.
.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Aprouve a Deus agir pela Igreja

Lucas, que era médico, dirigiu-se a Teófilo, um comerciante rico e de boas intenções, relatando todas as coisas que Jesus fez num "tratado" em dois volumes, historicamente correto e bem redigido. Atos é o segundo volume da obra que Lucas escreveu, relatando essencialmente o surgir da igreja e o seu crescimento, pela vida de oração e interceção dos santos. 

"Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo quanto Jesus começou a fazer e ensinar, até o dia em que foi levado para cima, depois de haver dado mandamento, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias. Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel? Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra. Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado. E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele."
Atos dos Apóstolos 1:1-14


Pentecostes é a festa que os judeus celebram 50 dias após a Páscoa, em que dedicam a Deus as primícias das suas colheitas. 
Jesus morreu na Páscoa, ressuscitou ao fim de três dias, esteve com os discípulos 40 dias e, oito ou dez dias depois deu-se o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. 

Jesus ordenou aos Seus seguidores aguardassem pelo derramamento do  Espírito Santo, para que fossem revestidos de poder e ousadia e se tornassem testemunhas "vivas" por todo o mundo. 

"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra."
Atos dos Apóstolos 1:8


A igreja primitiva vivia da oração, orando com muita intensidade. Por essa razão, os seus líderes eram grandemente usados pelo poder de Deus para pregar e muitos se arrependiam e juntavam a ela todos os dias. Os milagres e as maravilhas aconteciam por sistema. A presença de Deus na vida da igreja era uma certeza para todos.
Deus continua a desejar estar entre o Seu povo. Mas grandes manifestações de Deus vêm apenas sobre os sedentos, aqueles que O buscam com intensidade. As águas do Santo Espírito ainda descem sobre a terra seca, quando há verdadeira interceção da igreja do Senhor. 

A grande verdade é que Deus pode agir através de nós, mas também Deus pode agir apesar de nós não nos deixarmos usar. Mas aprouve a Deus agir por meio das orações do Seu povo. E basta a interceção de um santo para que Deus mude o curso da vida de muitos.
Basta a interceção de um humilde para que Deus poupe a vida de todo um povo.
Pelo clamor da igreja, aos pés do Senhor, Ele pode derramar do Seu poder e despertar uma nação inteira. 
Deus quer que a igreja seja o sal que conserva a Sua Palavra e a Luz que aponta para Jesus e, para tal, por vezes tem de nos forçar a fazê-lo, trazendo momentos de aperto e aflição ao Seu povo.

"Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária."
Atos dos Apóstolos 8:1


Após uma época de movimentos evangélicos que assentavam numa ortodoxia fiel, tendo alguns adormecido e se tornado irrelevantes perante a sociedade, novos "movimentos" têm vindo a formar-se. Agarrando-se a uma "visão" mais abrangente e "afrouxada" da Palavra de Deus, afirmam não aceitar uma "verdade" objetiva e baseiam-se na prática do "experiencialismo". Pregam a tolerância (religiosa, sexual, ao pecado) como prova de amor supremo, levantam a bandeira do humanismo ao colocar o homem no "lugar das decisões" e ensinam ser a ação social a principal função da igreja no mundo. 
Infelizmente parece que temos passado de um extremo ao outro. Agora a "verdade" é subjetiva, e é apenas a "verdade" de cada um. Já não são os princípios Bíblicos, firmes e constantes, que guiam, mas os sentimentos de um coração sincero. 

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"
Jeremias 17:9


Não podemos fazer tudo segundo o que nós pensamos ou sentimos ser o mais correto. 
Não basta a nossa sinceridade perante Deus. Para que o Espírito Santo seja derramado sobre nós, a igreja, é necessário mudarmos a nossa vida, seguir as Escrituras, aceitando e cumprindo a vontade de Deus para nós.

Não nos compete questionar Deus acerca dos Seus meios, do Seu tempo  e objetivos. Resta-nos confiar com todo o nosso ser e esperar n'Ele.
A igreja é um só corpo. O Espírito Santo é como o sangue que flui pelo corpo e o alimenta com nutrientes essenciais. Se esse sangue não chegar a todos os membros, há morte e separação. Sem O Espírito Santo sobre a igreja não haverá comunhão completa, nem uma só visão - a visão de Deus.


Teremos ousadia para orar pelos nossos irmãos dispersos, com a sinceridade de uma criança e a ousadia de um guerreiro? 

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
Isaías 6:8





Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...