.
.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Qualidades dos bons servos de Deus.

David era agora rei de Israel e de Judá. Jerusalém tinha sido conquistado aos jebuseus e agora chamava-se cidade de David.
Mas havia algo que ainda pesava no coração de David.
Um grupo de filisteus havia tomado a cidade de Belém e David numa fortaleza, no alto de um monte, perto do vale dos gigantes onde filisteus estavam acampados, suspirava por poder beber da água do poço junto ao portão de Belém...

Então, três dos seus capitães do exército, homens dedicados ao serviço, valorosos, cheios de capacidade e desejo em servir ao seu rei, ouvindo o seu suspirar, enfrentaram o inimigo, arriscando de uma maneira incrível as suas próprias vidas e conseguiram trazer alguma água do poço junto ao portão de Belém para satisfazerem o seu senhor e rei David.

"E três dos trinta capitães desceram à penha, a ter com Davi, na caverna de Adulão; e o exército dos filisteus estava acampado no vale de Refaim. E Davi estava então no lugar forte; e o alojamento dos filisteus estava então em Belém. E desejou Davi, e disse: Quem me dera beber da água do poço de Belém, que está junto à porta! Então aqueles três romperam pelo acampamento dos filisteus, e tiraram água do poço de Belém, que estava junto à porta, e tomaram dela e a trouxeram a Davi;" 
1Crónicas 11:15-18


David ficou muito sensibilizado pela sua acção, mas não quis beber da água que trouxeram, tal foi o valor que deu ao seu esforço e sacrifício para a conseguirem obter de forma a satisfazê-lo.

"...porém Davi não a quis beber... E disse: Nunca meu Deus permita que faça tal! Beberia eu o sangue destes homens com as suas vidas? Pois com perigo das suas vidas a trouxeram. E ele não a quis beber. Isto fizeram aqueles três homens."
1Crónicas 11:18-19


O valor daquele gesto de amor e fidelidade era demasiado grande para com um comum mortal, ainda que fosse um grande general, governador ou rei, e David sabia isso...
David temia ao Senhor Deus e achou-se indigno de aceitar tal oferta, pois apenas Deus era merecedor de tal sacrifício de louvor e gratidão.
Então ele derramou a água por terra como oferta para com Deus, dando-lhe o melhor que poderia oferecer, o fruto de um desejo realizado, um sacrifício de amor demonstrado, a submissão para com a Sua autoridade...

"Mas ele não quis beber daquela água: em vez disso, a derramou como oferta a Deus e disse:
- Ó Deus, eu não poderia beber desta água! isso seria o mesmo que beber o sangue destes homens que arriscaram a sua vida para trazê-la!
E assim ele não tomou daquela água."
1Crónicas 11:18-19 (outra tradução, mais explícita)




Que grandes exemplos podemos tirar desta passagem, para a nossa vida...


Assim como os três capitães de David:

- Devemos dedicar-nos de todo o coração ao nosso Rei e Senhor
- O nosso desejo deve ser agradar-lhe com o nosso viver, para que seja honrado por nós
- Ainda que numa situação difícil, devemos demonstrar o nosso amor para com Deus
- Devemos servir com zelo e alegria, demonstrando o privilégio que temos em sermos Seus servos


Assim como o rei David:

- Valorizar todos os que nos amam, nos ajudam e sacrificam-se para o nosso bem
- Sermos sempre dependentes de Deus, ainda que Ele nos coloque numa situação de liderança
- Mostrarmos com a nossa vida e decisões, o quanto amamos Deus acima de todas as coisas
- Honrarmos Deus, entregando-lh'E tudo o que temos de melhor e de mais valor, em Suas mãos


Que Deus nos possa guiar, ajudar e manter humildes, simples, servos, vasos para o Seu serviço, honra e louvor. 
Que seja Deus a falar por nós, a agir atravez do nosso viver e a tocar os que nos rodeiam pela Sua Palavra em nosso coração, pelo nosso falar e nossas acções.

"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém."
1Pedro 4:11
 
 
Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...