.
.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Reconhecendo um falso mestre

"A morte os assalte, e vivos desçam ao Seol; porque há maldade na sua morada, no seu próprio íntimo. Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde, de manhã e ao meio-dia me queixarei e me lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. Livrará em paz a minha vida, de modo que ninguém se aproxime de mim; pois há muitos que contendem contra mim."
Salmos 55:15-18


Estes são versos da Palavra de Deus que tantas vezes nos servem de consolo e alento.
Mas quando retirados do seu contexto bíblico, por um hábil agente do inimigo, é bastante fácil distorcer-se o seu verdadeiro sentido de modo a enganar o povo evangélico.

"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar."
1 Pedro 5:8


Mas quais são os sinais visíveis dos perigosos falsos mestres que, cada vez mais, vingam entre nós?


- Uma das principais marcas dos falsos mestres é, assim como satanás fez com Jesus, a utilização de variados textos bíblicos fora do contexto de modo a usá-los como suporte para a sua doutrina deturpada.
Neste caso, usando os versículos acima escritos, indevidamente, um falso mestre dava a entender que os supostos "legalistas", ao não aceitarem as suas falsas doutrinas, mereceriam morrer repentinamente e ser lançados no inferno.

"Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem, E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus. E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo."
Lucas 4:9-13


- Um outro dos flagrantes sinais dos falsos mestres é, quando seguros de si mesmos, na sua arrogância e altivez, ao se sentirem amarrados pela interceção espiritual dos verdadeiros crentes em Jesus,  sairem ameaçando todos aqueles cujos olhos espirituais estão abertos por Deus, com terríveis "maldições" e vereditos de morte atroz e repentina, de modo a assustar-nos e demover-nos.
Como o Fariseu que altivamente orava no templo, também estes estão afirmando “...obrigado por eu não ser como os demais pecadores...” ou, poderíamos dizer, por não ser como aqueles a quem ele chama de legalistas, mas um filho do Rei, digno de herdar a sua posição celestial e exercer poder. 
A Bíblia adverte-nos para que antes de apontarmos para o cisco no olho do nosso irmão, primeiramente apliquemos a Palavra de Deus a nós mesmos.

"Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo."
2 Coríntios 10:3-5



- O orgulho e a soberba é um outro dos sinais que os evidenciam. Gabam-se dos seus conhecimentos e estudos, para que lhe seja dado crédito e aceite a sua falsa exposição da Palavra.
Lutero escreveu: “As pessoas que confiam e se apoiam na sua grande habilidade, na sua inteligência, no seu poder, no seu trabalho, na sua misericórdia, nas suas amizades, na sua honra... também têm deuses, mas tal deus não é o único Deus verdadeiro.”
Portanto, quando estes mestres confiam e dependem das suas próprias capacidades dadas por Deus através de uma suposta "unção especial" recebida, apenas estão mostrando ser idolatras e adoradores de si mesmos, logo filhos de satanás.

"Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos,
mas concede graça aos humildes
"."

Tiago 4:6

"O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda."

Provérbios 16:18


- Em palestra, dá-se a exibição verbal da sua fortuna e prosperidade material, ostentando-a como prova da suposta bênção vinda da aprovação de Deus à sua obra
Esta é mais uma tentativa para nos levar a "baixar a guarda" e crer nas suas palavras enganosas. Filipenses 3.19 fala acerca d'“os homens cujo deus é o seu ventre”, vivendo assim para eles mesmo, adorando as bênçãos mais que a Deus, o material mais que o espiritual.

"Por que deverei temer, quando vierem dias maus, quando inimigos traiçoeiros me cercarem, aqueles que confiam em seus bens e se gabam de suas muitas riquezas? Homem algum pode redimir seu irmão ou pagar a Deus o preço de sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição."
Salmos 49:5-9


- A lisonja e bajulação da liderança para defender a sua falsa doutrina, é uma incontornável marca destes lobos devoradores.
Quando afirmam que apenas o pastor pode discernir acercar do que é de Deus e o que não é, falando acerca do que iria pregar, está lisonjeando a liderança, dizendo que ele é mais espiritual que os demais, e está tentando demover o povo de Deus a de pensar por ele mesmo, e de comparar as suas falsas doutrinas à Palavra de Deus.

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo..."
I João 4.1


- A evidência da tentativa de diminuir Jesusdesdenha pelo Seu sangue é compreensível em pequenas coisas subtis e piadas despropositadas. Quem vence o mundo por nós é Jesus, mas nós precisamos vencer as práticas mundanas.
Dizer que Deus Pai obrigara Jesus a morrer por nós e não que Jesus aceitara vir de livre vontade, retira o poder divino a Jesus, pois Ele é Deus.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
João 16:33



"Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém."
Gálatas 1:3-5

"...e pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão."
Gálatas :42-44


- A confusão está patente em cada nova afirmação, já que não primam pela clareza e simplicidade da sua pregação, antes tentam toldar as mentes dos escolhidos com declarações estranhas e questionáveis.

