.
.

terça-feira, 20 de julho de 2010

As palavras certas para cada momento.

Aprender a usar a nossa boca para abençoar os outros é muito importante.
As palavras que dizemos aos outros têm o poder de os incentivar ou de os derrubar e destruir totalmente a sua confiança.
É difícil esquecer aqueles comentários que tanto nos magoaram e fizeram quase desistir de algo...

"Porque o vil fala obscenidade, e o seu coração pratica a iniquidade, para usar hipocrisia, e para proferir mentiras contra o SENHOR, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida."
Isaías 32:6
 
 
Mas também é verdade que recordamos com carinho e alegria aqueles que através de um elogio, ou uma palavra de incentivo, nos ajudaram a preserverar e a continuar em nosso caminho.

Se ao sentirmos vontade em comentar algo na vida de alguém, pensarmos primeiro nas consequências desse acto, evitaremos mágoas, tristezas e mal-entendidos desnecessários.

"Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras."
Eclesiastes 5:2
 
 
Da mesma maneira, não nos devemos conter no que conta em elogiar alguém pelos seus feitos, bom carácter ou integridade.
Os relacionamentos precisam de diálogo e de incentivos para se manterem fortes e vivos.
No casamento, o elogio verdadeiro e sentido é fundamental para alimentar o amor, admiração e carinho de um para com o outro. Não sejamos orgulhosos, nem egoístas, partilhemos palavras de amor.

"...amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,"
Efésios 5:25

"...e não vos irriteis contra elas."
Colossenses 3:19

"Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR."
Provérbios 18:22


Deus é tão tremendo em poder e ainda assim, espectacularmente grandioso num amor sem comparação.
Ainda que tenha todos os motivos para nos destruir, mantém-nos nas Suas forças, levanta-nos quando caímos cansados, desperta-nos quando nos distraímos da Sua Verdade e... dá valor ao nosso trabalho para a Sua obra.
O Deus que tudo fez para nos salvar, que deu tudo o que tinha para nos levar novamente a Ele, tem sempre uma palavra de incentivo, de ânimo e elogia-nos, ainda que sejamos tão humildes e tenhamos tão pouco para lh'E dar.

"A minha boca falará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre."
Salmos 145:21
 
 
Oremos para que Deus nos use para abençoarmos todos os que nos rodeiam, para lhes falarmos palavras de amor, carinho e incentivo, de forma a que possamos tocar-lhes com o poder de Deus e os levemos aos Seus braços redentores, à Salvação das suas almas.

"Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção."
1Pedro 3:9
 

Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Concordo plenamente com este texto, pois é mais sábio não dizer nada, do que proferir palavras que possam magoar (como diz a palavra de Deus, o que contamina o homem não é o que come mas sim o que sai da boca). Assim que todas as nossas acções ou palavras possam ajudar a construir vidas.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...