.
.

domingo, 18 de julho de 2010

As nossas escolhas e o agir de Deus.

Na vida do povo de Israel vemos a nossa própria vida.  
Temos em todas as suas falhas, fraquezas, más decisões, teimosia e incredulidade,
valiosas lições para nós próprios.
Ainda que à primeira vista pareça quase inacreditável, como um povo que vira a mão de Deus agir por tantas vezes de uma forma tão tremendamente poderosa, fazia coisas tão abomináveis aos olhos do Senhor... também nós, ainda que de um modo diferente, magoamos muitas vezes o meigo Salvador que muito nos ama e tanto padeceu por nós!

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam."
Tiago 1:12
 
 
É preciso tomarmos consciência que tudo não gira à nossa volta. Não somos o que mais importa, mas sim Deus e o Seu maravilhoso nome.
O amor de Deus é infinito e sempre perdoa a todos quantos se humilharem e clamarem, arrependidos pelo Seu perdão. Também tolera todas as atrocidades que o homem sem Deus é capaz de fazer, sem que se sinta culpado.
Mas por vezes, o povo que conhece a Sua Palavra, recebeu a Salvação e deveria estar separado para o Seu louvor, santificado para O adorar e transformado, cheio do Seu Espírito e Poder para pregar, espalhar a Sua mensagem, fazer maravilhas e milagres em Seu nome... é seduzido pelo mundo e deixa-se amarrar pela imoralidade.
Então Deus, na Sua longanimidade, vai tentando despertá-lo, de forma a que se arrependa e se levante em Seu nome novamente. 
Ainda que a Sua vontade seja derramar a Sua indignação, para que o Seu Santo nome não seja blasfemado pelo mundo, e para que mais venham ao conhecimento da Salvação, que outros possam conhecer a Sua Palavra, Ele vai tolerando o pecado e a iniquidade que existe no meio do Seu povo.


"Então lhes disse: Cada um lance de si as abominações dos seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o SENHOR vosso Deus. Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; ...então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito. O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios, no meio dos quais estavam, a cujos olhos eu me dei a conhecer a eles, para os tirar da terra do Egito. E os tirei da terra do Egito, e os levei ao deserto."
Ezequiel 20:7-10


"E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos... também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles... Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos... e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir. O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios perante a vista dos quais os fiz sair."
Ezequiel 20:11-14


"...Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos. Eu sou o SENHOR vosso Deus... Mas também os filhos se rebelaram contra mim... por isso eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir contra eles a minha ira no deserto. Mas contive a minha mão, e o fiz por amor do meu nome, para que não fosse profanado perante os olhos dos gentios, à vista dos quais os fiz sair."
Ezequiel 20:18-22


Mas quando persistimos em continuar a nossa vida pecaminosa e imoral e não agradecemos as bênçãos que Ele trás à nossa vida, nem o Seu amor e protecção que nos dá... a paciência de Deus chega a um limite.

"Porque, havendo-os eu introduzido na terra (prometida) sobre a qual eu levantara a minha mão, para lha dar, então olharam para todo o outeiro alto, e para toda a árvore frondosa, e ofereceram ali os seus sacrifícios e apresentaram ali a provocação das suas ofertas; puseram ali os seus cheiros suaves, e ali derramaram as suas libações. E eu lhes disse: Que alto é este, aonde vós ides? E seu nome tem sido Bamá (lugares altos) até o dia de hoje."
Ezequiel 20:28-29

E quando, apesar de tudo tentar fazer para que possam arrepender-se e voltar a Seus braços de amor e paz, continuam por maus caminhos, então Deus age derramando a sua ira e furor. Mas ainda assim, com a finalidade de recuperar o maior número possível de almas para Si e de levar outros ainda à Salvação.

"E vos tirarei dentre os povos, e vos congregarei das terras nas quais andais espalhados, com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada. E vos levarei ao deserto dos povos; e ali face a face entrarei em juízo convosco; Como entrei em juízo com vossos pais, no deserto da terra do Egipto, assim entrarei em juízo convosco, diz o Senhor DEUS. Também vos farei passar debaixo da vara, e vos farei entrar no vínculo da aliança. E separarei dentre vós os rebeldes, e os que transgrediram contra mim; da terra das suas peregrinações os tirarei, mas à terra de Israel não voltarão; e sabereis que eu sou o SENHOR. Quanto a vós, ó casa de Israel, assim diz o Senhor DEUS; Ide, sirva cada um os seus ídolos, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos."
Ezequiel 20:34-39


Não esqueçamos ao que levaram as más escolhas do povo de Israel. Tudo o que Deus falou e ficou registado nestes versículos, já aconteceu. Foram vencidos por povos pagãos, andaram errantes pelo mundo, sendo sempre perseguidos e odiados pelos outros. Foram perseguidos, torturados, mortos e quase exterminados, mas no tempo de Deus, o remanescente que permaneceu, voltou à sua terra natal e formaram a nação soberana de Israel.

Não podemos ser liberais em relação às nossas escolhas. Quando persistimos em manter os nossos padrões morais, não estamos sendo ingénuos, mas rebeldes contra Deus e egoístas.
A Palavra de Deus tem todas as respostas para a nossa vida e tudo o que precisamos para sermos agradáveis a Deus e felizes nas nossas escolhas de vida.

"Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."
2Timóteo 4:5


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Quantas vezes ao sermos tentados, vemos a mão do nosso Senhor em nosso auxílio para nos socorrer pois Ele ouve o clamor dos seu filhos, glórias ao seu grande nome. Que Deus nos dê a sua graça, para sermos sóbrios em tudo.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...