.
.

sábado, 24 de julho de 2010

Quem ousará levantar-se contra Deus?

No decurso da história da humanidade, muitos têm-se levantado contra Deus.
Vários foram os que, profanaram o templo do Senhor, intentaram ameaças contra Ele, orgulhosamente O desafiaram, ou fizeram chacota d'Ele perante muitos...

"...como se justificaria o homem para com Deus? Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder. Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?
"Deus não revogará a sua ira; debaixo dele se encurvam os auxiliadores soberbos."

Jó 9:2-4/13


Desafiando o Deus do Céu, Belsazar mandou os seus servos buscarem os despojos que o seu pai havia trazido ao conquistar Jerusalém e, juntamente com todos os governantes da Babilónia, embriagou-se bebendo licores nos utensílios preciosos do templo do Senhor.

"...foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem;"
Daniel 5:23


Este acto trouxe a queda sobre a antiga grande potência mundial, a Babilónia.
Ele tentara misturar a adoração do Deus verdadeiro com a adoração a deuses pagãos. Blasfemou contra o Deus todo-poderoso, criador dos céus e da terra, que tem poder para executar juízo sobre qualquer homem mortal.

A resposta de Deus não se fez demorar.
Quando viram os dedos de uma mão que apareceu de repente a escrever uma misteriosa linguagem na parede do palácio real, o medo instalou-se! 

"Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro."
Daniel 5:5-6
 
 
Apenas Daniel conseguiu interpretar o seu significado ao rei, avisando-o que deveria humilhar-se perante Deus, assim como o seu pai Nabucodonozor havia feito.

Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a majestade. E por causa da grandeza, que lhe deu, todos... tremiam e temiam diante dele...".
Mas quando o seu coração se exaltou, e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória."
"...o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer a erva como os bois... até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens, e a quem quer constitui sobre ele."
E tu, Belsazar... não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu..."
"...mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste."
Daniel 5:18-23


Naquela mesma noite a Babilónia caiu.
Apesar dos babilónios saberem que o exército dos Medos e Persas estavam do lado de fora da cidade, sentiam-se seguros, pois afirmavam que os seus muros eram intransponíveis.
Não temiam ficar isolados, já que possuíam muita comida e teriam sempre água, pois o rio Eufrates corria através da cidade.

Mas Deus deu inteligência a Ciro, comandante dos Medos e Persas, para desviar o curso do rio Eufrates. Então, marchou com o seu exército pelo leito do rio, por baixo dos muros da cidade e conquistou-a.

"Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus."
Daniel 5:30


Deus não tem em conta as palavras sem sentido proferidas pela boca daqueles que nunca tiveram conhecimento da Sua Palavra. Antes é misericordioso para com eles e longânimo, tardio em irar-se.
Mas quando alguém, já com conhecimento de Deus, da Sua Palavra, ou que até já O seguiu por algum tempo, levanta-se desafiando-O, o caso muda de figura...

"Por que te arrebata o teu coração... Para virares contra Deus o teu espírito, e deixares sair tais palavras da tua boca?"
"Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-Poderoso se embraveceu. Arremete contra ele com a dura cerviz, e contra os pontos grossos dos seus escudos."
"Porquanto cobriu o seu rosto... E habitou em cidades assoladas, em casas em que ninguém morava, que estavam a ponto de fazer-se montões de ruínas. Não se enriquecerá, nem subsistirá a sua fazenda, nem se estenderão pela terra as suas possessões. Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus renovos, e ao sopro da sua boca desaparecerá."
Jó 15:12-13/25-26-30



Eis aqui um pequeno vídeo com vários exemplos conhecidos de alguns casos de pessoas que rejeitaram a última oportunidade de Salvação dada por Deus, ou que se insurgiram desafiando a soberania do Senhor.





Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

É muito perigoso brincar e especialmente desafiar Deus, pois virá daí as consequências.Deus não dorme e nem se deixa escarnecer.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...