.
.

domingo, 24 de janeiro de 2016

O verdadeiro mover do Espírito de Deus

"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder. Então os levou fora, até Betânia; e levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, enquanto os abençoava, apartou-se deles; e foi elevado ao céu."
Lucas 24:49-51



Há uma necessidade de sermos cheios do Espírito Santo para que a manifestação do Poder de Deus seja uma realidade em nós. Parecer apenas nada tem a ver com viver cheio da presença de Deus! 

Ajuda-nos a almejar o derramar e a manifestação do Teu Poderá, Senhor!!

"Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. 6. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." 
Atos dos Apóstolos 1:5-11
"Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras." 
Atos dos Apóstolos 2:14 


Rodeados por milhares de pessoas, os discípulos tiveram a ousadia de falar sobre a verdadeira e única Salvação que apenas vem por Jesus, ainda que enfrentando a possível morte e a vergonha. 
Esta coragem não vem de nós mesmo mas do mover do Espírito Santo em nós. Apenas Ele consegue dar-nos a segurança, a coragem, a confiança e a ousadia que precisamos ter para enfrentar, no nosso dia a dia, o escárnio e o maldizer,  as adversidades e as tentações e todos os impedimentos que o inimigo coloca à nossa frente para nos fazer desistir. 

"Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona. E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam. Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa. Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo, ao vê-lo andar e louvar a Deus, reconhecia-o como o mesmo que estivera sentado a pedir esmola à Porta Formosa do templo; e todos ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera. Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão. Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?" 
Atos dos Apóstolos 3:1-12 

"E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão. e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres; a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles. Também das cidades circunvizinhas afluía muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos, os quais eram todos curados."
Atos dos Apóstolos 5:12-16 


Recordo com saudade a minha infância pois cresci numa igreja pequena, numa vila pacata, onde se congregava gente simples, sem grande formação secular ou teológica, mas onde domingo após domingo desfrutava-se da presença do nosso Senhor de uma forma maravilhosa. Línguas, profecias e curas eram uma constante. Os irmãos partilhavam as bênçãos recebidas e todos nos alegrávamos. Também as mágoas e as dificuldades eram partilhadas. Chorávamos, clamando juntos em oração e Deus operava! Acredito que realmente éramos como na igreja primitiva. Uma verdadeira benção! 

"...seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."  
"E vendo em pé com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário."  
"Agora pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falam com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus. E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus. Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade." 
Atos dos Apóstolos 4:10-12,14,29-35 


A reputação e a vida dos santos era testemunho suficiente para que o Espírito Santo tocasse o povo daquele lugar. E logo, a igreja tornará-se pequena demais para receber tanta gente e tantos jovens e crianças. Um novo templo teria de ser construído... 

Assim como na Bíblia podemos ler acerca dos bons exemplos para que os possamos seguir, também podemos ler acerca dos maus exemplos para que nos sirvam de ensino. Daí o partilhar desta minha experiência... 

Eis que então, os ventos de doutrinas de demónios apareceram. Falsos mestres levantaram-se e com eles, fogo estranho. A febre do "cair no espírito" tornou-se viral com a EuroFire e varreu a Europa tentando substituir a verdadeira experiência com Deus por algo manipulável e perigoso. 

Na minha inocente imaturidade de criança questionei Deus acerca disso. Tendo crescido numa casa de amor, onde não havia nada supérfluo mas onde sempre houve o suficiente, tendo o exemplo da minha mãe, com quem eu sempre orava, que falava diáriamente em línguas estranhas e cantava no Espírito, tendo experimentado vezes sem conta o livramento, a proteção e curas várias em mim próprio, visto o mesmo em meus pais e entre os membros da nossa igreja, não conseguia aceitar este "mover" como sendo de Deus e incomodava-me a sua prática pelos líderes da altura. 

É apenas uma história de crianças mas, "O rei vai nu" serve perfeitamente para descrever o que aconteceu naqueles tristes momentos... Assim como o rei não podia admitir não ver o precioso tecido sob a consequência de ser considerado tolo, assim também na igreja, naqueles tempos, todos os que queriam ser considerados "espirituais" tinham de se deixar cair. Logo os menos fervorosos na fé eram os que mais caiam "no espírito", mas eu e os meus pais fomos declarados "imunes" ao Espírito Santo! Claro que não cedi às rasteiras, empurrões e psicologia barata de uma tal enfermeira, auto-intitulada proclamadora deste novo evangelho do "quem cai é que é de Deus", apesar das suas muitas tentativas... Pouco tempo depois ela morria numa explosão quando uma bomba colocado no seu carro foi accionada, por motivo de traição e relações extra-conjugais. Um verdadeiro horror que abalou e denegriu terrivelmente a nossa igreja. 

Mas o tempo passou e eis que a poeira assentou... Não sem deixar as suas mazelas! 
Longe de trazer o "grande avivamento" prometido, esta "moda" trouxe apenas tristeza e dor. Uma igreja local praticamente destruída, onde apenas permanecemos eu e os meus pais durante um tempo consideravel ainda, uma trágica divisão na igreja sede, juntamente com terríveis escândalos acerca da conduta e integridade dos líderes, famílias separadas, muitos desviados que morreram longe de Deus e uma recordação que ainda hoje reside na mente da nossa comunidade e ainda paira sobre a nossa igreja. 
Mas Deus é Fiel e Justo! E a Sua obra não cai por terra, ainda que por muitas vezes seja abalada pelas tempestades, firmada na Rocha que é Jesus, ela permanece. 
Tudo o que Deus permite serve para nos fazer crescer no conhecimento de quem Ele é realmente, crescer na confiança em Sua Palavra e experimentar grandes livramentos em que Deus mostra O Seu tremendo Poder e Amor por nós! 

"Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;"
Hebreus 3:12-15

"Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno. E isso faremos, se Deus o permitir. Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério." 
"Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa." 
Hebreus 6:1-6,9-15 


Acredito firmemente que o "livro aberto" das nossas vidas é bem mais poderoso para evangelizar que as muitas palavras, rituais e variadas manifestações religiosas dos nossos movimentos evangélicos actuais. O testemunho de alguém permanece mesmo após a sua morte! Esse é o motivo pelo qual muitos abraçam a salvação em Jesus após a morte de um pai ou mãe que sempre orava por eles, cujas vidas eram santas e cheias da Graça e Amor do Bom Deus. 
Muitas "modas" vêm e vão... Danças, coreografias, entretenimentos mil... Mas apenas uma coisa permanece: a Palavra de Deus e o testemunho pela transformação que Ele faz em nós!

"Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas." 
"Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;" 
"Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; pois o nosso Deus é um fogo consumidor." 
Hebreus 12:1-3,12-15,28-29 



A oração é a chave para vencer o inimigo, para vivermos na vontade de Deus, para levantarmos os que estão caídos e levar os nossos líderes e igreja de volta à pura e suficiente Palavra de Deus. 





Deus vos abençoe. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...