.
.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Enfrentando as hostes do mal


Davi tinha uma grande intimidade com Deus, de modo que falando diretamente com Ele, pôde confiar que Ele o ajudaria contra o gigante inimigo do povo de Deus.
Usando-se daquilo que lhe era um dado adquirido - uma simples funda, que certamente usava diariamente, Deus usou-o para derrubar o terrível gigante que impedia o povo de Deus de avançar, colocando-o por terra, de uma só vez, com uma só pedra. 



"Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo. 
Quando o filisteu olhou e viu a Davi, desprezou-o, porquanto era mancebo, ruivo, e de gentil aspeto." 
"Davi, porém, lhe respondeu: Tu vens a mim com espada, com lança e com escudo; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado."
"E Davi, metendo a mão no alforje, tirou dali uma pedra e com a funda lha atirou, ferindo o filisteu na testa; a pedra se lhe cravou na testa, e ele caiu com o rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi." 
1 Samuel 17:37,42,45,49-50



Afastarmo-nos dos desafios que Deus coloca na nossa frente leva, muitas vezes, a que não alcancemos as grandes vitórias que Ele preparou.
Quando temos uma comunhão profunda com o Bom Senhor, muitas vezes Ele nos revela muitas coisas que irão acontecer. Por vezes servem para nos agarrarmos à Sua Palavra, às Suas promessas e crescermos em confiança n'Ele.
Mas algumas colocam um peso de responsabilidade acrescido sobre nós, dor de angústia e até tristeza pelo que irá acontecer, o que não é fácil.


E elas são:


- A responsabilidade de interceder pela família espiritual desviada e pela igreja amornecida. 

"Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei."
"E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio?"
Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez? E disse: Não a destruirei por amor dos dez. E retirou-se o Senhor, quando acabou de falar a Abraão; e Abraão tornou-se ao seu lugar."
Genesis 18:20-21, 23, 32-33


- A responsabilidade de chorar pelos que perecem sem salvação.

"E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos."
Lucas 19:41.42


- A responsabilidade de encorajar os fracos na fé e de levá-los a Deus, em oração.

"E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
2 Reis 6:15-17


- A responsabilidade de suportar limitações que Deus coloca em nós, de modo a continuarmos humildes perante Ele. 


"E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."
2 Coríntios 12:7-10 


- A responsabilidade de saber de antemão que iremos enfrentar desafios difíceis, alguns angustiantes, outros perigosos, mas que Deus está conosco.

"Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei."
João 12:25-28


Muitas são as lutas do justo. Muitas são as vezes que o diabo usa aqueles a quem amamos, a nossa família espiritual, para nos magoar mais profundamente.
Mas haverão sempre novas tribulações na nossa vida. Ano após ano, Deus permitirá que elas surjam para nos testar e fortalecer. Na hora em que desejarmos desistir de lutar ou, até mesmo, voltar atrás, se resistindo ao diabo continuarmos confiantes em Deus, o inimigo fugirá de nós e receberemos vitória.


Desviando-nos do mal, marchemos em ousadia contra as trevas, pelo poder de Deus, pois alcançaremos vitória em Jesus! Ele vai na nossa frente e segue "desbravando" a selva da adversidade e incredulidade que nos rodeia, lutando por nós contra as hostes espirituais da maldade. 

A oração, a fé e a Palavra de Deus são os pilares para a nossa vida. São elas que nos ajudam a suportar os "açoites" da vida e as "prisões" das dificuldades e limitações.


Como Davi, precisamos estar disponíveis a sofrer e até a morrer (social e fisicamente) por amor ao nosso Deus. Sabemos que seguimos enfrentando o mal, em nome do Senhor dos Exércitos, o nosso Grande e Todo-Poderoso Deus. 

É no nosso quarto de oração onde lutamos contra aquele que está por trás dos nossos inimigos, dos que nos perseguem, dos que nos tentam ferir e magoar, dos que tentam disseminar práticas satânicas camufladas entre o povo de Deus.


Deus abre os olhos espirituais ao Teu povo!! E faz-nos ser o Teu querer para que cumpramos o Teu propósito.




Ainda que possamos cair, Deus não desiste de nós, nem dos planos que tem para a nossa vida.  Este é o Deus que levanta os caídos e os restabelece e faz deles seus guerreiros valorosos. Deus é maravilhoso e sem igual!







Deus vos abençoe.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...