparecendo do seio dessas igrejas.
Infelizmente, falsas doutrinas têm encontrado lugar no coração de alguns líderes que estão pregando que devemos ser iguais ao mundo, uma vez que pela graça de Deus não há mais condenação para os que crêem. Mas Paulo escreveu algo um pouco diferente:


"...agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."
Romanos 8:1


Precisamos guardar a santidade. Não legalismos religiosos, inúteis, mas uma separação daquilo que vem pela influência do próprio satanás.
Sabemos que não encontramos Deus nos filmes seculares cheios de violência e erotismo, nas novelas cada vez mais cheias de prostituição e traição, ou nas músicas seculares (até mesmo nalgumas "gospel"). 

Se considerarmos a Palavra de Deus, sabemos claramente que não foi com espetáculos de música e dança que as multidões eram conquistadas para Jesus, mas pelo amor que havia entre os irmãos, pela união entre eles e pela manifestação do poder de Deus entre O Seu povo. 
Hoje, na esperança de se atrair um número maior de pessoas a Jesus,  assistimos ao uso de toda uma parafernália de meios técnicos. Desde as luzes ao fumo no palco, tudo é usado para tentar oferecer um ambiente mais agradável aos descrentes. Mas não foi sendo iguais ao mundo que os apóstolos e os pais da igreja levaram quaisquer pessoas a Jesus... 

O novo nascimento traz-nos amor pelas pessoas e pelas coisas que Deus ama, mas também traz-nos repugnância para com as coisas que Deus abomina!
A santidade é uma condição essencial para que Deus se agrade de nós e se mova entre o Seu povo.

"Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos."

Romanos 6:1-2/6-8



Este é um exemplo das pregações que se ouviam dos nossos púlpitos à alguns anos atrás e que está fazendo falta ouvir novamente. Por serem usado por Deus para despertar o Seu povo, eles estão sempre na mira do inimigo. Antes da queda, este evangelista era usado com ousadia nas mãos de Deus para despertar a igreja. Como Davi, também ele se deixou tentar, confiando na riqueza e desfrutando dos prazeres da carne... Mas Deus é Aquele que nos ama e perdoa de todos os pecados, quando arrependidos os confessamos aos Seus pés.







Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...