.
.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Não desesperemos, Deus livra-nos...

Deus sempre promete livrar o Seu povo.
Podemos estar certos disso, ainda que tarde em chegar o auxílio que aguardamos...


Após a morte de José, o novo faraó esqueceu o Deus do maior primeiro-ministro que o Egipto já tivera, e os seus grandes feitos e escravizou o povo de Israel, usando-o para construirem as suas grandes cidades e imponentes monumentos a si próprio e às falsas divindades.

Depois de viverem durante tantos anos no cativeiro, de forma a mostrar o Seu grande amor e poder sem fim, Deus levantou Moisés numa das piores alturas possíveis para o povo de Deus. Livrou-o da morte à nascença pelo edipo real e colocou-o precisamente na corte, como sendo filho da irmã do faraó, onde recebeu toda a instrução e ciência devida apenas aos príncipes.

Deus é fenomenal! Após endurecer o coração do faraó e enviar toda uma série de pragas para provar perante todos, judeus e egípcios, o Seu poder sem fim, dá libertação ao Seu povo.
Então liderados por Moisés, o povo percorre o deserto, andando às voltas, sem rumo, durante 40 anos inteiros.

"E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem."
Êxodo 3:9

"E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos."
Atos 13:18
 

Após muitos anos falando de Deus e do eminente castigo divino que cairia sobre a terra, Noé, a sua família e todos os animais que estavam dentro da arca salvaram-se das muitas águas. Ainda assim, tiveram de esperar 40 dias até que parasse de chover.

"E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites."
Gênesis 7:12

"E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas. Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se."
"E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito."
Gênesis 8:1-2/6


David observa surpreendido a situação em que o seu povo estava quando, na sua juventude, levou mantimentos aos três dos seus irmãos que tinham ido lutar contra os filisteus. Ele não podia acreditar que ninguém tivesse a confiança e fé necessárias em Deus, para avançar contra o gigante.
Foram precisos 40 dias, em que Golias todas as manhãs aparecia, desafiando alguém para um combate e escarnecendo dos filhos de Israel e do seu Deus, para que finalmente David aparecesse, enfrentasse o gigante, sem medo, em nome do Senhor e o vencesse.

"Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias."
"E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou..."
"Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;"
"Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão."
1Samuel 17: 16/42/46/50



Por vezes pode parecer que o deserto que atravessamos, a tempestade que suportamos, ou o gigante que enfrentamos não terá fim...
Quarenta dias é muito tempo. Tempo suficiente para desesperar e desanimar.
Mas também é tempo suficiente para entregarmos tudo nas mãos do nosso grandioso e bondoso Deus e confiar que, no tempo certo, a sua libertação chegará e seremos vencedores no nome de Jesus.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."
Romanos 8:37


Confiemos, aguardando, nunca desesperando, mas confiando no Senhor e Ele tudo fará acontecer diante de nós.

"Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas."
Salmos 34:17-19


Deus vos abençoe.

1 comentários:

Esterr disse...

Temos um Deus todo poderoso junto a cada um de nós e no tempo certo, Ele nos livra, ajuda, consola e liberta, pois Ele é verdadeiro e nunca falha.Somente devemos entregar-lhe tudo, especialmente a nossa vida nas suas mãos.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...