.
.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Forjada no fogo do Espírito Santo

A igreja foi forjada no fogo do Espírito, por Deus. E como tal, ela não é apenas aquilo que pensamos ser, mas tudo aquilo para o qual Deus a instituiu e preparou. "

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos." 
Atos dos Apóstolos 1:8-9 


Jesus mandou a igreja esperar pela descido do Espírito Santo, quando subiu aos céus, algo que eles não conheciam, nem sabiam quando aconteceria. Passavam apenas cerca de 40 dias após a festa da Páscoa e faltavam cerca de dez dias para a festa do Pentecostes. 

Os apóstolos e seguidores de Jesus, a primeira igreja, tinham deixado tudo o que tinham para seguí-l'O e agora, tinham ficado sem Ele, sozinhos. Os dias passavam, um após outro, e nada parecia acontecer. Mas eles aprenderam a orar juntos quando se sentiam perdidos e sós. 

Quando chegou o dia da festa de Pentecostes, uma multidão de estrangeiros estavam lá para as comemorações da Páscoa e os seguidores de Jesus estavam todos reunidos. 
De repente, quando ninguém esperava, aconteceu. O som de um vento forte captou a atenção dos que por ali passavam. E eles poderam, com os seus próprios olhos, ver o que acontecia naquele lugar e ouvir, na sua própria língua, o evangelho da Salvação. 

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Habitavam então em Jerusalém judeus, homens piedosos, de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo-se, pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua." 
Atos dos Apóstolos 2:1-6 


Um projeto que envolve homens (mais cedo ou mais tarde) está destinado ao fracasso. A igreja é o único projeto que se mantém de pé desde o seu início, e isto apesar de tanta oposição e perseguição pelo inimigo. Ela traz consigo a marca do céu por ter sido começado por Deus, fundada em Jesus e trazer a marca do fogo do Espírito Santo. 

Deus chama-nos para fazermos a diferença na nossa sociedade. 
Assim como o Espirito Santo desceu sobre a igreja naquele tempo, também agora Deus enviará o seu Espírito em poder sobre a igreja dos nossos tempos. A igreja deve ser uma família onde se prega a Palavra de Deus, onde tudo o que fazemos aponta para Jesus e onde o fogo do Espírito Santo manifesta-se em poder com conversões, libertação, curas e maravilhas. 


Quando o Espírito foi derramado pela primeira vez sobre a igreja, em Pentecostes, Ele trouxe consigo três sinais: 

. Um ruído, como que o do vento - lembrando muita gente que se congrega
. Línguas que surgiram no ar, como que de fogo - lembrando que o poder que move a igreja é sobrenatural, vem de Deus 
. A distribuição das línguas, uma sobre cada um deles - lembrando que a igreja é a união de muitas partes de um só corpo 


Estes sinais fazem falta nos dias de hoje:

. Novos convertidos trazem barulho, reboliço e choro na igreja, como o choro dos bebés recém-nascidos num lar. O ruído na casa de oração é sinal de vida na igreja, sinal de presença de juventude e de alegria. 
. A manifestação do Espírito de Deus no meio da igreja, é a prova que Deus está no meio do Seu povo. Através da profecia, interpretação de línguas, curas e sinais, Deus mostra que continua agindo entre nós, exortando, admoestando e, especialmente, dando ânimo e força ao Seu povo para continuar. 
. Uma variedade de dons em ação na igreja, entre pessoas diferentes, mas todas elas valorosas na construção do reino do Senhor. 


Para que estes sinais continuem a existir nos nossos dias, toda a nossa vida precisa ser um culto de louvor a Deus. Em cada gesto, escolha, palavra ou ação precisamos lembrar-nos que estamos vivendo para Ele. 
Do mesmo modo, tudo o que fizermos na casa de oração deve ser feito com devoção a Deus e paixão pela Sua obra. Seja um hino cantado de coração, uma leitura Bíblica inspirada ou uma oração em alta-voz, façamos-lo em louvor e honra do nosso Deus. 

Não esqueçamos que Deus entregou o Seu Filho precioso por amor a nós, quando ainda inimigos Seus. Já nós, nem sempre deixamos os nossos sonhos seculares de parte, nem a nossa realização pessoal para trás, para abraçarmos os planos que Deus mostrou ter para nós. Fazer a vontade de Deus para a nossa vida pode implicar desistir de uma formação superior ou de um bom emprego para servirmos a Deus a tempo inteiro. 
Do mesmo modo, o derramamento do fogo do Espírito Santo não cairá em poder sobre a igreja enquanto nós não formos um só corpo, unido no propósito de cumprir a grande comissão dada por Jesus, pregar o evangelho a todos, ser sal e luz num mundo que está perdido, em trevas e sem esperança. 

Enquanto nós clamamos ao Senhor dizendo: "Quanto tempo mais esperaremos pelo derramamento do Teu Espírito em poder sobre a Tua igreja, Senhor?" Recordemos porque razão Ele "tarda"... 

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racionalE não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DeusPorque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outrosDe modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da féSe é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensinoOu o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegriaO amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bemAmai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outrosNão sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao SenhorAlegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oraçãoComunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidadeAbençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeisAlegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choramSede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmosA ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homensSe for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homensNão vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o SenhorPortanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeçaNão te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."
Romanos 12:1-21 



Nós, a igreja do Senhor necessitamos urgentemente de um despertamento espiritual...





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...