.
.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Seremos nós crentes fast-food?

Quão grande é o contraste entre os homens de Deus mencionados na Bíblia e nós, os cristãos atuais...

Que grande dor aperta o coração dos santos do Senhor, daqueles que permanecem fiéis à Sua Palavra, quando ouvimos as suas necessidades e o desespero espiritual de muitos perdidos que, tendo procurado socorro e ajuda entre o povo de Deus, receberam apenas desdém, críticas e nenhum apoio, e sentiram-se afastados do nosso meio...!

A grande maioria dos vários movimentos evangélicos atuais são enormes fábricas de crentes "fast-food", embalados na linha de montagem do "misticismo" evangélico e das heresias agradáveis aos nossos ouvidos secularizados e humanistas. 

Tornámo-nos crentes "fast-food" quando, crescendo no contexto religioso contemporâneo, fomos levados a acreditar que o propósito de Deus em nós é facilitar a nossa vida para que vivamos sem preocupação e que a "vida fácil" é sinal da Sua bênção. Ensinaram-nos que as dificuldades que vêm sobre os crentes são sintomas de derrota espiritual e do legalismo das "mentes quadradas", estando claramente fora do propósito de Deus. 

É assustadora a facilidade com que os crentes atuais são usados pelo inimigo para esbofetear e magoar os fiéis... E o quanto muitos incrédulos são usados por Deus para ajudar os santos!!

Mas, a Palavra de Deus não mudou (ainda que novas "traduções" tentem retirar e alterar partes do Seu conteúdo). E no testemunho da vida dos fiéis, narrado por toda a Biblia, denota-se uma entrega total e rendição absolutas a Deus. Ele está em primeiro lugar. 
Entregar o controlo do nosso ser e as rédeas da nossa mente a Deus, é fazer d'Ele nosso Senhor, e isso implica ser Seu escravo por gratidão, pelo resgate das trevas e salvação imerecida da nossa certa condenação eterna. 


Podemos dizer que, assim como na vida do povo de Israel, há ciclos na História da Igreja:

- Momentos de quebrantamento, arrependimento e entrega total ao Senhor, seguidos de grande avivamento e crescimento da Igreja.
- Momentos de paz, ausência de perseguição, enriquecimento material, maior auto-suficiência e consequente afastamento de Deus.
- Momentos de entrada de falsas doutrinas na Igreja, crescente humanização e arrefecimento espiritual e progressiva secularização do povo cristão.
- Momentos de afastamento para com Deus e volta à adoração dos ídolos da carne.
- Momentos de perseguição, lutas, dificuldades tremendas e dores.
- Momentos de clamor, humildade, busca e quebrantamento perante Deus.
- E novamente um grande avivamento que varre toda a Igreja. 


E então eu fico a imaginar, como agiríamos nós se fossemos visitados hoje por alguns dos santos da Palavra de Deus...

Será que aceitaríamos a Palavra por João Batista?  

"...Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas;" 
"...assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. E saíam a ter com ele... e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados." 
"Eu vos batizei em água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." 
Marcos 1:2- 4,8 

"...Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível." 
Mateus 3:7-12 


E a Palavra pelo discípulo João?

"E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 
1 João 1:5-9 

"Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade; mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome." 
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre." 
1 João 2:4-12,15-17


E se fosse a Palavra por Pedro?

"Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo," 
"Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros," 
"...a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que vos foi evangelizada." 
1 Pedro 1:14-19,22,25 


Ou pelo apóstolo Paulo?

"Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade." 
"Mas em certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele? ou o filho do homem, para que o visites?
"Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles. Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação." 
Hebreus 2:1-4,6,10-12 



Se ouvíssemos os conselhos escritos na Bíblia, dos que Deus levantou como líderes, para levar o Seu povo de volta a Si, olharíamos com outro olhar para o povo evangélico.
De coração angustiado, ao ver o estado do povo de Deus, deveríamos chorar perante O Senhor e clamar por misericórdia aos Seus pés, para que volte a haver quebrantamento dos corações do povo, maior humildade e submissão à Sua Palavra, desejo em servi-l'O e amar aos outros, sofrendo com eles, clamando e intercedendo por eles, ajudando-os com o que Deus nos dá, alegrando-nos com as vitórias uns dos outros e, agindo com alegria em prol do próximo, partilhando o nosso testemunho e testificando do poder de Deus com a nossa própria vida.



Ouçamos o conselho de Esdras, o profeta... 

"Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda. Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações." 
Esdras 8:21-23 


E o grande exemplo de Neemias... 

"Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu, e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos: Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos; na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés. Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a teu servo Moisés, dizendo: Se vós transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Eles são os teus servos e o teu povo, que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa. Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. (Era eu então copeiro do rei.)" 
Neemias 1:3-11 


Como vamos levar os perdidos à Salvação se os movimentos evangélicos estão mortos em pecados e rendidos ao mundo?
Como manter as pessoas nos templos, casas de oração, quando não há quem olhe por elas? Como poderão os perdidos procurar alívio entre nós quando não há verdadeiro amor de Deus entre o Seu povo?
Como vamos nós continuar tolerando os filhos do diabo que estão entre os escolhidos sem denunciar as suas falsas doutrinas? 
Precisamos de homens intercessores, que estejam na brecha, líderes cheios do poder de Deus para nos conduzir pela pura Palavra de Deus!
Precisamos de homens de oração, ungidos pelo Espírito de Deus, usados segundo a vontade do Senhor!


Se Jesus viesse até ao nosso meio evangélico atual e nos falasse assim, será que O aceitaríamos como nosso Senhor, em submissão e arrependimento...?

"Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós."
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade."
Mateus 23:10-13,15,23-28


Lembremo-nos do que é mais importante, seguir a Deus, viver segundo a Sua Palavra, colocando toda a nossa vida aos pés do nosso Senhor, não esquecendo os que nos rodeiam.

"Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício."
Provérbios 21:3

"E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada."
Hebreus 13:16






Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...