"...Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos," 
1 Coríntios 14:32-33  


- O uso do pensamento racional sobrepõe-se ao entendimento espiritual. A origem das palavras no grego, hebraico e latim substituem o verdadeiro sentido das palavras usadas no tempo em que os textos bíblicos foram escritos. Afirmando que com ou sem Jesus todos somos eternos, ainda que saibamos ser verdade que viveremos para sempre (no céu com Jesus, ou no Inferno longe de Deus) não nos podemos esquecer que apenas Deus é eterno, pois não teve principio nem terá fim, enquanto todos nós tivemos um início - fomos formados por Ele. 

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste." 
João 17:3


- A redução e diminuição do valor do sacrifício de Jesus, ao afirmarem que Jesus não é uma "incineradora" de pecados e que o objetivo da encarnação, vida e morte de Jesus não foi o perdão dos nossos pecados, retira o poder do maravilhoso sangue de Jesus.

"Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras;"
"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."  
1 Coríntios 15:3-4,57-58


- A exaltação do homem, do ego humano, quando afirmam que somos muito importantes e valiosos em nós mesmos. Dizendo ter dificuldade em entender a baixa autoestima de alguns cristãos, afirmam saber ter mais valor do que o mundo inteiro,  e ser importantes demais para não se valorizarem. Mas a Bíblia não diz que somos muito valiosos em nós mesmos, mas que é Deus quem nos dá esse valor.  

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele."
João 3:14-17

“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?”
Mateus 16:26


"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;" 
João 1:12


- A aniquilação do peso do pecado é outro claro indício de um falso mestre. 
Apelidam os crentes verdadeiros de legalistas, vivendo debaixo do jugo da Lei, que apenas cumprem regras constantemente e que terminarão no inferno. Apelidam os que são apenas aderentes de um movimento, de filhos que têm um relacionamento com Deus, em quem não há preocupação em cumprir os mandamentos do Pai pois, como seus filhos, não têm medo nem temor do Pai. E isso é muito perigoso.
Basicamente afirmam que, se fomos "feitos" filhos de Deus, nada poderá fazer-nos perder a salvação da nossa alma. É simplesmente uma outra forma de dizer que já não há pecado para nós, já que nenhum deles nos impedirá de sermos salvos. 
Mas amados, a mesma Bíblia que diz que o homem vai para o céu se obedecer a Deus, também é a que diz que o homem vai para o inferno se for rebelde ao Senhor, ou seja, se não cumprir os Seus mandamentos.

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;”
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;”
Mateus 25:34,41


- Sempre há um ataque direto à Lei de Deus. Quando afirmam que Deus não nos amou para nos pôr debaixo de regras, pois enquanto filhos não somos empregados que apenas obedecem ordens, nem escravos para apenas cumprem a vontade do Seu Senhor e agradam a Deus, vai contra o que nos diz as escrituras.
Somos filhos de Deus quando Ele é o nosso Senhor, logo a nossa vida está em Suas mãos. Somos filhos pela Salvação em Jesus Cristo, servos de Deus por amor a Ele e ao próximo e, escravos por gratidão a Deus, nosso Senhor.

"Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 23. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens." 
1 Coríntios 7:22-23

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 
Romanos 8:14-17

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isto, estando convosco."
João 14:23-25


- Dizem ter recebido uma unção especial de Deus. Profetizam dizendo "Assim diz o Senhor..." mas não vem de Deus a profecia.

"Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição."
2 Pedro 2:1

"Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás."
Deuteronômio 18:20-22


- Afirmam ter feito grandes milagres, curas e maravilhas. Sentindo a desconfiança do povo, logo exibem as curas que "têm realizado" e os seus "dons espirituais". Mas não nos enganemos! O próprio diabo transforma-se em anjo de luz e pode até fazer cair fogo (estranho claro) do céu.

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."
Mateus 7.22-23

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."
Mateus 24:24

“Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transfigurando- se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transformem em ministros da justiça. O fim deles será conforme as suas obras...”
2 Coríntios 11: 13- 15




Paulo chamou a atenção à igreja acerca da facilidade com que estes falsos mestres, que atuam apenas através de astutas e subtis palavras, conseguem minar a mente do povo de Deus e levá-los a crer em heresias e a deixar de cumprir o propósito da igreja, quando este não tem conhecimento profundo da Palavra nem nutre uma intimidade sólida com Deus.


Antigamente os pregadores oravam "Esconde o teu servo atrás da Cruz!" para que Jesus - O Senhor, fosse exaltado através da sua exposição da Palavra, e não o servo - o pregador.
Mas estes falsos mestres oram "Esconde o Teu Filho atrás da Cruz!" para que Jesus seja esquecido, mas o pregador exaltado. Pois O Filho de Deus não é o pregador, mas sim Jesus, o Senhor.


Estas doutrinas de demónios tentam sempre elevar o homem e diminuir Deus, retirar o peso do pecado e a divindade da pessoa de Jesus, para que nos levem a descuidar no cuidado e fervor para com Deus e, até mesmo, a nos apostatar e desviar da Verdade.


"Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai, Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo."
Gálatas  :1-12

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos forniquemos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo."
"Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem."
"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar."
1 Coríntios 10:1-15,21-24,31-33








Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...